moto.com.br
Publicidade:

Acontece

Retrô Suzuki Van Van ganha motor maior e injetado

Modelo compacto e simpático da marca japonesa ganha propulsor de 200cc, melhorias na ciclística e no visual

22 de January de 2016
Compartilhe este conteúdo:

A Suzuki Van Van faz parte de um seleto grupo de motos que tem personalidade própria. De longe é possível identificar o modelo, mistura entre street e scrambler. Traz escape alto, pneus “balão” de uso misto, além de simplicidade mecânica e facilidade de pilotagem. Parece uma releitura da antiga Suzuki RV90 da década de 1970. Apresentada no último Salão de Motos de Milão, que aconteceu em novembro, na Itália, a nova geração da moto nipônica ganhou uma série de melhorias. A principal delas é a adoção do novo motor de 199 cm³, quatro tempos e alimentado por injeção eletrônica de combustível. Este monocilíndrico tem comando simples no cabeçote, o que garante fácil e barata manutenção.

Simpática, a moto está focada no público jovem que quer um modelo descolado para ser usado no dia a dia, mas que possa ir até a praia no final de semana. Por isso, a Van Van se transformou ao logo do tempo em sucesso de vendas nos países europeus. Ou seja, trouxe o consumidor novamente ao mundo real, cheio de sensações e novas experiências.

Além de aumento de capacidade cúbica – originalmente o modelo tinha motor de 125cc e alimentado por carburador -, a Van Van 200 está mais econômica e, segundo a fábrica, oferece acelerações mais suaves a cada troca de marcha. Para ajudar a manter controlada a temperatura, o motor conta com sistema de refrigeração mista – ar e radiador de óleo. Traz ainda câmbio de cinco velocidades. Os números de desempenho não foram divulgados pela Suzuki.

Com 2.140 mm de comprimento e 128 quilos a seco, a Van Van 200 traz melhorias também no que se refere à ergonomia e conforto. O modelo 2016 conta com partida elétrica, um generoso assento único com 770 mm de altura que facilita as manobras em baixa velocidade. Sobre o para-lama traseiro uma pequena bolsinha (similar a utilizada pela Honda XR 200), na qual o motociclista pode levar ferramentas, a tradicional “arranha” elástica para acomodar bagagens ou simplesmente uma bermuda se for tomar um banho de mar.

Melhorias ciclísticas
Entre suas principais características ciclísticas e funcionais, a Van Van 200 conta na dianteira garfo telescópico tradicional com tubos de 33 mm e curso de 130 mm - e 220 mm de distância de solo. A Van Van 200 traz freio a disco com cáliper de dois pistões na dianteira. Na traseira, suspensão monoamortecida e freio a tambor. Para ajudar a absorver os impactos, essa Suzuki usa roda aro 18 na frente, calçada com pneu 130/80; já atrás, uma pequena roda de 14 polegadas com um largo pneu 180/80. 

Para completar, esta releitura dos modelos da década de 1970 tem um estreito tanque com capacidade para apenas 6,5 litros de combustível. O painel de instrumentos segue a linha minimalista: analógico tem fundo preto com números brancos e conta com velocímetro e dois hodômetros. O modelo está disponível em três opções de cores: azul, cinza e preto. Na Europa sua principal concorrente é a Honda MSX 125, que traz visual mais radical e boa dose de mobilidade. Recentemente, a Kawasaki mostrou sua Z 125 para disputar o mesmo segmento. Quem gostaria de ter essas compactas e estilosas “motinhos” para rodar aqui no Brasil?

TEXTO: Aldo Tizzani / Agência INFOMOTO
FOTOS: Divulgação



Fonte:
Agência Infomoto
Compartilhe este conteúdo:

Projeto Motostory e Veteran Motorcycle Clube firmam parceria

Indian apresenta nova Roadmaster Classic nos EUA

Hayabusa's Day RS anuncia encontro 2017 em Porto Alegre

Ducati Mooca leva máquinas italianas para Zona Leste

Moto voadora Hoversurf Scorpion-3 vira solução áerea

KTM anuncia lançamento da linha de enduro 2017 no Brasil

Segundo ANEF, financiamentos têm queda de 9,9% em 2016

Kawasaki Z900 esbanja potência e oferece pouca eletrônica

BMW F 800 GS Adventure aparece com novos recursos

Lego faz BMW R 1200 GS Adventure brinquedo de gente grande

Honda XRE 300 Adventure ganha nova edição especial

KTM 1290 Super Adventure S, pronta para qualquer aventura

Yamaha CRUX Rev tem motor de 110cc e preço de US$ 900

Head Up Display é a tecnologia de informações no capacete


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras