moto.com.br
Publicidade:

Acontece

Que moto devo comprar?

Saiba que o peso que você carrega na sua moto pode ser determinante para a causa de um acidente

03 de April de 2014
Compartilhe este conteúdo:

André Garcia

“Que moto devo comprar?” Esse tema quando apresentado nas palestras, suscita uma grande interação, maior até do que os assuntos relacionados com a pilotagem em si.

E tal escolha tem “cardápio” amplo, incluindo os scooters ou motonetas, nos quais o condutor vai sentado, ao contrário da motocicleta, onde a postura é diferente, montada.

A escolha de um veículo deve sempre levar em conta a finalidade de utilização, claro, mas muitas vezes desconhecimento ou falta de bom senso ao optar podem causar sérios problemas.

Acidentes ocorrem por diversos fatores, como pelo mau estado da via pública, infração de trânsito (ultrapassar um sinal vermelho, por exemplo), falta de habilidade do piloto ou utilizar a moto para uma finalidade errada, ou além de sua capacidade. O desrespeito da capacidade de carga do veículo está no topo desta lista de erros graves. O próprio Código de Trânsito trata da capacidade dos veículos quanto à quantidade de passageiros e tração, ou seja, o peso máximo suportado, que deve ser informado pelo fabricante.

Sendo assim, todos deveriam procurar veículos adequados para a finalidade que deseja, mas, também considerando seu peso e altura. A capacidade de carga útil da motocicleta é uma importante informação que consta no sempre pouco lido manual das motos.

Todavia, consultando o site de todos os associados a Abraciclo (associação das montadoras), nenhum fabricante divulga nos, respectivos, sites na ficha técnica dos produtos tal dado de maneira mais evidente. Informação que deveria constar junto ao peso a seco ou peso em ordem de marcha do produto.

Motocicletas são projetadas para aguentar piloto, garupa e bagagens.

Portanto, a força do motor (torque e potência), rodas, pneus e especialmente os freios são dimensionados para suportar um peso determinado. Quando o limite é ultrapassado, o motociclista passa a colocar sua vida e a dos demais que dividem a via pública com ele em sério risco. Veja o exemplo: no manual do usuário da Honda CG 150, consta como capacidade máxima de carga 161 kg.

Dois adultos mais mochila passam fácil a capacidade de carga, o que prejudica a performance da moto, sendo o principal aspecto negativo a sobrecarga dos freios.

O peso admitido como limite, para o qual os projetistas garantem bom desempenho e segurança para acelerar e, principalmente, frear.

Infelizmente são raros os vendedores adequadamente treinados para repassar tais dados aos clientes, realidade refletida nas ruas através das muitas motos de baixa cilindrada com excesso de peso que vemos circulando por aí. E sem serem fiscalizadas... Assim sendo, olho no peso. Cabe a você zelar pela sua segurança.

Não esqueçam: Não há razão quando se ganha uma lesão. Pilote equipado e preventivamente. Equipamento não é só o capacete.

André Garcia é motociclista, advogado especialista em Gestão e Direito de Trânsito, colunista na imprensa especializada de duas rodas, idealizador do Projeto Motociclismo com Segurança que busca aculturar a sociedade em segurança viária por meio de palestras e aulas de pilotagem, laureado com o Prêmio Abraciclo de Jornalismo em 2008 – Destaque em Internet e em 2013 – Vencedor em Revista, com matérias de segurança viária, foi homenageado pelo Dia Internacional do Motociclista em 09/08/2013 pela Câmara Municipal de São Paulo e Associação Comercial de São Paulo com o Troféu “Marco do Paz” destinado a quem se destaca em trabalhos de ação social e pela construção da cultura de paz no mundo. E-mail: andregarcia@motosafe.com.br



Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

Harley-Davidson pode estar interessada na compra da Ducati

Ducati Multistrada 1200 Enduro Pro foge do tradicional

Bike Fest Tiradentes acontece entre 21 e 25 de junho

Husqvarna apresenta a radical supermoto FS 450

KTM tem nova fábrica nas Filipinas para motos compactas

Boletim MOTO.com.br - Notícias de motos em 30 segundos (17/06/17)

BMW anuncia G 310 R preço sugerido de R$ 21.900 no Brasil

BMW anuncia G 310 R preço sugerido de R$ 21.900 no Brasil

MV Agusta RVS #1 é a nova máquina da marca italiana

Triumph lança novas Street Scrambler e Bobber no Brasil

Ibira Moto Point está de volta ao Ginásio do Ibirapuera

Kawasaki lança versões 2018 dos modelos Ninja 650 ABS e Ninja 1000

Honda anuncia linha 2018 da aventureira NC 750X no Brasil

Motos conceito mostram como será o futuro em duas rodas


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras