moto.com.br
Publicidade:

Acontece

Número de mortes nas rodovias paulistas cai 16,2% em 2012

08 de February de 2013
Compartilhe este conteúdo:

O índice de mortos registrado no ano de 2012 na malha rodoviária concedida paulista foi o mais baixo dos últimos 12 anos, quando os dados começaram a ser apurados pelo Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo em 2000. A redução em relação a 2011 foi de 16,2%, de acordo com o indicador (referência de fatalidades) caindo de 3,42 para 2,53, considerando os 6,4 mil quilômetros de rodovias que compõem o programa.

Para o cálculo dos índices são considerados o volume diário médio de veículos e a extensão da rodovia. Já o índice de acidentes apresentou redução 8,5%. A redução dos índices de acidentes e de mortes em relação ao ano 2000 foi de 14,3% e 48,3% respectivamente nas rodovias da primeira etapa do Programa (3,5 mil quilômetros).

Parte desse resultado é decorrente dos investimentos em obras e na manutenção e operação das rodovias. Somente no ano de 2012 foram destinados R$ 4 bilhões na operação das rodovias e em obras como implantação de vias marginais, duplicações e construção de passarelas para pedestres que interferem diretamente na segurança viária. Além dessas ações de engenharia, é fator fundamental a conscientização dos motoristas. Com esse intuito, em 2012 a ARTESP realizou a campanha educativa “Zé Trombada” com ampla inserção na mídia estadual.

A partir dessa sexta-feira (8/02) ARTESP, DER e Secretaria e Logística e Transporte iniciam uma nova campanha para lembrar as pessoas sobre a importância de não misturar bebida alcoólica e direção. Será uma ação com atividade interativa, veiculada por meio de displays com aparência de espelhos instalados nos banheiros de bares.

Quando o frequentador se posicionar à frente do espelho, será reproduzido o som de uma batida de automóvel e o espelho refletirá a imagem de um vidro se quebrando. Simultaneamente será projetada a mensagem: “Espelho, espelho meu. Existe alguém que ainda não entendeu? Bebida e direção não combinam”.

Aproveitando as reações de quem assistir ao vídeo, será feito um viral, a ser transmitido ao final da mensagem central da campanha. A ação também será reforçada por meio de blitz promocional, na qual promotores irão atuar nos bares mais frequentados, informando sobre segurança viária.

Além do vídeo, será reforçada a mensagem por meio de mídia, junto com a distribuição de 150 mil postais educativos em estabelecimentos comerciais e praças de pedágio. A campanha será desenvolvida entre os dias 8 e 14 de fevereiro em bares das regiões de São Paulo, Campinas, Baixada Santista e Ribeirão Preto. Também serão distribuídos nas praças de pedágio das rodovias paulistas 150 mil adesivos da campanha de proibição da venda de bebida alcoólica para menores de 18 anos.

Fotos: Divulgação



Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

Salão Moto Brasil no RJ vai sediar feira de negócios

Conheça a história dos motores Harley-Davidson

BMW Motorrad bate recorde mundial de vendas

MOTO.com.br renova layout da sua versão mobile

Eurobike oferece desconto para a linha S da BMW

Nova Kawasaki Ninja H2 Carbon chega por R$ 164 mil

Honda apresenta linha 2017 da aventureira XRE 300 no país

Clássica Honda CB 1100EX chega aos EUA

Honda mostra moto que se equilibra sozinha na CES 2017

Nova naked Street Triple da Triumph deve ter motor de 800cc

Vídeo: Empinando no gelo a mais de 200 km/h de BMW S 1000 XR

Honda apresenta linha 2017 da aventureira XRE 300 no país

LifeMotosBr: CB Twister - Relatório de 1 ano de uso da moto

Triumph revela linha 2017 da Street Triple na Inglaterra


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras