moto.com.br
Publicidade:

Acontece

Número de mortes nas rodovias paulistas cai 16,2% em 2012

Governo do Estado de São Paulo informa que o indicador, referência de fatalidades, caiu de 3,42 para 2,53

08 de February de 2013
Compartilhe este conteúdo:

O índice de mortos registrado no ano de 2012 na malha rodoviária concedida paulista foi o mais baixo dos últimos 12 anos, quando os dados começaram a ser apurados pelo Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo em 2000. A redução em relação a 2011 foi de 16,2%, de acordo com o indicador (referência de fatalidades) caindo de 3,42 para 2,53, considerando os 6,4 mil quilômetros de rodovias que compõem o programa.

Para o cálculo dos índices são considerados o volume diário médio de veículos e a extensão da rodovia. Já o índice de acidentes apresentou redução 8,5%. A redução dos índices de acidentes e de mortes em relação ao ano 2000 foi de 14,3% e 48,3% respectivamente nas rodovias da primeira etapa do Programa (3,5 mil quilômetros).

Parte desse resultado é decorrente dos investimentos em obras e na manutenção e operação das rodovias. Somente no ano de 2012 foram destinados R$ 4 bilhões na operação das rodovias e em obras como implantação de vias marginais, duplicações e construção de passarelas para pedestres que interferem diretamente na segurança viária. Além dessas ações de engenharia, é fator fundamental a conscientização dos motoristas. Com esse intuito, em 2012 a ARTESP realizou a campanha educativa “Zé Trombada” com ampla inserção na mídia estadual.

A partir dessa sexta-feira (8/02) ARTESP, DER e Secretaria e Logística e Transporte iniciam uma nova campanha para lembrar as pessoas sobre a importância de não misturar bebida alcoólica e direção. Será uma ação com atividade interativa, veiculada por meio de displays com aparência de espelhos instalados nos banheiros de bares.

Quando o frequentador se posicionar à frente do espelho, será reproduzido o som de uma batida de automóvel e o espelho refletirá a imagem de um vidro se quebrando. Simultaneamente será projetada a mensagem: “Espelho, espelho meu. Existe alguém que ainda não entendeu? Bebida e direção não combinam”.

Aproveitando as reações de quem assistir ao vídeo, será feito um viral, a ser transmitido ao final da mensagem central da campanha. A ação também será reforçada por meio de blitz promocional, na qual promotores irão atuar nos bares mais frequentados, informando sobre segurança viária.

Além do vídeo, será reforçada a mensagem por meio de mídia, junto com a distribuição de 150 mil postais educativos em estabelecimentos comerciais e praças de pedágio. A campanha será desenvolvida entre os dias 8 e 14 de fevereiro em bares das regiões de São Paulo, Campinas, Baixada Santista e Ribeirão Preto. Também serão distribuídos nas praças de pedágio das rodovias paulistas 150 mil adesivos da campanha de proibição da venda de bebida alcoólica para menores de 18 anos.

Fotos: Divulgação



Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

Linha Sportster da Harley-Davidson completa 60 anos

Megacycle acontece pela primeira vez em Paraty (RJ)

Kawasaki divulga nova tabela de preços de suas motos no Brasil

"All for Freedom, Freedom for All" é novo mote da Harley

Vídeo: Motociclista sobrevive a queda em abismo nos EUA

Dublê morre em acidente de moto na gravação de Deadpool 2

IPT faz testes com jaquetas com airbags para motociclista

Yamaha XTZ 250 Ténéré com novas cores na linha 2018

Dublê morre em acidente de moto na gravação de Deadpool 2

Ranking das motos mais vendidas em julho de 2017

Honda anuncia nova CB 190X Tourism em evento na China

Honda equipa motos CG 160 com freios CBS na linha 2018

Inglaterra estuda exército no combate ao crime com motos

Indian renova Scout Bobber, Roadmaster Elite e Springfield Dark Horse


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras