moto.com.br
Publicidade:

Acontece

Número de mortes nas rodovias paulistas cai 16,2% em 2012

Governo do Estado de São Paulo informa que o indicador, referência de fatalidades, caiu de 3,42 para 2,53

08 de February de 2013
Compartilhe este conteúdo:

O índice de mortos registrado no ano de 2012 na malha rodoviária concedida paulista foi o mais baixo dos últimos 12 anos, quando os dados começaram a ser apurados pelo Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo em 2000. A redução em relação a 2011 foi de 16,2%, de acordo com o indicador (referência de fatalidades) caindo de 3,42 para 2,53, considerando os 6,4 mil quilômetros de rodovias que compõem o programa.

Para o cálculo dos índices são considerados o volume diário médio de veículos e a extensão da rodovia. Já o índice de acidentes apresentou redução 8,5%. A redução dos índices de acidentes e de mortes em relação ao ano 2000 foi de 14,3% e 48,3% respectivamente nas rodovias da primeira etapa do Programa (3,5 mil quilômetros).

Parte desse resultado é decorrente dos investimentos em obras e na manutenção e operação das rodovias. Somente no ano de 2012 foram destinados R$ 4 bilhões na operação das rodovias e em obras como implantação de vias marginais, duplicações e construção de passarelas para pedestres que interferem diretamente na segurança viária. Além dessas ações de engenharia, é fator fundamental a conscientização dos motoristas. Com esse intuito, em 2012 a ARTESP realizou a campanha educativa “Zé Trombada” com ampla inserção na mídia estadual.

A partir dessa sexta-feira (8/02) ARTESP, DER e Secretaria e Logística e Transporte iniciam uma nova campanha para lembrar as pessoas sobre a importância de não misturar bebida alcoólica e direção. Será uma ação com atividade interativa, veiculada por meio de displays com aparência de espelhos instalados nos banheiros de bares.

Quando o frequentador se posicionar à frente do espelho, será reproduzido o som de uma batida de automóvel e o espelho refletirá a imagem de um vidro se quebrando. Simultaneamente será projetada a mensagem: “Espelho, espelho meu. Existe alguém que ainda não entendeu? Bebida e direção não combinam”.

Aproveitando as reações de quem assistir ao vídeo, será feito um viral, a ser transmitido ao final da mensagem central da campanha. A ação também será reforçada por meio de blitz promocional, na qual promotores irão atuar nos bares mais frequentados, informando sobre segurança viária.

Além do vídeo, será reforçada a mensagem por meio de mídia, junto com a distribuição de 150 mil postais educativos em estabelecimentos comerciais e praças de pedágio. A campanha será desenvolvida entre os dias 8 e 14 de fevereiro em bares das regiões de São Paulo, Campinas, Baixada Santista e Ribeirão Preto. Também serão distribuídos nas praças de pedágio das rodovias paulistas 150 mil adesivos da campanha de proibição da venda de bebida alcoólica para menores de 18 anos.

Fotos: Divulgação



Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

Yamaha YS 125 na Europa tem visual da moto brasileira

Projeto Motostory e Veteran Motorcycle Clube firmam parceria

Indian apresenta nova Roadmaster Classic nos EUA

Hayabusa's Day RS anuncia encontro 2017 em Porto Alegre

Ducati Mooca leva máquinas italianas para Zona Leste

Moto voadora Hoversurf Scorpion-3 vira solução áerea

KTM anuncia lançamento da linha de enduro 2017 no Brasil

Kawasaki Z900 esbanja potência e oferece pouca eletrônica

BMW F 800 GS Adventure aparece com novos recursos

Lego faz BMW R 1200 GS Adventure brinquedo de gente grande

Honda XRE 300 Adventure ganha nova edição especial

KTM 1290 Super Adventure S, pronta para qualquer aventura

Yamaha CRUX Rev tem motor de 110cc e preço de US$ 900

Head Up Display é a tecnologia de informações no capacete


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras