moto.com.br
Publicidade:

Acontece

Nova Leoncino leva Benelli ao segmento retrô

Com estilo clássico e motor bicilíndrico de 500cc e 48 cavalos, a Leoncino quer ganhar rapidamente mercado entre as concorrentes de maior porte e cavalaria

29 de January de 2016
Compartilhe este conteúdo:

Há cerca de dois anos, a onda retrô chegou com tudo ao mercado Europeu. Ducati, Triumph e Yamaha apresentaram modelos que fazem uma releitura dos clássicos de décadas do século passado. Agora alguns os fabricantes resolveram encolher a capacidade cúbica das motos, baixar preços e, consequentemente, ampliar suas vendas. A sino-italiana Benelli entra neste segmento com a Leoncino, uma versão atualizada de um antigo modelo da marca dos anos de 1950, porém com formas mais arredondadas e um novo motor bicilíndrico de apenas 500cc.

A Leoncino que, em italiano significa leãozinho, foi desenhada no Centro de Estilo da marca - que fica na região Marche, que é banhada pelo Mar Adriático -, e tinha como missão apresentar formas harmoniosas e que incentivasse o motociclista a viver novas experiências em duas rodas.

Em um primeiro passar de olhos, o que chama a atenção é a figura de um “leãozinho” fixado no pequeno paralama dianteiro. O animal é o símbolo de Pesaro, cidade natal da Benelli, marca que hoje é controlada pelo grupo chinês Qian Jiang. O passeio pela modernidade continua pelo farol redondo, lanterna e piscas que usam LED. Já o tanque de combustível – de 15 litros – em conjunto com o assento forma praticamente uma peça única, que dão certa personalidade e fluidez ao desenho da Leoncino.

Canela da suspensão, chassi, motor, balança e os aros são pintados de preto. A parte ciclística é toda ancorada por um quadro de treliça, fabricado em aço, que abriga o novo propulsor. O modelo mede 2.100 mm de comprimento e pesa 170 quilos (a seco).

Motor e ciclística
Este novo projeto da marca italiana ganhou um motor de média cilindrada com arrefecimento líquido. O propulsor de dois cilindros tem 499,6 cm³ de capacidade e gera 47,6 cv de potência máxima (a 8500 rpm) e 4,6 kgf.m de torque máximo (a 4.500 rpm). Para respostas mais rápidas e vigorosas o motor de duplo comando no cabeçote, quatro válvulas por cilindro, é alimentado por injeção eletrônica de combustível. A transmissão conta com câmbio de seis velocidades.

Já na parte ciclística, o conjunto dianteiro é formado por suspensão invertida (upside-down) com 50 milímetros de diâmetro e 135 mm de curso, e freio dianteiro de duplo disco de 320 mm de diâmetro mordidos por pinça radial de quatro pistões. Na traseira, disco simples de 260 mm de diâmetro e cáliper de dois pistões. A suspensão é monoamortecida, como nas motos trail, e oferece 145 mm de curso. O sistema de freios ABS é de série e o conjunto de amortecimento conta com múltiplos ajustes.

Para completar o conjunto, a Leoncino 500 usa aros de alumínio, 19 polegadas na dianteira e 17 polegadas na traseira, calçados com pneus de uso misto: 110/80 ZR19 (D) e 150/70 ZR17 (T). Segundo o fabricante, este tipo de pneu de uso misto garante estabilidade e esportividade em qualquer condição de uso ou terreno.

Enfim, a nova Leoncino chegará ao mercado em um momento muito especial, no aniversário dos 115 anos da marca. Assim, a Benelli aposta em um produto que atenda aos desejos dos novos consumidores e, ao mesmo tempo, tem a missão de rejuvenescer a marca e se transformar em um sucesso de vendas nesta segunda fase da onda retrô, que busca originalidade e motores com menor e potência, porém transmitindo boas emoções.



Fonte:
Agência Infomoto
Compartilhe este conteúdo:

Yamaha YS 125 na Europa tem visual da moto brasileira

Projeto Motostory e Veteran Motorcycle Clube firmam parceria

Indian apresenta nova Roadmaster Classic nos EUA

Hayabusa's Day RS anuncia encontro 2017 em Porto Alegre

Ducati Mooca leva máquinas italianas para Zona Leste

Moto voadora Hoversurf Scorpion-3 vira solução áerea

KTM anuncia lançamento da linha de enduro 2017 no Brasil

Kawasaki Z900 esbanja potência e oferece pouca eletrônica

KTM 1290 Super Adventure S, pronta para qualquer aventura

Lego faz BMW R 1200 GS Adventure brinquedo de gente grande

Moto voadora Hoversurf Scorpion-3 vira solução áerea

BMW F 800 GS Adventure aparece com novos recursos

Veja as 10 Nakeds acima de 600cc mais procuradas no site

Honda e Hitachi anunciam parceria para veículos elétricos


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras