moto.com.br
Publicidade:

Acontece

Nova Leoncino leva Benelli ao segmento retrô

Com estilo clássico e motor bicilíndrico de 500cc e 48 cavalos, a Leoncino quer ganhar rapidamente mercado entre as concorrentes de maior porte e cavalaria

29 de January de 2016
Compartilhe este conteúdo:

Há cerca de dois anos, a onda retrô chegou com tudo ao mercado Europeu. Ducati, Triumph e Yamaha apresentaram modelos que fazem uma releitura dos clássicos de décadas do século passado. Agora alguns os fabricantes resolveram encolher a capacidade cúbica das motos, baixar preços e, consequentemente, ampliar suas vendas. A sino-italiana Benelli entra neste segmento com a Leoncino, uma versão atualizada de um antigo modelo da marca dos anos de 1950, porém com formas mais arredondadas e um novo motor bicilíndrico de apenas 500cc.

A Leoncino que, em italiano significa leãozinho, foi desenhada no Centro de Estilo da marca - que fica na região Marche, que é banhada pelo Mar Adriático -, e tinha como missão apresentar formas harmoniosas e que incentivasse o motociclista a viver novas experiências em duas rodas.

Em um primeiro passar de olhos, o que chama a atenção é a figura de um “leãozinho” fixado no pequeno paralama dianteiro. O animal é o símbolo de Pesaro, cidade natal da Benelli, marca que hoje é controlada pelo grupo chinês Qian Jiang. O passeio pela modernidade continua pelo farol redondo, lanterna e piscas que usam LED. Já o tanque de combustível – de 15 litros – em conjunto com o assento forma praticamente uma peça única, que dão certa personalidade e fluidez ao desenho da Leoncino.

Canela da suspensão, chassi, motor, balança e os aros são pintados de preto. A parte ciclística é toda ancorada por um quadro de treliça, fabricado em aço, que abriga o novo propulsor. O modelo mede 2.100 mm de comprimento e pesa 170 quilos (a seco).

Motor e ciclística
Este novo projeto da marca italiana ganhou um motor de média cilindrada com arrefecimento líquido. O propulsor de dois cilindros tem 499,6 cm³ de capacidade e gera 47,6 cv de potência máxima (a 8500 rpm) e 4,6 kgf.m de torque máximo (a 4.500 rpm). Para respostas mais rápidas e vigorosas o motor de duplo comando no cabeçote, quatro válvulas por cilindro, é alimentado por injeção eletrônica de combustível. A transmissão conta com câmbio de seis velocidades.

Já na parte ciclística, o conjunto dianteiro é formado por suspensão invertida (upside-down) com 50 milímetros de diâmetro e 135 mm de curso, e freio dianteiro de duplo disco de 320 mm de diâmetro mordidos por pinça radial de quatro pistões. Na traseira, disco simples de 260 mm de diâmetro e cáliper de dois pistões. A suspensão é monoamortecida, como nas motos trail, e oferece 145 mm de curso. O sistema de freios ABS é de série e o conjunto de amortecimento conta com múltiplos ajustes.

Para completar o conjunto, a Leoncino 500 usa aros de alumínio, 19 polegadas na dianteira e 17 polegadas na traseira, calçados com pneus de uso misto: 110/80 ZR19 (D) e 150/70 ZR17 (T). Segundo o fabricante, este tipo de pneu de uso misto garante estabilidade e esportividade em qualquer condição de uso ou terreno.

Enfim, a nova Leoncino chegará ao mercado em um momento muito especial, no aniversário dos 115 anos da marca. Assim, a Benelli aposta em um produto que atenda aos desejos dos novos consumidores e, ao mesmo tempo, tem a missão de rejuvenescer a marca e se transformar em um sucesso de vendas nesta segunda fase da onda retrô, que busca originalidade e motores com menor e potência, porém transmitindo boas emoções.



Fonte:
Agência Infomoto
Compartilhe este conteúdo:

BMW S 1000 R 2017 chega com visual mais agressivo e mais potência

Boletim MOTO.com.br - Notícias de motos em 30 segundos (25/06/17)

Harley-Davidson pode estar interessada na compra da Ducati

Ducati Multistrada 1200 Enduro Pro foge do tradicional

Bike Fest Tiradentes acontece entre 21 e 25 de junho

Husqvarna apresenta a radical supermoto FS 450

KTM tem nova fábrica nas Filipinas para motos compactas

BMW anuncia G 310 R preço sugerido de R$ 21.900 no Brasil

Triumph lança novas Street Scrambler e Bobber no Brasil

Ducati Multistrada 1200 Enduro Pro foge do tradicional

MV Agusta RVS #1 é a nova máquina da marca italiana

Ibira Moto Point está de volta ao Ginásio do Ibirapuera

Honda anuncia linha 2018 da aventureira NC 750X no Brasil

Bike Fest Tiradentes acontece entre 21 e 25 de junho


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras