moto.com.br
Publicidade:

Acontece

Nova Honda CBR 1000RR SP é puro sangue em rédea curta

Versão top de linha da principal superesportiva da marca japonesa traz visual repaginado, menos peso, mais potência e eletrônica de sobra

26 de October de 2016
Compartilhe este conteúdo:

Quando mostrada pela primeira vez há dois anos, a CBR 1000RR Fireblade SP era a resposta da Honda aos pilotos mais exigentes, que demandavam por uma experiência de pilotagem a mais próxima possível dos modelos de competição. Apresentada no Intermot, o Salão de Motos realizado no início de outubro em Colônia, na Alemanha, a nova Fireblade SP eleva esse conceito a outro nível. Visual diferenciado, mais potência, menos peso e eletrônica de sobra prometem controle total nas mãos do piloto para levá-la ao limite sem dificuldade e com muita diversão.

A nova SP já nasce com uma missão. Com ela, a Honda tem a oportunidade de testar a receptividade do público às mudanças estéticas, antes de incorporá-las no modelo standard, que deve ser apresentado ainda neste ano, em Milão. Assim, a moto traz faróis em LED mais modernos e angulosos, que terminam em entradas de ar acentuadas e linhas reestilizadas na carenagem e no tanque de 16 litros feito em titânio

O metal, escolhido por sua leveza, também está presente no escape, mais comprido e que, segundo a Honda, auxilia na centralização de massa. A nova rabeta com linhas angulosas orna melhor com o assento monoposto dessa versão, criando o aspecto de peça única com a tampa que substitui o assento da garupa. Bem na ponta, a nova lanterna – também em LED – mantém a proposta discreta e minimalista do design. 



Mais leve e mais potente
A nova Fireblade SP conserva a arquitetura de motor tetracilíndrico em linha de 999 cm³. Mas as cabeças dos cilindros foram remodeladas para aumentar a taxa de compressão para 13:1. O resultado: 10 cv a mais gerados pelo propulsor que agora produz até 191 cv a 13.000 rpm. O torque também aumentou para 11,6 kgf.m disponíveis em 10.500 giros. 

Segurar toda essa cavalaria é trabalho dos freios Brembo de pinças monobloco de fixação radial, auxiliadas pelo sistema ABS. A moto ainda traz sistema quickshift, que permite subir marchas sem apertar o manete. A embreagem, aliás, é do tipo deslizante e recebeu assistência eletrônica para tornar as mudanças no câmbio de seis velocidades mais suaves. 

Além de aumentar a potência, a Honda diminuiu o peso da moto. Começando pelo quadro diamante de dupla trave, feito em um composto de alumínio. As novas rodas com raios em “Y”, que calçam pneus Bridgestone com medidas 120/70ZR17 na dianteira e 190/50ZR17 na traseira, também são feitas em alumínio. Um novo subquadro também foi concebido para ajudar na concentração de massas e também é mais leve e rígido, assim como a balança. A CBR 1000RR SP agora pesa 195 kg em ordem de marcha, 15 kg a menos do que o modelo anterior. 



Controle total
Para cumprir a promessa de oferecer controle total, a Honda investiu em tecnologia. Alguns itens, inclusive, vieram diretamente da RC 213V-S, versão de rua do modelo que compete na MotoGP, como o acelerador eletrônico Throttle By Wire (TBW). Praticamente todos os parâmetros da superbike são ajustáveis. Desde os três modos de pilotagem até a intensidade de atuação do freio-motor. Passando, claro, pelas suspensões eletrônicas Öhlins, com curso de 120 mm no garfo dianteiro invertido e 60 mm no monoamortecedor traseiro. 

Entretanto, a mágica está em como todo o sistema opera em conjunto. A nova Unidade de Medição Inercial (IMU) conta com um giroscópio instalado abaixo do assento, que recolhe informações da moto em cinco eixos diferentes. Com base nos dados, ela calcula o quanto da potência solicitada pelo acelerador eletrônico irá para a roda traseira, a atuação do ABS de acordo com o ângulo de inclinação e a carga de amortecimento necessária para manter ambas as rodas em contato com o piso. Todo esse equipamento ainda conta com o auxílio de um amortecedor eletrônico de direção para assegurar uma pilotagem suave, mesmo quando levada ao limite.

A definição de limite é algo que a nova CBR 1000RR SP pretende mudar. Se antes atingi-lo era uma exclusividade de pilotos muito hábeis, agora trata-se de uma meta alcançável com muita segurança e diversão. Como traduz Masatoshi Sato, líder do projeto que deu origem á nova CBR SP. "Todas as superesportivas de 1000cc são exemplos extraordinários de engenharia de alta performance. Mas, na nossa nova Fireblade, queremos que o extraordinário mesmo seja o prazer do piloto em controlá-la”, comenta o chefe da Honda reiterando que a moto promete sensação incomparável e ainda assim simples, baseada na pura alegria de pilotar.

CBR 1000RR SP2, ainda mais racing
Para quem ainda quer mais do que uma CBR 1000RR Fireblade SP para o trackday perfeito, a Honda oferece a versão SP2. Também apresentada em Colônia, traz rodas Marchesini e ajustes finos nos pistões, câmaras de combustão e nas válvulas para otimizar o desempenho. Com produção limitada a 500 unidades, a Fireblade SP2 ainda terá dois kits de competição para uso exclusivo em pistas feitos pela HRC.

 

TEXTO: Carlos Bazela/ Agência INFOMOTO 
FOTOS: Divulgação



Fonte:
Agência Infomoto
Compartilhe este conteúdo:

Dublê morre em acidente de moto na gravação de Deadpool 2

IPT faz testes com jaquetas com airbags para motociclista

Yamaha XTZ 250 Ténéré com novas cores na linha 2018

Inglaterra estuda exército no combate ao crime com motos

Boletim MOTO.com.br - Notícias de motos em 30 segundos (12/08/17)

Ranking das motos mais vendidas em julho de 2017

Triumph vence prêmio Marca do Ano no Congresso da Fenabrave

Honda anuncia nova CB 190X Tourism em evento na China

Honda renova família CB 500 com novas cores e grafismos

BMW Motorrad anuncia nova BMW S 1000 RR tricolor no país

Honda equipa motos CG 160 com freios CBS na linha 2018

Triumph anuncia parceria global com a indiana Bajaj

Ranking das motos mais vendidas em julho de 2017

Abraciclo: Produção de motos com grande alta em julho


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras