moto.com.br
Publicidade:

Acontece

Nova Brutale 800 muda para ficar mais eficiente nas ruas

29 de January de 2016
Compartilhe este conteúdo:

Há 15 anos, a italiana MV Agusta lançava a linha Brutale, com a premissa de oferecer uma naked com design de tirar o fôlego e equipada com motor de alto desempenho. Nesta festa de debutantes, quem recebeu roupa de gala foi a Brutale 800. Contudo, o design não foi a única preocupação da marca, que também revisou motor e ciclística da tricilíndrica com um objetivo bastante ambicioso: criar a melhor Brutale de todos os tempos.

Totalmente redesenhada, mas sem perder seu DNA, a nova versão traz novo conjunto óptico. Mais arredondado e totalmente feito em LED, o farol harmoniza melhor com as linhas trapezoidais do tanque, este com capacidade para 16,5litros. Mudanças também na traseira, com destaque para o suporte de placa. Agora preso ao monobraço, a peça está rente à roda e deixa a rabeta livre e ainda mais radical.
Para melhorar o conforto, a Brutale 800 ganhou novos guidão e assento, agora em dois níveis com alça da garupa retrátil. Entre os traços marcantes que a moto conserva estão o quadro em treliça, os três tubos de escape que ficam do lado direito da moto e as belas rodas de liga leve que, na traseira, fica exposta em função do monobraço.

Mais eficiência nas ruas
A Brutale ganhou a última geração do motor de três cilindros, quatro tempos, 12 válvulas, de exatos 798 cm³, desenvolvido pela Casa de Varese. Segundo a MV, a nova naked está mais eficiente nas ruas. Isso por conta do torque máximo de 8,4 kgf.m a 7.600 rpm. Além de ser 25% maior do que em sua antecessora, a força está mais bem distribuída, uma vez que 90% dela já está disponível nos 3.600 giros.

O custo dessa melhoria foi a potência máxima. Antes na casa dos 125 cv, a Brutale 800 agora fornece até 116 cv a 11.500 rpm. Vale lembrar que a marca italiana também regulou o motor para atender às exigentes normas de emissões do euro 4.

Entretanto, não foi apenas a mecânica que recebeu atenção. O novo cardápio eletrônico traz uma versão ainda mais afinada, que integra controle de tração ajustável em oito níveis, freios ABS e câmbio assistido (quickshift) que permite subidas e descidas de marcha ABS sem o auxílio da embreagem.

Ciclística afinada
Em função da nova distância entre-eixos, que foi aumentada em 20mm (passou para 1.400mm), a nova Brutale 800 ganhou novo chassis de aço treliçado, que é integrado com placas de liga de alumínio. Na dianteira, a moto usa suspensão invertida (upside-down) Marzocchi, com tubos de 43 mm de diâmetro – confeccionados em alumínio – e 125 mm de curso. Na traseira, suspensão monoamortecida da marca Sachs, com 124 mm de curso. Para auxiliar no amortecimento e também nas frenagens, a Brutale usa os novos pneus Pirelli Diablo Rosso III, que equipa pela primeira vez uma moto de série.

O sistema de freios da grife Brembo traz na dianteira discos duplos flutuantes de 320 mm de diâmetro e pinças de quatro pistões. Já na roda traseira disco simples de 220 mm de diâmetro, que é mordida por uma pinça de duplo pistão. Para garantir frenagens mais eficientes, mesmo em situações de emergência, a Brutale 800 está equipada sistema Bosch ABS 9. O peso a seco é de 175 kg.

Nasce um mito
A linha MV Agusta Brutale nasceu em 13 de setembro de 2000, data em que o modelo 750 Serie Oro foi apresentado oficialmente no salão de motos da Alemanha (Intermot). Este modelo redefiniu o conceito de desempenho, aliado às linhas pouco ortodoxas, com desenho do farol diferenciado e os canos de escape serrados.

Em mais de 70 anos de história da marca, a Brutale é um sucesso de crítica e vendas, contando com mais de 30 mil unidades comercializadas. É, segundo a MV, o modelo mais vendido na história da marca. Hoje, a marca de Varese produz em sua planta italiana as linhas de 675, 800 e 1090 cc da naked, que promete seguir como uma das opções mais radicais do segmento. 



Fonte:
Agência Infomoto
Compartilhe este conteúdo:

Ducati tem crescimento recorde no Brasil em 2016

Solidariedade: Ajude o Natal das crianças da ACRIA

Nova Kawasaki Z 650 é mais agressiva só no visual

Com ação social, Moto Experience acontece no Campo de Marte, em SP

Piaggio lança novos scooters e o triciclo MP3 no Brasil

Bonneville T120 Black é novidade da Triumph no Brasil

Nova Harley Roadster 2017 chega em dezembro

Harley-Davidson e SENAI inauguram Centro Técnico em São Paulo

Yamaha MT-07 conta com novas cores para 2017

Honda CRF 1000L Africa Twin ganha ainda mais apelo Off Road

Yamaha lança nova Neo 125 com freios UBS

Ducati tem nova tabela de preços para dezembro no Brasil

Detran.SP: Permissão internacional pode ser solicitada online

BMW apresenta a aventureira compacta G 310 GS


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras