moto.com.br
Publicidade:

Acontece

Movimento global "Maio Amarelo" estimula a conscientização no trânsito

A Honda, apoiadora dessa causa, está à disposição para contribuir com dicas, porta-vozes, além de espaço e equipamentos para fotos, simulações e filmagens

03 de May de 2016
Compartilhe este conteúdo:

Durante este mês, a sociedade se vestirá de amarelo em prol da mesma causa: chamar a atenção para o alto índice de acidentes no trânsito em todo o mundo. Chamado de Maio Amarelo, o movimento global estimula a conscientização por meio do debate das responsabilidades e da avaliação de riscos sobre o impacto do comportamento de cada cidadão no trânsito.

A Honda, apoiadora do movimento, acredita na educação para a construção de um trânsito mais seguro para todos. A empresa contribui ativamente para essa causa por meio de ações de conscientização, palestras e das três unidades do Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH), localizadas em Indaiatuba (SP), Recife (PE) e Manaus (AM), onde são realizados treinamentos de pilotagem segura.

Os CETHs se tornaram referência em educação no trânsito no País devido ao método de ensino, estrutura e equipe especializada de instrutores que ministram cursos básicos e avançados de pilotagem, divididos em aulas práticas e teóricas. E para contribuir com a multiplicação do tema, os instrutores da Honda destacam abaixo cinco dicas simples, mas fundamentais, para o deslocamento seguro e ágil do motociclista no trânsito caótico do dia a dia.

1 - Respeite os três limites: o primeiro a ser respeitado é o próprio limite. O autoconhecimento é fundamental para entender como está sua condição física, mental e habilidade de pilotar (não realize manobras para as quais não esteja preparado).  O segundo é o limite do veículo, ou seja, a capacidade de frenagem, aceleração, esterçamento e inclinação em curvas. Finalmente, avalie e respeite os limites impostos pelo ambiente, como as condições climáticas, da via e da legislação de trânsito.

2 – Use o capacete corretamente: na hora da compra, dê preferência a cores claras. Aplique adesivos refletivos para que você seja visto com mais facilidade, especialmente à noite. Não se esqueça de checar a etiqueta de Certificação do Inmetro no produto. Ao utilizar o capacete, ajuste a cinta jugular de modo que não ultrapasse o queixo. É importante que o equipamento fique justo, mas não apertado. Mantenha a viseira limpa e sem riscos. Caso não tenha viseira, é permitido o uso de óculos, desde que as lentes sejam inquebráveis. O ideal é que o produto seja trocado a cada três anos. Jaqueta, calça, luvas e botas completam a lista de itens de segurança para o motociclista.

3 – Posicione a sua motocicleta: evite os pontos cegos e o deslocamento de ar criado pela passagem de outros veículos. Ajuste constantemente sua posição e não mude de faixa repentinamente, pois o condutor do outro veículo pode estar distraído e não conseguir reagir a tempo de evitar um acidente.

4 – Seja responsável ao usar o corredor: a primeira dica aqui é não use sempre o corredor. Essa deve ser uma alternativa para quando os carros à frente estiverem realmente parados. Se o fluxo estiver normal, ocupe seu espaço na faixa. Caso precise utilizar o corredor, certifique-se de que está no campo de visão do motorista. Reduza a velocidade e mantenha distância da moto a sua frente.Sempre dê passagem para o motorista caso o mesmo dê seta para mudar de faixa. Não fique entre dois veículos maiores, como caminhões, pois você corre o risco de não ser visto por ambos.  

5 – Redobre a atenção na chuva: nessas condições, a velocidade tem que ser reduzida.As primeiras gotas de chuva se misturam a alguns detritos do asfalto e formam uma película que favorece a derrapagem. A frenagem deve ser ainda maiscautelosa e sem pressionar bruscamente o manete ou o pedal de freio. Utilize primeiramente o freio traseiro e, em seguida, o dianteiro para que a transferência de peso seja feita de forma mais suave, evitando derrapagens. Não passe em poças d’água ou em qualquer lugar que não permita a visualização do asfalto. E lembre-se, se a chuva virar tempestade, o melhor a fazer é parar em um local seguro até a intensidade diminuir.



Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

BMW S 1000 R 2017 chega com visual mais agressivo e mais potência

Boletim MOTO.com.br - Notícias de motos em 30 segundos (25/06/17)

Harley-Davidson pode estar interessada na compra da Ducati

Ducati Multistrada 1200 Enduro Pro foge do tradicional

Bike Fest Tiradentes acontece entre 21 e 25 de junho

Husqvarna apresenta a radical supermoto FS 450

KTM tem nova fábrica nas Filipinas para motos compactas

BMW anuncia G 310 R preço sugerido de R$ 21.900 no Brasil

Triumph lança novas Street Scrambler e Bobber no Brasil

Ducati Multistrada 1200 Enduro Pro foge do tradicional

MV Agusta RVS #1 é a nova máquina da marca italiana

Ibira Moto Point está de volta ao Ginásio do Ibirapuera

Honda anuncia linha 2018 da aventureira NC 750X no Brasil

Bike Fest Tiradentes acontece entre 21 e 25 de junho


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras