moto.com.br
Publicidade:

Acontece

Motos sem catalisadores poluem até 8 vezes mais, diz estudo

06 de October de 2016
Compartilhe este conteúdo:

Os catalisadores são peças fundamentais nas motocicletas. O componente é responsável por converter cerca de 85% dos gases poluentes em substâncias inofensivas. Diferentemente dos carros, as motos exigem mais do motor para ter um bom desempenho, tornando-se, assim, mais poluentes. Segundo a Umicore, fabricante de catalisadores, as motocicletas podem emitir oito vezes mais gases tóxicos caso a peça seja retirada.

Com uma frota de 20 milhões de motocicletas em circulação no País, segundo o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), os cuidados com as emissões se tornam essenciais para garantir a qualidade do ar e controle da poluição. Infeliezmente, alguns motociclistas insistem em retirar o catalisador por acreditarem que a peça diminui a potência das motos, o que de fato não ocorre. O catalisador presente nas motocicletas é composto por uma colmeia metálica que, em meio à reação química, transforma em inofensivos os gases tóxicos produzidos pela queima do combustível.

“Esses equipamentos são desenvolvidos para gerar pequena contrapressão, por isso, não comprometem o desempenho das motocicletas”, explica o Gerente Comercial da Umicore, Cláudio Furlan. O especialista alerta ainda que a remoção da peça é infração grave e passível de multa, conforme o Código de Trânsito Brasileiro. “O recomendado é que ao trocar o escapamento, seja por razões de durabilidade ou estéticas, o motociclista certifique-se de que o novo produto seja dotado de catalisador”, acrescenta Furlan.

De acordo com o gerente de Aplicação do Produto da Umicore, Miguel Zoca, os catalisadores de motocicletas têm também dimensões reduzidas para não interferir no visual do veículo. “As composições das matérias-primas neste caso são adequadas às condições específicas da moto, tornando o catalisador muito mais leve e de menor inércia térmica, aquecendo-se e esfriando-se mais rapidamente”.

Foto: Divulgação/Umicore



Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

BMW S 1000 XR é a mais nova estrela do filme Resident Evil

Confira dicas valiosas para comprar sua moto antiga

Tattoo You abre nova unidade em Orlando, nos Estados Unidos

Honda promove recall para modelo GL 1800 Gold Wing

Especial: 7 Motos para acelerar em 2017

Ducati 1299 Superleggera chega ao Brasil por R$ 550 mil

Moto elétrica da marca dinamarquesa Fenris acelera a 300 km/h

Nova Kawasaki Ninja H2 Carbon chega por R$ 164 mil

Honda apresenta linha 2017 da aventureira XRE 300 no país

Polícia de SP vai combater crime de Triumph Tiger 800 XCx

Triumph revela linha 2017 da Street Triple na Inglaterra

Ducati Diavel Diesel desfila em Milão como moto fashion

Honda apresentará Rebel 500 no Salão de Verona (ITA)

Conheça a história dos motores Harley-Davidson


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras