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Motos sem catalisadores poluem até 8 vezes mais, diz estudo

Componente é essencial para o controle da qualidade do ar

06 de October de 2016
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Os catalisadores são peças fundamentais nas motocicletas. O componente é responsável por converter cerca de 85% dos gases poluentes em substâncias inofensivas. Diferentemente dos carros, as motos exigem mais do motor para ter um bom desempenho, tornando-se, assim, mais poluentes. Segundo a Umicore, fabricante de catalisadores, as motocicletas podem emitir oito vezes mais gases tóxicos caso a peça seja retirada.

Com uma frota de 20 milhões de motocicletas em circulação no País, segundo o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), os cuidados com as emissões se tornam essenciais para garantir a qualidade do ar e controle da poluição. Infeliezmente, alguns motociclistas insistem em retirar o catalisador por acreditarem que a peça diminui a potência das motos, o que de fato não ocorre. O catalisador presente nas motocicletas é composto por uma colmeia metálica que, em meio à reação química, transforma em inofensivos os gases tóxicos produzidos pela queima do combustível.

“Esses equipamentos são desenvolvidos para gerar pequena contrapressão, por isso, não comprometem o desempenho das motocicletas”, explica o Gerente Comercial da Umicore, Cláudio Furlan. O especialista alerta ainda que a remoção da peça é infração grave e passível de multa, conforme o Código de Trânsito Brasileiro. “O recomendado é que ao trocar o escapamento, seja por razões de durabilidade ou estéticas, o motociclista certifique-se de que o novo produto seja dotado de catalisador”, acrescenta Furlan.

De acordo com o gerente de Aplicação do Produto da Umicore, Miguel Zoca, os catalisadores de motocicletas têm também dimensões reduzidas para não interferir no visual do veículo. “As composições das matérias-primas neste caso são adequadas às condições específicas da moto, tornando o catalisador muito mais leve e de menor inércia térmica, aquecendo-se e esfriando-se mais rapidamente”.

Foto: Divulgação/Umicore



Fonte:
Equipe MOTO.com.br
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