moto.com.br
Publicidade:

Acontece

Mercado: Consórcio lidera venda de motos em 2016

Modalidade supera financiamento e pagamento à vista como opção mais fácil e menos onerosa para quem quer comprar uma moto zero quilômetro

04 de August de 2016
Compartilhe este conteúdo:

O mercado de motos vem sofrendo sucessivas quedas nas vendas nos últimos anos. Motivos não faltam: instabilidade econômica, restrições ao crédito, alto índice de endividamento e medo do desemprego. Entre janeiro e julho deste ano foram emplacadas 626.192 unidades, queda de 16,46% se comparado ao mesmo período de 2015, segundo dados divulgados pela Fenabrave, entidade que reúne os distribuidores de veículos em todo o Brasil.

Apesar do cenário desanimador, o consórcio tem se mostrado uma ferramenta eficaz para a venda de motos zero quilômetro. De acordo com a Fenabrave, 36% das motos emplacadas em 2016 foram vendidas pelo consórcio – contra 34% adquiridas por financiamento e 30% vendidas à vista. São mais de 225 mil unidades adquiridas por meio da compra programada. Só para comparar, as vendas de automóveis nesta mesma modalidade correspondem a apenas 5% do total de carros emplacados no ano.



Para Alarico Assumpção Jr., presidente da Fenabrave, o consórcio é fundamental para a manutenção do segmento de duas rodas. “Em momentos de crise, a modalidade resurge como uma moeda forte. Sem dúvida é a melhor composição para comprar uma moto zero, já que dispensa a burocracia do financiamento e o cotista poderá se programar em função de sua saúde financeira ou necessidade de resgatar a moto por meio de um lance”, afirma Alarico.

Fábricas líderes têm tradição no consórcio
Diferentemente de um financiamento, o sistema de consórcios não cobra juros, apenas uma taxa de administração. “A modalidade aparece como uma alternativa segura em meio à crise, pois oferece a vantagem de comprometer o cliente apenas com parcelas mensais planejadas e que cabem no seu orçamento”, explica Alberto Pescumo, gerente geral Comercial da Honda Serviços Financeiros. Com 35 anos de existência, o Consórcio Nacional Honda já entregou mais de 5,3 milhões de motos.

No acumulado deste ano, a marca, líder do segmento de duas rodas com 69,6% de market share, já entregou 179 mil motocicletas por meio do consórcio, o que representa 39% das vendas de motos zero da Honda no período. Com planos de 12 a 80 meses, o Consórcio Honda ainda oferece a possibilidade de o cliente escolher a melhor data para pagamento da parcela e, desde a adesão, já pode participar do sorteio ou lance e resgatar a sua moto. 

Já a Yamaha aposta suas fichas em um novo plano que oferece 15 contemplações mensais, sendo dois sorteios, três lances fixos de 25% e até 10 lances livres para o cotista sair de moto zero quilômetro. 

Fazendo caixa
Além de ser a “salvação da lavoura” para as fábricas, o consórcio também ajuda os revendedores. O presidente da Fenabrave afirma que a venda de cotas é uma ferramenta de suma importância para dar sustentação ao negócio. “Muitas vezes é dali que saem os recursos para cobrir as despesas fixas da concessionária”, explica Alarico Assumpção Jr. 

Mas a modalidade de compra programada também pode gerar mais negócios. “Os distribuidores podem trabalhar em parceria com grandes empresas para a renovação de frotas e alinhar planos de manutenção”, sugere o executivo da Fenabrave.

 

TEXTO: Aldo Tizzani / Agência INFOMOTO
FOTOS: Agência INFOMOTO e Divulgação



Fonte:
Agência Infomoto
Compartilhe este conteúdo:

LifeMotosBr: CB Twister - Conversão de multa em advertência

Nova BMW R 1200 GS chega ao Brasil em duas versões

Sistema Ride Command chega às motos Indian no Brasil

Triumph oferece dicas de pilotagem segura e tecnologia em duas rodas

Atenção: Licenciamento 2017 começa a ser exigido em maio

Honda e Detran-PE firmam parceria para capacitação de instrutores

Boletim MOTO.com.br - Notícias de motos em 30 segundos (20/04/17)

Royal Enfield chega ao Brasil com preços a partir de R$ 18.900

Nova BMW HP4 Race é agressiva com 215 cavalos e 171 kg

BMW anuncia hotsite para promover nova G 310 R no Brasil

BMW K 1600 B é a moto para conquistar os americanos

Yamaha anuncia recall dos modelos MT-09 e MT-09 Tracer no Brasil

Harley-Davidson promove mais um Riders Camp em maio

Honda lança CRF 125F como novo modelo compacto Off Road


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras