moto.com.br
Publicidade:

Acontece

Maio Amarelo: Veja as 10 principais causas de acidentes

Informe do ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária) aponta que as ocorrências nas vias e rodovias derivam de três fatores: humano, veicular e viário

03 de May de 2017
Compartilhe este conteúdo:

Começou mais um ano de mobilização e conscientização para a segurança no trânsito com a realização da campanha internacional Maio Amarelo, que tem como objetivo difundir boas práticas no trânsito, assim como atuar no estímulo de políticas públicas e ações de educação e práticas para aumentar as condições de segurança de todos que utilizam e fazem parte da complexidade do sistema viário no mundo, sejam como motociclistas, motoristas e pedestres

Não é nenhum tipo segredo, afinal a segurança no trânsito é uma questão fundamental e faz parte do cotidiano das pessoas. Quando alguém sai de casa para cumprir um compromisso, utilizando qualquer modal de transporte, ou mesmo se estiver a pé, jamais pensa ser vítima de um acidente de trânsito. Pois é, mas eles acontecem em número expressivo nas vias e rodovias do país. Não adotar comportamentos que ponham em risco a sua vida, a de outros motoristas, de passageiros e de pedestres deve ser meta de cada um. 

Tanto quanto isso, porém, alguns outros fatores interferem na condução segura. A manutenção do veículo e as condições das vias influenciam a ocorrência de acidentes. Desse modo, é possível concluir que eles derivam de três fatores: humano, veicular e vias

Firme em seu propósito de contribuir para a redução de ocorrências de trânsito, o ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária) alerta para as 10 principais causas de acidentes no trânsito brasileiro. 

FATOR HUMANO

• Excesso de velocidade.

• Beber e dirigir.

• Combinação celular/direção.

• Não usar setas que indicam as intenções de manobras.

• Não guardar distância do veículo que vai à frente. 

FATOR VEICULAR

• Deixar de fazer a manutenção regular no veículo (com atenção especial aos pneus, freios, faróis, lâmpadas, luzes, limpadores de para-brisa, vela, filtros, correia dentada, radiador, sistema elétrico e combustível). 

FATOR VIAS                                                              

• O estado de conservação.

• As condições da sinalização.

• A falta de acostamento.

• A falta de passarelas. 

O Movimento Maio Amarelo foi idealizado e lançado no Brasil em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária e entregue à sociedade como uma ação multissetorial, com o objetivo de conscientizar e mobilizar o cidadão para que assuma comportamentos mais seguros no trânsito e mude o cenário de violência, que mata e sequela milhões em todo o mundo, praticando o trânsito mais humano.

A proposta do Maio Amarelo é colocar em pauta, de forma permanente, o tema trânsito para sociedade, destacando que o trânsito deve ser seguro, em todas as situações para todos; incentivando a participação da população, empresas, governos e entidades sociais, no trabalho de conscientização e prevenção de acidentes.

No seu quarto ano de existência, o Maio Amarelo já está presente em dezenas de países de cinco continentes e a mobilização cresce de forma exponencial. Só no último ano, o número de entidades apoiadoras passou de 800. Então, vamos todos abraçar essa causa! Visite o site maioamarelo.com.

Visite o Shopping MOTO.com.br, sua vitrine de compras do mundo das duas rodas na internet e confira uma grande variedade de produtos e equipamentos de segurança. 

Fotos: Maio Amarelo (ONSV) e Honda/Divulgação



Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

Linha Sportster da Harley-Davidson completa 60 anos

Megacycle acontece pela primeira vez em Paraty (RJ)

Kawasaki divulga nova tabela de preços de suas motos no Brasil

"All for Freedom, Freedom for All" é novo mote da Harley

Vídeo: Motociclista sobrevive a queda em abismo nos EUA

Dublê morre em acidente de moto na gravação de Deadpool 2

IPT faz testes com jaquetas com airbags para motociclista

Yamaha XTZ 250 Ténéré com novas cores na linha 2018

Dublê morre em acidente de moto na gravação de Deadpool 2

Ranking das motos mais vendidas em julho de 2017

Honda anuncia nova CB 190X Tourism em evento na China

Honda equipa motos CG 160 com freios CBS na linha 2018

Inglaterra estuda exército no combate ao crime com motos

Indian renova Scout Bobber, Roadmaster Elite e Springfield Dark Horse


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras