moto.com.br
Publicidade:

Acontece

Lista: 10 dicas para pilotar com prazer e segurança em 2016

Confira a lista que todo motociclista deveria seguir para deixar o trânsito melhor e mais seguro

11 de January de 2016
Compartilhe este conteúdo:

Já virou tradição para muitas pessoas fazer uma lista de desejos, metas e resoluções a cumprir a cada virada de ano. O mesmo pode ser aplicado a atitudes a serem tomadas no trãnsito, por exemplo, melhorando a convivência, e a segurança, nas ruas.

Veja a lista de "resoluções" que todo motociclista deveria seguir em 2016:

1. Respeitar os limites de velocidade: Seria conveniente que as estradas estivessem, em muitos casos, em melhor estado de conservação, mas ainda assim o melhor a ser feito, para sua segurança, é respeitar os limites de velocidade com responsabilidade. Grande parte dos acidentes rodoviários com vítimas fatais tem muito a ver com a velocidade e o estado da via em questão.

2. Evite ziguezagues desnecessários na cidade: É inegável que o pequeno tamanho e a agilidade das motos tornam uma tentação o ato de "costurar" entre os carros na selva urbana. É preciso ter muita cautela para circular entre os carros, tomando sempre muito cuidado e lembrando de sinalizar com a seta as mudanças de direção. Lembre-se que é importante que outros motoristas saibam de sua presença, e que ficar alternando os lados onde está não é a melhor maneira de aumentar sua segurança na via.

3. Equipe-se adequadamente: Embora para alguns possa ser um aborrecimento circular de moto devidamente equipado, é muito importante utilizar uma boa jaqueta, capacete de qualidade e luvas para proteger as áreas mais sensíveis do corpo. Se você completar com boas botas e calças resistentes, melhor ainda.

4. Aproveite a motocicleta acompanhado (a): A moto é um problema e gera discussão com seu parceiro, ou parceira? Inverta essa situação com técnicas adequadas para que ele/ela também possa desfrutar, como fazer viagens e passeios agradáveis.

5. Não consuma bebidas alcoólicas ou drogas se for pilotar: Uma mensagem insistente, mas não menos importante. Coloque na sua cabeça que, se você beber existem muitas alternativas para voltar para casa evitando maiores problemas, e no caso de drogas, as chances de sofrer um acidente aumentam ainda mais. Você sabe, nestes casos, quem vai sair na pior...

6. Acalme os nervos sobre a moto: Você pode não estar em um bom dia e achar que tudo está conspirando contra, mas nem sempre tudo é culpa dos outros motociclistas e motoristas. Quando a raiva bater, estacione sua moto em um local apropriado, retire o capacete e respire profundamente algumas vezes antes de seguir seu caminho. Sua saúde, a longo prazo, irá recompensá-lo generosamente.

7. Torne-se visível na moto: Na rotina normal de qualquer motociclista uma das prioridades consiste em ser tão visível quanto possível para os outros condutores para evitar problemas. Utilizar roupas claras, ou cores reflexivas, sobre a moto, luzes de circulação diurna e acionar sem piedade as setas sempre que necessário auxiliam bastante nesta tarefa, que visa proteger a sua integridade física.

8. Faça um curso de pilotagem: Você pode pensar que já sabe tudo o que precisa para sair rodando em uma motocicleta, mas não é uma má ideia atualizar-se por meio de um curso de pilotagem defensiva. Tudo bem, eles não costumam ser baratos, mas eles abrem a mente para certas situações e, sobretudo, permite que você saiba tudo o que pode fazer com sua moto para garantir uma pilotagem segura.

9. Manutenção em dia: Além das revisões programadas e recomendadas pelo fabricante, não se esqueça de verificar com frequência o desgaste e a pressão dos pneus, os níveis de fluido, tensão da corrente, funcionamento da parte elétrica, luzes dos faróis e lanternas, entre outros detalhes. Isso contribui para uma melhoria geral do estado da moto e evita sustos e avarias.

10. Entre pelo menos uma vez em um autódromo: Não são obrigações, mas sim recomendações. Uma maneira de espairecer, em vez de fazer loucuras na estrada, está nos conhecidos Track Days. Se você não puder rodar de moto na pista, também ajuda acompanhar um corrida de motovelocidade e também de competições Off Road.

Deixe nos comentários suas dicas para outros motociclistas para uma melhor convivência no trânsito em 2016!


Fotos: Agência INFOMOTO e Ricardo Jaeger/Infomoto



Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

Harley-Davidson pode estar interessada na compra da Ducati

Ducati Multistrada 1200 Enduro Pro foge do tradicional

Bike Fest Tiradentes acontece entre 21 e 25 de junho

Husqvarna apresenta a radical supermoto FS 450

KTM tem nova fábrica nas Filipinas para motos compactas

Boletim MOTO.com.br - Notícias de motos em 30 segundos (17/06/17)

BMW anuncia G 310 R preço sugerido de R$ 21.900 no Brasil

BMW anuncia G 310 R preço sugerido de R$ 21.900 no Brasil

MV Agusta RVS #1 é a nova máquina da marca italiana

Triumph lança novas Street Scrambler e Bobber no Brasil

Ibira Moto Point está de volta ao Ginásio do Ibirapuera

Kawasaki lança versões 2018 dos modelos Ninja 650 ABS e Ninja 1000

Honda anuncia linha 2018 da aventureira NC 750X no Brasil

Motos conceito mostram como será o futuro em duas rodas


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras