moto.com.br
Publicidade:

Acontece

Kawasaki Versys 650 vira Ninja para pegar estrada

Moto da marca japonesa aparece renovada no estilo da sport touring média, reforçando vocação para viagens

26 de March de 2015
Compartilhe este conteúdo:

Carlos Bazela

Lançada em 2007, a Kawasaki Versys 650 trouxe a proposta das suspensões de longo curso com orientação on-road muito antes do termo crossover chegar ao segmento de duas rodas. Quase dez anos depois, a casa de Akashi lança nos mercados europeu e norte-americano uma nova Versys. Com visual mais moderno, a moto aproveita a potência extra no motor bicilíndrico e o tanque de maior capacidade para focar não só nos territórios urbanos, mas também nas viagens mais longas por estradas de asfalto.

A reestilização da Versys deixou a moto bem diferente. Sai a estrutura avançada com dois faróis empilhados e entra uma carenagem mais robusta cujo conjunto óptico duplo remete imediatamente à Ninja 650, com quem divide o motor de dois cilindros paralelos, aliás. O para-brisa estreito também deu lugar a outra peça, mais larga e com regulagem de altura manual, sem a necessidade de ferramentas. Grandes aletas laterais também foram colocadas para proteger o radiador e diminuir turbulências, principalmente em rodovias.

Na traseira, mais mudanças. A nova lanterna de LED tem desenho inspirado na Ninja 1000 e as alças de apoio da garupa estão maiores e mais altas. O escape, uma das marcas registradas da Versys média, continua abaixo do quadro e também recebeu linhas mais complexas e angulosas. Outros traços marcantes como a forma arredondada da balança e a mola do monoamortecedor traseiro à mostra e em destaque foram mantidos.

Mais potência para viajar
A arquitetura de motor com dois cilindros paralelos de 649 cm³ de capacidade foi mantida, mas ajustes na ECU aumentaram a potência entregue pelo propulsor em 5 cavalos, chegando a 69 cv a 8.500 rpm. O torque também aumentou para 6,5 kgf.m a 7.000 rpm. Para acompanhar o propulsor incrementado, a Kawasaki adotou um tanque maior: agora são 21 litros.

Embora a maioria das atualizações da moto tenha foco nas estradas, a marca de Akashi não se esqueceu do uso urbano. Para isso, melhorou o desempenho entre os 3.000 e 6.000 giros. Ainda pensando no trânsito, uma cobertura atrás do radiador ajuda a manter o ar quente longe do piloto na hora de enfrentar o tráfego pesado das cidades.

No quesito ciclística, poucas novidades. As suspensões continuam sendo garfo dianteiro invertido (upside-down) de 150 mm de curso e monoamortecedor traseiro, cujo curso é de 145 mm. A novidade fica por conta do sistema de ajuste na traseira. Mais simples, a regulagem agora é feita por uma borbleta simples. O subquadro também foi reforçado para otimizar a capacidade de carga, muito útil ao equipar a moto com malas laterais rígidas, topcase e transportar uma eventual garupa.

Já os freios mantiveram a configuração de disco duplo com 300 mm de diâmetro e mordidos por pinças de dois pistões na dianteira, enquanto a roda traseira recebeu um disco maior, com 250 mm de diâmetro e pinça de um pistão. O sistema ABS é opcional e atua nas duas rodas.

Longe, por enquanto
Disponível na Europa e nos Estados Unidos, onde a versão com ABS tem preço sugerido na casa dos 8.000 dólares (cerca de R$ 25.000), a nova Versys não deve chegar tão cedo ao País. Isso porque o site nacional da Kawasaki já apresenta como modelo 2015 a moto ainda com o visual e motorização antigas. Os preços sugeridos aqui são de R$ 29.990 para a versão Standard e R$ 32.990 para a equipada com freios ABS.

- Confira o vídeo de apresentação da Kawasaki Versys 650 (em inglês)



Fonte:
Agência Infomoto
Compartilhe este conteúdo:

Moto voadora Hoversurf Scorpion-3 vira solução áerea

KTM anuncia lançamento da linha de enduro 2017 no Brasil

Segundo ANEF, financiamentos têm queda de 9,9% em 2016

Olha o Carnaval aí gente e fique ligado no trânsito

Kawasaki Z900 esbanja potência e oferece pouca eletrônica

Ao Vivo: KTM apresenta equipe oficial da MotoGP em 2017

Honda e Hitachi anunciam parceria para veículos elétricos

BMW F 800 GS Adventure aparece com novos recursos

Honda XRE 300 Adventure ganha nova edição especial

Honda CB 500F em promoção com bônus de fábrica

Ducati XDiavel S é premiada em Nova York

Yamaha CRUX Rev tem motor de 110cc e preço de US$ 900

Lego faz BMW R 1200 GS Adventure brinquedo de gente grande

Kawasaki Z900 esbanja potência e oferece pouca eletrônica


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras