moto.com.br
Publicidade:

Acontece

Kawasaki Versys 650 vira Ninja para pegar estrada

26 de March de 2015
Compartilhe este conteúdo:

Carlos Bazela

Lançada em 2007, a Kawasaki Versys 650 trouxe a proposta das suspensões de longo curso com orientação on-road muito antes do termo crossover chegar ao segmento de duas rodas. Quase dez anos depois, a casa de Akashi lança nos mercados europeu e norte-americano uma nova Versys. Com visual mais moderno, a moto aproveita a potência extra no motor bicilíndrico e o tanque de maior capacidade para focar não só nos territórios urbanos, mas também nas viagens mais longas por estradas de asfalto.

A reestilização da Versys deixou a moto bem diferente. Sai a estrutura avançada com dois faróis empilhados e entra uma carenagem mais robusta cujo conjunto óptico duplo remete imediatamente à Ninja 650, com quem divide o motor de dois cilindros paralelos, aliás. O para-brisa estreito também deu lugar a outra peça, mais larga e com regulagem de altura manual, sem a necessidade de ferramentas. Grandes aletas laterais também foram colocadas para proteger o radiador e diminuir turbulências, principalmente em rodovias.

Na traseira, mais mudanças. A nova lanterna de LED tem desenho inspirado na Ninja 1000 e as alças de apoio da garupa estão maiores e mais altas. O escape, uma das marcas registradas da Versys média, continua abaixo do quadro e também recebeu linhas mais complexas e angulosas. Outros traços marcantes como a forma arredondada da balança e a mola do monoamortecedor traseiro à mostra e em destaque foram mantidos.

Mais potência para viajar
A arquitetura de motor com dois cilindros paralelos de 649 cm³ de capacidade foi mantida, mas ajustes na ECU aumentaram a potência entregue pelo propulsor em 5 cavalos, chegando a 69 cv a 8.500 rpm. O torque também aumentou para 6,5 kgf.m a 7.000 rpm. Para acompanhar o propulsor incrementado, a Kawasaki adotou um tanque maior: agora são 21 litros.

Embora a maioria das atualizações da moto tenha foco nas estradas, a marca de Akashi não se esqueceu do uso urbano. Para isso, melhorou o desempenho entre os 3.000 e 6.000 giros. Ainda pensando no trânsito, uma cobertura atrás do radiador ajuda a manter o ar quente longe do piloto na hora de enfrentar o tráfego pesado das cidades.

No quesito ciclística, poucas novidades. As suspensões continuam sendo garfo dianteiro invertido (upside-down) de 150 mm de curso e monoamortecedor traseiro, cujo curso é de 145 mm. A novidade fica por conta do sistema de ajuste na traseira. Mais simples, a regulagem agora é feita por uma borbleta simples. O subquadro também foi reforçado para otimizar a capacidade de carga, muito útil ao equipar a moto com malas laterais rígidas, topcase e transportar uma eventual garupa.

Já os freios mantiveram a configuração de disco duplo com 300 mm de diâmetro e mordidos por pinças de dois pistões na dianteira, enquanto a roda traseira recebeu um disco maior, com 250 mm de diâmetro e pinça de um pistão. O sistema ABS é opcional e atua nas duas rodas.

Longe, por enquanto
Disponível na Europa e nos Estados Unidos, onde a versão com ABS tem preço sugerido na casa dos 8.000 dólares (cerca de R$ 25.000), a nova Versys não deve chegar tão cedo ao País. Isso porque o site nacional da Kawasaki já apresenta como modelo 2015 a moto ainda com o visual e motorização antigas. Os preços sugeridos aqui são de R$ 29.990 para a versão Standard e R$ 32.990 para a equipada com freios ABS.

- Confira o vídeo de apresentação da Kawasaki Versys 650 (em inglês)



Fonte:
Agência Infomoto
Compartilhe este conteúdo:

KTM promove recall para a linha Adventure 1190 e 1290

Exclusivo: entrevista com Fernando Filie - planos da Ducati para 2017

Salão Moto Brasil vai ter exposição de motos customizadas

Calendário Pirelli 2017 tem o título "Emocional", por Peter Lindbergh

Cursos do Centro de Treinamento da Harley em parceria com SENAI-SP

Honda é a maior vencedora do Prêmio Top Moto 2016

Licenciamento para motos com placa terminada em 0

BMW apresenta a aventureira compacta G 310 GS

Mudanças deixam Yamaha MT-09 mais radical para 2017

Suzuki V-Strom 250 2017 mostra a cara no Salão de Milão

Yamaha promete inusitada Ténéré 700 para 2018

Honda CRF 1000L Africa Twin chega nas lojas a partir de R$ 64.900

Honda revela nova custom Rebel 500 nos Estados Unidos

Ducati barbariza com novos modelos da linha 2017


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras