moto.com.br
Publicidade:

Acontece

Kawasaki Ninja 1000, uma sport-touring para quem tem pressa de chegar

Modelo ganhou malas laterais rígidas, além de mais potência e eletrônica para encarar longas viagens

14 de March de 2014
Compartilhe este conteúdo:

Carlos Bazela

No motociclismo, o nome Ninja remete automaticamente à esportividade, com direito a joelhos raspando no chão e alta velocidade. A Ninja 1000 ajudou a quebrar este paradigma ao trazer características de sport-touring para a família. Agora, em sua nova geração, que deve chegar ainda no primeiro semestre deste ano ao Brasil, a moto recebeu malas laterais rígidas, cavalos extras de potência e implementos eletrônicos para mostrar que conforto e aptidão para viajar também fazem parte da linhagem de superbikes da Kawasaki.

Por fora, é possível ver pequenas mudanças na nova Ninja 1000. A começar pela pintura. Os tons de verde e preto permanecem, mas em um esquema diferente. O “escudo” negro no meio da carenagem deu lugar a um painel pintado na mesma cor do restante da moto, deixando a cor escura para a parte de baixo. Os escapes duplos dos dois lados também mudaram e são os mesmos que equipam a nova geração da naked Z1000, com desenho mais anguloso e na cor prateada.

Sobre o conjunto de malas rígidas, oferecido com item de série no modelo brasileiro, a Kawasaki foi cuidadosa. Desde o reposicionamento dos piscas traseiros até um sistema de engate que não compromete o design esportivo da moto quando elas são removidas. Assim, a Ninja 1000 ainda conserva suas linhas esguias e o perfil de esportiva sem suportes aparentes. Cada mala tem 29 litros de capacidade. O suficiente para acomodar com folga um capacete fechado.

Quatro cilindros em linha
O coração da Ninja 1000 está um pouco mais forte. O quatro cilindros em linha de 1.043 cm³ recebeu quatro cavalos a mais e agora é capaz de gerar 142 cv, graças à reprogramação da Central Eletrônica (ECU). Nos freios, a sport-touring mantém a configuração do disco duplo tipo pétala com 300 mm de diâmetro na roda dianteira, mordidos por pinças Tokico de quatro pistões opostos, fixadas em posição radial. De acordo com a marca, todavia, o material das pastilhas foi substituído para aumentar o coeficiente de atrito e melhorar a sensibilidade da frenagem. Já na roda traseira, tudo igual, uma vez que o disco simples de 250 mm de diâmetro e pinça de pistão único.

A Ninja 1000 é montada sobre um quadro de alumínio, criado para garantir equilíbrio e firmeza nas curvas. Característica reforçada pela suspensão dianteira invertida com ajuste no retorno e na pré-carga da mola, configuração preferida para as superesportivas, de 120 mm de curso. Na balança traseira, a moto conta com um monoamortecedor horizontal com link de ajuste a gás de 138 mm de curso. Ambos os conjuntos foram pensados para oferecer estabilidade mesmo em pilotagens mais agressivas.

Por falar em pilotagem agressiva, ainda que a Kawasaki evidencie a esportividade da moto e o nome Ninja tenha peso forte entre as superbikes, conforto ainda é palavra de ordem para o modelo. Assim, as pedaleiras são menos recuadas do que na ZX-10R, por exemplo, e os semiguidões são mais altos para oferecer posição de pilotagem mais aprazível para as conduções por períodos estendidos. A moto, aliás, é vendida com o nome de Z1000SX na Europa. Ou seja, uma versão carenada da naked de um litro. A nomenclatura Ninja 1000 é utilizada nos Estados Unidos e também aqui no Brasil.

Tecnologia touring
Além do parabrisa com regulagem em três níveis, as malas rígidas e a potência extra no propulsor, a Ninja 1000 passa a contar com o pacote eletrônico da Kawasaki. Foram incorporados ao modelo 2014 o tradicional controle de tração da marca (KTRC) e dois modos de pilotagem.

Ajustável em três níveis, o controle de tração prioriza a esportividade nos dois primeiros, enquanto a terceira regulagem aumenta a estabilidade para cruzar superfícies escorregadias. O piloto também pode optar por desligar a ajuda eletrônica. Já os modos de pilotagem são divididos em Full Power e Low Power mode, e, como os nomes descrevem, regulam a quantidade de potência a ser entregue pelo propulsor. A nova Ninja 1000 chega às concessionárias brasileiras da Kawasaki ainda neste semestre. O preço ainda não foi definido.

Fotos: Divulgação



Fonte:
Agência Infomoto
Compartilhe este conteúdo:

Especial: A volta da CB 400

Honda CBR 250RR de competição é mostrada no Salão de Osaka

LifeMotosBr: CBR 600F - Hayabusa´s Day agita Porto Alegre

Vyrus 986 M2 Stradale: protótipo direto da Moto2 para as ruas

Ryno Motors é um inovador e moderno monociclo elétrico

Enquete MOTO.com.br - Que trail compacta você quer no Brasil

Honda futurista aparece em novo filme de Scarlett Johansson

Yamaha XJ6N ganha novo esquema de cores na linha 2018

Honda futurista aparece em novo filme de Scarlett Johansson

Hesketh Valiant SC é uma incrível máquina de 210 cavalos

Especial: A volta da CB 400

Enquete MOTO.com.br - Que trail compacta você quer no Brasil

Vyrus 986 M2 Stradale: protótipo direto da Moto2 para as ruas

Ryno Motors é um inovador e moderno monociclo elétrico


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras