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Indian Motorcycle apresenta nova Chief Springfield no Brasil

28 de November de 2016
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A Indian Motorcycle completou um ano de atividades no Brasil e aproveitou para apresentar o seu mais novo modelo, a Chief Springfield. Trata-se de uma "hard bagger" de linhas clássicas que foi lançada nos Estados Unidos há apenas 5 meses e será o sexto modelo da linha da Indian Motorcycle por aqui. Como acontece com as outras motocicletas da marca, a nova integrante da família Chief será produzida no Brasil em regime de CKD, em Manaus (AM) e já pode ser adquirida nas concessionárias Indian.

Seu nome é uma referência à cidade de origem da Indian Motorcycle, Springfied, no estado de Massachussets, onde a marca surgiu em 1901 – o que fez dela, a primeira indústria a produzir motocicletas em série nos Estados Unidos. O lançamento da Indian no Brasil compartilha o poderoso V Twin – batizado como Thunder Stroke – que já equipa os modelos Chieftain, Roadmaster, Chief Classic e Chief Vintage, de 1.811 cilindradas. Como nos outros modelos Indian, a Springfield conta com câmbio de seis marchas, chassi em alumínio forjado e assentos em couro premium, além de diversos outros atrativos.

Para Rodrigo Lourenço, Diretor da Indian Motorcycle na América do Sul, “a incorporação da Springfield ao line-up brasileiro é a prova de que a Indian continua acreditando e investindo no potencial do país”. E enfatiza: “para 2017 outras novidades estão por vir”.

Indian Chief Springfield
Na Springfield, seu visual deixa claro seu compromisso com o conforto e a tradição dos modelos Indian. Apesar de visualmente ser inspirada nas primeiras motos da marca fabricadas no século passado, o novo modelo surpreende pela tecnologia embarcada e pela agilidade na condução – característica que aliás é o seu grande destaque, oferecendo um comportamento acima do esperado para o segmento da qual faz parte.

De fato, a nova Springfield é capaz de mudar de direção de maneira rápida e estável, apesar do seu tamanho, tornando-a não só uma motocicleta mais fácil e confortável de ser pilotada, como transmitindo maior confiança e sensação de segurança a quem a conduz.



A novidade da Indian conta ainda com quadro em alumínio forjado, sistema de acelerador eletrônico (fly by wire), cruise control e o poderoso motor Thunder Stroke 111 de 1.811 cilindradas recheado de torque. Nele foram mantidas algumas características presentes no antigo V Twin da marca, batizado de Power Plus, como as aletas de refrigeração na tampa de válvulas, o sistema de escapamento com a saída dos gases direcionados para baixo e o sistema de transmissão por correia do lado direito.

O Thunder Stroke 111 tem capacidade cúbica de 1811cc com diâmetro e curso dos pistões de 101 mm x 113 mm e taxa de compressão de 9.5:1, uma das razões para que ele desenvolva o excelente torque de 16,48 kgf.m a 3.000 rpm. Neste V2 os comandos de válvulas são acionados por vareta, sendo 2 válvulas por cilindro com arrefecimento misto de ar e óleo, alimentação por sistema de injeção eletrônica com close loop – que garante melhores respostas e maior suavidade – e sistema de escapamento do tipo cross-over.

Seu câmbio tem 6 marchas com engates precisos e suaves. E por falar em suavidade, além do acionamento da embreagem macio, a transmissão final é feita por correia, que não só é mais silenciosa e limpa – já que dispensa lubrificação – como livre de ajustes e manutenção em geral.

Na prática, as características mais marcantes deste V Twin são a sensação de potência sempre disponível e a suavidade no funcionamento, com níveis baixíssimos de vibração sendo passados para o chassis que, por consequência, garante maior conforto ao piloto e garupa.

Seu chassi, como citado acima, é totalmente em alumínio forjado. A utilização deste material em uma motocicleta custom é inovador, já que normalmente este metal mais nobre que o aço, é empregado em motos com caráter mais esportivo e de alto desempenho. Nas motos da Indian o uso do alumínio se deu pela busca em elevar a dirigibilidade e agilidade a um nível superior ao encontrado nas motos do segmento do qual fazem parte, já que além de mais leve, este metal confere maior rigidez ao quadro, minimizando as torções em condições como entradas e saídas de curvas, ou em mudanças bruscas de direção.

Na Springfield, o ângulo do cáster e o trail foram reduzidos em relação às Chief Vintage e Classic, especificamente de 29° e 155 mm para 25° para 132 mm. Na prática essa nova geometria se converte em mais agilidade, permitindo mudanças de direção mais rápidas, e um excelente desempenho em curvas sem comprometer a estabilidade em retas. Outro diferencial presente no chassi desta Indian e de toda linha Chief, está no duto de ar cuja entrada está localizada na parte frontal, abaixo da caixa de direção. Conhecido nas motos esportivas como RAM AIR, o sistema visa levar uma maior quantidade de ar frio para a caixa do filtro de ar, o que melhora o desempenho em médios e altos regimes.

A Indian Chief Springfield vem equipada com sistema de suspensão dianteira telescópica com tubos de 46mm e curso de 119 mm. Nela, os amortecedores são dotados de dupla mola e sistema de cartucho tornando ainda maior suavidade frente as irregularidades no piso.

Já na traseira o sistema de suspensão é por balança de alumínio forjado com mono amortecedor da marca FOX Racing a ar cujo curso é de 114 mm – 20 mm a mais que as irmãs Chief Vintage e Chief Classic. Nele há dois tipos de ajustes, um na pré-carga de mola, outro na compressão, que por sua vez é feito através de uma bomba manual que permite um funcionamento mais duro ou mais macio conforme a necessidade do piloto. Graças a este conjunto, a capacidade de carga, bastante generosa, é 241.8 Kg.

A nova hard bagger da Indian no Brasil vem equipada com sistema de freio ABS com dois discos ventilados e flutuantes de 300 mm e duas de pinças de freio com quarto pistões cada. Os flexíveis são do tipo aeroquip, capazes de garantir performance superior. Na traseira, o sistema de freio traseiro é equipado com disco simples ventilado e flutuante de 300 mm e pinça de freio com duplo pistão. Tanto a roda dianteira quanto traseira são em liga leve com as respectivas medidas de 16” x 3,5” e 16” x 5,0”. Já a medida dos pneus, é de 130/90-16 na frente e 180/65-16 na traseira.

Com um visual clássico que remete aos anos 1950, facilmente percebido em elementos como os assentos e em couro legítimo com acabamento refinado e o pára-brisa – que pode ser removido sem a necessidade de ferramentas, a nova Springfield favorece o conforto e a agilidade na condução.

Este modelo já vem equipado com acelerador eletrônico (fly by wire), tornando o movimento de acelerar muito mais preciso e suave. Junto a ele, trabalha integrado o sistema de cruise control que acrescenta conforto à pilotagem quando se roda por grandes retas ou distâncias com velocidade controlada.

No novo modelo da Indian, o aspecto visual do guidão é limpo e atraente graças aos cabos elétricos embutidos que passam pelo interior da peça. Em termos de instrumentação, a moto vem equipada com um velocímetro analógico e mostrador multifunção com duplo indicador de quilometragem, conta giros digital, indicador de temperatura ambiente, indicador de consumo médio, voltímetro, indicador de marcha e relógio, indicador de combustível analógico separado da unidade principal, além de luzes espia de baixa pressão de óleo, farol alto, nível de temperatura da manopla (se instalada), luz dos piscas, luz de funcionamento do ABS, TPMS (indicador de pressão dos pneus), indicador de Cruise Control Ativado, luz de checagem da injeção eletrônica e luz do neutro (ponto morto). Todas estas funções são acessadas através de um botão no punho esquerdo, tornando o seu acesso simples e sem a necessidade de remover a mão do guidão.

Na Springfield, todos os mostradores do painel são instalados no tanque de combustível – com capacidade de 20,8 litros. Ela ainda conta com o sistema de partida keyless (sistema com sensor de presença) que permite dar a partida na motocicleta sem utilização de chave física. Nele está incorporado a trava elétrica das malas laterais fabricadas em fibra, outro destaque do novo modelo. Juntos eles têm a capacidade cúbica de 64 litros –, podem ser facilmente retirados sem a necessidade de ferramentas.

As cores disponíveis serão o preto (Thunder Black), que custará R$91.990, e a cinza metálica com vermelho (Steel Gray & Burgundy Metallic), cujo preço sugerido será de R$94.990.

- Confira o vídeo da Indian Springfield

Ficha Técnica Indian Chief Springfield MY 2017
Motor
Tipo de Motor - Thunder Stroke™ 111, Refrigerado a ar e Óleo
Cilindradas - 1811cc - V Twin
Diametro x Curso - Ø101mm x 113mm
Taxa de Compressão - 9.5:1
Sistema de Injeção Eletronica - Injeção Eletronica em Circuito Fechado /Corpo de admissão com Ø54mm
Performance
Pico de Torque RPM - 3.000 rpm
Pico de torque (N m) - 161.6 N m / 16,48 kgf.m
Transmissão 
Cambio Primário - Caixa de Cambio com Embreagem em Óleo
Embreagem - Multidisco em Óleo
Relação de Marchas (Todos) 
1ª 9.403 : 1
2ª 6.411 : 1
3ª 4.763 : 1
4ª 3.796 : 1
5ª 3.243 : 1
6ª 2.789 : 1
Relação Final - 2.2 : 1 
Chassis
Suspensão: Dianteira - Tipo/Curso - Telescópica com Ø 46mm / Garfo com cartucho e dupla mola com 119mm
Suspensão: Traseira - Tipo/Curso - Mono Amortecedor FOX / 114 mm com pré carga de mola e ajuste pneumático
Freio/Dianteiro - Duplo Disco Flutuante / Pinça Dupla de 4 Pistões / 300mm com ABS
Freio/Traseiro - Disco Simples Flutuante / Pinça de 2 Pistões / 300mm com ABS
Pneu/Dianteiro - Metzeler MARATHON ULTRA 130/90 16 M/C 67H ME 888
Pneu/Traseiro - Metzeler MARATHON ULTRA 180/60 R 16 M/C 74H ME 888
Rodas - Aluminio 16" x 3.5" Dianteira e 16" x 5" Traseira
Sistema de Escape - Saida Dupla com Cross-over
Dimensões
Comprimento - 2583 mm
Largura US - 990 mm
Altura - 1442 mm
Peso (Tanque Vazio / Tanque Cheio) - 376 kg / 391 kg
GVWR - 630 kgs
Altura de Assento - 660 mm
Entre-eixos - 1701 mm
Altura ao Solo - 142 mm
Cáster - 25°
Trail - 133.0 mm
Capacidade Combustivel - 20,8 L
Cores - Thunder Black e Steel Gray over Burgundy Metallic
Standard
Equipamentos Standard - ABS; Chassi em Aluminio Fundido com Caixa de Ar Integrada; Piloto Automático; Luzes Dianteiras Suplementares; Guidão de Auto-Pista; Partida sem chave; Assentos em Couro Premium; Abertura e Fecho por Controle Remoto das Maletas Laterais; Monitoramento de Pressão dos Pneus; Fiação interna no guidão, Lanterna traseira e setas em LED; Comandos no guidão cromados; Bombas de freio cromadas; Mono-Amortecedor traseiro com ajuste de pré carga e regulagem de compressão com bomba de ar. 
Eletrica - Velocimetro com Odometro montado no tanque; Duplo Indicador de Kilometragem; Conta giros Digital; Indicador de Temperatura Ambiente; Indicador de Consumo Médio; Voltimetro; Indicador de Marcha; Relogio; Indicador de Combustivel Analógico e LED Indicador de Reserva Instalados no Tanque de Combustivel; Indicador de Erros; Indicador de Baixa Pressão de Óleo; Indicador com 9 LED: Cruise Control Ativado, Cruise Control Set, Neutral, Farol Alto, Seta, ABS, Verificar Motor e designação de MPH ou KM/H;
Garantia
Cobertura - 2 anos de garantia limitada

Fotos: Alexandre Ciszewski/MOTO.com.br e Divulgação



Fonte:
Equipe MOTO.com.br
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