moto.com.br
Publicidade:

Acontece

Indian Chief 1947 acompanha gerações e faz história

Motocicleta da centenária fabricante americana é verdadeira relíquia da família Bonadiman desde a década de 1950

29 de June de 2016
Compartilhe este conteúdo:

O início da década de 1950 foi bastante agitada no Brasil. Perdemos a Copa do Mundo de Futebol para o Uruguai e Getúlio Vargas foi eleito presidente da república pelo voto popular. Nesta época, o jovem Orlando Bonadiman começava a escrever sua história de vida, sempre sobre duas rodas. Primeiramente com uma inglesa Norton, depois a bordo de uma Indian Chief 1947. E foi com essa moto que seu Orlando, hoje com 87 anos, pode constituir família e ter boas lembranças do tempo que pilotava a motocicleta pelo interior de São Paulo. A moto ainda está rodando nas mãos do neto e foi restaurada. 

Antes de chegar às mãos da família Bonadiman, a Indian Chief pertencia a um sitiante a região de Limeira (SP), que segundo o sr. Orlando não tinha qualquer aptidão para rodar na terra. “Quando tomei posse da moto me empolguei. Ela teve papel importantíssimo para mim e para a minha família, já que trabalhava sozinho para sustentar a mulher e quatro filhos”, conta o experiente motociclista descendente de italianos.

Vital
A velha Indian sempre teve papel fundamental no sustento da família. Nos idos de 1950 ela era usada para visitar as usinas de açúcar, cerealistas e bancos no interior paulista. Nos finais de semana, a Indian transportava toda a família. “Lá ia eu passear com a esposa e mais dois filhos a tiracolo. Essa Indian me deu tudo: trabalho, lazer e boas recordações. Sempre tive uma ligação de corpo e alma com esta moto”, conta, saudosista, seu Orlando.

De lá para cá o mundo passou por inúmeras mudanças, porém a Indian 1947 permanece até hoje na família Bonadiman como elo de ligação entre o passado e o futuro. Totalmente restaurada em 2005, a moto fica agora sob os cuidados de Matheus Bonadiman, de 28 anos, neto do seu Orlando. Ainda jovem ele aprendeu a pilotar a Indian sozinho e superou dificuldades de uma moto tão peculiar que traz câmbio manual e partida a pedal.

Matheus roda com esta relíquia praticamente toda sexta-feira pelas ruas de Limeira. “O sentimento é de muito orgulho. É emocionante pilotar esta moto que ajudou meu avô a construir a história da família Bonadiman”, conta o representante da terceira geração a rodar com a Indian Chief 1947. “Além disso, ver esta moto funcionando traz muitas alegrias e boas recordações ao meu avô”, finaliza Matheus.

Reconstruindo a história
Mas nem tudo foram flores na história dessa moto. Ela ficou inativa por um bom período. Mas era hora de dar vida novamente a este ícone sobre duas rodas. Durante quatro anos a moto passou por uma minuciosa restauração. Para o trabalho de precisão, os Bonadiman convocaram o restaurador Edson Cristovam, da oficina Moto Four, de Limeira (SP). Edson também tem uma forte ligação com a marca americana, pois seu pai também teve uma Indian.

Para deixar a velha Chief no estado atual, algumas peças foram trazidas dos Estados Unidos, outras feitas à mão. Mas tudo seguindo as características e os manuais de época. “O motor, por exemplo, foi refeito dentro das especificações de fábrica”, conta Cristovam, dizendo que a moto está 100% original e funcionando perfeitamente. “Como se fosse zero quilômetro”, afirma o restaurador.

Colocando a velha Chief ao lado dos novos modelos disponíveis no Brasil é possível perceber que a marca manteve o DNA estético e motriz (como o motor V2, então com 74 polegadas cúbicas ou 1.210 cc). E em função da evolução natural do produto houve profundas melhorias como o acionamento do câmbio – que era manual -, embreagem, motor de arranque (ausente nas primeiras edições), freios, suspensões etc. Mas a símbolo do índio continua lá, na ponta do paralama dianteiro, igual ao modelo 1947.

Veja o vídeo:



Fonte:
Agência Infomoto
Compartilhe este conteúdo:

Polaris inaugura nova revenda em Belo Horizonte (MG)

CHiPs: O filme revive nostálgica série policial de motos

Boletim MOTO.com.br - Notícias de motos em 30 segundos (24/03/17)

Especial: A volta da CB 400

Honda CBR 250RR de competição é mostrada no Salão de Osaka

LifeMotosBr: CBR 600F - Hayabusa´s Day agita Porto Alegre

Vyrus 986 M2 Stradale: protótipo direto da Moto2 para as ruas

Yamaha XJ6N ganha novo esquema de cores na linha 2018

Honda futurista aparece em novo filme de Scarlett Johansson

Hesketh Valiant SC é uma incrível máquina de 210 cavalos

Especial: A volta da CB 400

Vyrus 986 M2 Stradale: protótipo direto da Moto2 para as ruas

Enquete MOTO.com.br - Que trail compacta você quer no Brasil

Ryno Motors é um inovador e moderno monociclo elétrico


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras