moto.com.br
Publicidade:

Acontece

Indian Chief 1947 acompanha gerações e faz história

Motocicleta da centenária fabricante americana é verdadeira relíquia da família Bonadiman desde a década de 1950

29 de June de 2016
Compartilhe este conteúdo:

O início da década de 1950 foi bastante agitada no Brasil. Perdemos a Copa do Mundo de Futebol para o Uruguai e Getúlio Vargas foi eleito presidente da república pelo voto popular. Nesta época, o jovem Orlando Bonadiman começava a escrever sua história de vida, sempre sobre duas rodas. Primeiramente com uma inglesa Norton, depois a bordo de uma Indian Chief 1947. E foi com essa moto que seu Orlando, hoje com 87 anos, pode constituir família e ter boas lembranças do tempo que pilotava a motocicleta pelo interior de São Paulo. A moto ainda está rodando nas mãos do neto e foi restaurada. 

Antes de chegar às mãos da família Bonadiman, a Indian Chief pertencia a um sitiante a região de Limeira (SP), que segundo o sr. Orlando não tinha qualquer aptidão para rodar na terra. “Quando tomei posse da moto me empolguei. Ela teve papel importantíssimo para mim e para a minha família, já que trabalhava sozinho para sustentar a mulher e quatro filhos”, conta o experiente motociclista descendente de italianos.

Vital
A velha Indian sempre teve papel fundamental no sustento da família. Nos idos de 1950 ela era usada para visitar as usinas de açúcar, cerealistas e bancos no interior paulista. Nos finais de semana, a Indian transportava toda a família. “Lá ia eu passear com a esposa e mais dois filhos a tiracolo. Essa Indian me deu tudo: trabalho, lazer e boas recordações. Sempre tive uma ligação de corpo e alma com esta moto”, conta, saudosista, seu Orlando.

De lá para cá o mundo passou por inúmeras mudanças, porém a Indian 1947 permanece até hoje na família Bonadiman como elo de ligação entre o passado e o futuro. Totalmente restaurada em 2005, a moto fica agora sob os cuidados de Matheus Bonadiman, de 28 anos, neto do seu Orlando. Ainda jovem ele aprendeu a pilotar a Indian sozinho e superou dificuldades de uma moto tão peculiar que traz câmbio manual e partida a pedal.

Matheus roda com esta relíquia praticamente toda sexta-feira pelas ruas de Limeira. “O sentimento é de muito orgulho. É emocionante pilotar esta moto que ajudou meu avô a construir a história da família Bonadiman”, conta o representante da terceira geração a rodar com a Indian Chief 1947. “Além disso, ver esta moto funcionando traz muitas alegrias e boas recordações ao meu avô”, finaliza Matheus.

Reconstruindo a história
Mas nem tudo foram flores na história dessa moto. Ela ficou inativa por um bom período. Mas era hora de dar vida novamente a este ícone sobre duas rodas. Durante quatro anos a moto passou por uma minuciosa restauração. Para o trabalho de precisão, os Bonadiman convocaram o restaurador Edson Cristovam, da oficina Moto Four, de Limeira (SP). Edson também tem uma forte ligação com a marca americana, pois seu pai também teve uma Indian.

Para deixar a velha Chief no estado atual, algumas peças foram trazidas dos Estados Unidos, outras feitas à mão. Mas tudo seguindo as características e os manuais de época. “O motor, por exemplo, foi refeito dentro das especificações de fábrica”, conta Cristovam, dizendo que a moto está 100% original e funcionando perfeitamente. “Como se fosse zero quilômetro”, afirma o restaurador.

Colocando a velha Chief ao lado dos novos modelos disponíveis no Brasil é possível perceber que a marca manteve o DNA estético e motriz (como o motor V2, então com 74 polegadas cúbicas ou 1.210 cc). E em função da evolução natural do produto houve profundas melhorias como o acionamento do câmbio – que era manual -, embreagem, motor de arranque (ausente nas primeiras edições), freios, suspensões etc. Mas a símbolo do índio continua lá, na ponta do paralama dianteiro, igual ao modelo 1947.

Veja o vídeo:



Fonte:
Agência Infomoto
Compartilhe este conteúdo:

Husqvarna apresenta linha 2018 de motos para motocross

Motos Ducati Multistrada 1200 fazem segurança do G7

Rota K lança Kawasaki Z 650 no Encontro de Motos de Vinhedo

KTM 390 Duke ABS ganha Edição Especial no Brasil

Nova legislação do Contran não vai proibir baús nas motos

Kibo K150: conheça o lançamento trail para os quenianos

MV Agusta anuncia nova divisão de veículos especiais

Motos SWM Motorcycles chegam ao Brasil com quatro modelos

Kawasaki Z 650 ABS é novidade da marca japonesa no Brasil

Nova legislação do Contran não vai proibir baús nas motos

Flagra da nova Dafra Apache RTR 200 4V em São Paulo

Nova Yamaha R6 ficou mais radical inspirada na R1

Kibo K150: conheça o lançamento trail para os quenianos

LifeMotosBr: CBR 600F - As vantagens de uma quatro canecos


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras