moto.com.br
Publicidade:

Acontece

Honda Gold Wing é a moto estradeira de 40 anos

13 de August de 2015
Compartilhe este conteúdo:

Aldo Tizzani

Para comemorar os 40 anos de estrada, a Honda GL 1800 Gold Wing chegou ao Brasil em edição comemorativa, na exclusiva cor branca pérola e preço sugerido de quase R$ 100 mil. Importada do Japão, a versão 2015 do modelo topo da linha ganhou logotipos alusivos ao início de sua produção mundial, em 1975. Os emblemas foram fixados no escudo frontal, na tampa traseira do top case e também no painel, acima do air-bag. Além de outros “mimos” como, por exemplo, sistema surround SRS com conexão para iPod e alto-falantes potentes: piloto e garupa têm a possibilidade de acessar, via iPhone ou pen-drive na entrada USB , arquivos de áudio nos formatos MP3, WMA e AAC.

Estradeira nata, a Gold 1800 conta com três compartimentos de bagagem (duas malas laterais e um top case) que, juntos, tem capacidade para 150 litros. Para um maior nível de segurança, o modelo conta ainda com suspensão ajustável e sistema de freios – ABS (Antilock Brake System) e DCBS (Dual Combined Brake System), que evitam o travamento das rodas e distribui eletronicamente a força de frenagem. Vale ressaltar que a Gold Wing é a única motocicleta equipada com sistema air-bag.

O motorzão tem seis cilindros opostos, 12 válvulas e 1.832 cm³ de capacidade, que gera 118 cv a 5.500 rpm, com torque máximo de 17 kgf.m a 4.000 rpm. O propulsor trabalha liso, de forma bastante linear. Mas quando o motociclista quiser acordar a “fera” basta girar o acelerador com vontade. Assim, a estradeira esbanja muita e potência e torque para “empurrar” seus 387 quilos.

A saga da Gold Wing
Aproveitando o lançamento da série comemorativa de 40 anos da Honda Gold Wing, voltamos ao passado para contar como esta famosa touring evoluiu com o passar dos anos. Aliás, a primeira Gold Wing não foi pensada originalmente para ser um modelo touring. A ideia da Honda era apenas construir “a melhor motocicleta de todos os tempos”.

O primeiro projeto da Glod Wing nasceu no início da década de 70, quando ainda era um segredo classificado como “top secret” pela marca. Isso aconteceu em 1972 e o projetista Soichiro Irimajiri pensava em construir uma motocicleta voltada ao turismo e que alcançasse grandes distâncias. Confira a seguir evolução de cada versão do modelo.

1975: GL1000 Gold Wing – a primeira
Com um motorzão de 999cm³, refrigeração líquida e quatro cilindros opostos fixado horizontalmente, a primeira GL 1000 Gold Wing combinava uma excelente velocidade de cruzeiro com um conforto nunca antes experimentado em duas rodas com seus 80 cavalos de potência máxima.

O modelo foi o primeiro de série da Honda equipado com transmissão final por eixo-cardã – uma característica que permanece até hoje.

Sua primeira aparição aconteceu no Salão de Motos de Colônia, na Alemanha, no final de 1974. Em pouco tempo a Gold Wing ganhou fama também por sua confiabilidade, que a acompanha até hoje. Seu sucesso foi tanto que, já em 1976, a Honda lançou uma série especial da GL1000, mostrando que a moto realmente foi bem aceita no mercado. Em 1979, a fabricante japonesa abre sua primeira fábrica na América do Norte, pois 80% da produção da Gold Wing era exportada para os Estados Unidos.

1980: GL 1100 Gold Wing e GL 1100 Gold Wing Interstate
Enquanto a GL 1000 desafiava a segmentação com sua mistura de potência esportiva com conforto touring, a GL 1100, lançada cinco anos depois, estabeleceu o modelo como uma grã-turismo por excelência. O motor maior – de 1085 cm³ – foi desenvolvido para oferecer mais torque do que potência e a maior distância entre-eixos garantiu mais estabilidade ao conjunto e amplo espaço para piloto e garupa. A suspensão a ar também estabeleceu novos parâmetros para a pilotagem de motocicletas. No mesmo ano, foi lançada a versão Interstate, que introduziu a ideia de uma grã-turismo de fábrica já pronta para longas viagens com sua carenagem, malas laterais e top case como itens de série.

1982: GL1100 Gold Wing Aspencade
A mais luxuosa Gold Wing até aquela data oferecia inúmeros itens e equipamentos de série, que iam de um painel com tela de LCD, rádio amador e compressor de ar na moto.

1985: GL1200 Limited Edition
A posição da Gold Wing no mercado foi reforçada com a aposentadoria da versão standard GL 1200 sem carenagem e o lançamento da GL 1200 Limited Edition (edição limitada). Completa, a edição limitada tinha injeção eletrônica de combustível, sistema de som com quatro alto-falantes, piloto automático, suspensão traseira ajustável, computador de bordo e pintura metálica na cor dourada.

1988: GL1500 Gold Wing
O objetivo do projeto de 1988 era quase impossível: a nova Gold Wing tinha de ser mais silenciosa, mais suave, confortável e ainda melhor nas curvas. Para isso, a equipe de desenvolvimento testou 15 diferentes configurações em mais de 60 protótipos. Nascia assim a GL 1500 com seis cilindros que, por uma década, definiu os parâmetros de motocicletas grã-turismo de luxo.

2001: GL1800 Gold Wing
Foram necessários nada menos do que oito anos de desenvolvimento para que a GL 1800 levasse a família Gold Wing a um patamar antes inimaginável. Um dos grandes responsáveis por isso foi Masanori Aoki, líder do projeto e responsável por desenvolver diversos sucessos da Honda, entre eles a CBR600F3. Muitas configurações de motores foram testadas e rejeitadas até que em 2001, a primeira GL 1800 foi lançada com um motor de seis cilindros contrapostos fixado horizontalmente a um quadro de alumínio. Seu baixo centro de gravidade garantia estabilidade e maneabilidade impressionantes na estrada para uma moto de 1800 cc.

2006: O primeiro air-bag em motos
O modelo de 2006, lançado primeiramente nos Estados Unidos, trazia o primeiro air-bag de série do mundo em uma motocicleta. Além disso, o modelo teve lanternas traseiras remodelados e um painel renovado.

2012: Renovada
A Gold Wing passou por um bom face-lift. Além disso, a linha de produção passou a ser Kumamoto, no Japão. O modelo atual mantém essa identidade visual, mas ganhou aperfeiçoamentos em seu sistema de som, como conexão para iPod e entrada USB.

VÍDEO
Confira o vídeo que mostra as diferenças e semelhanças entre a primeira GL1000 Gold Wing de 1975 e o modelo atual GL 1800 Gold Wing.



Fonte:
Agência Infomoto
Compartilhe este conteúdo:

Calendário Pirelli 2017 tem o título "Emocional", por Peter Lindbergh

Cursos do Centro de Treinamento da Harley em parceria com SENAI-SP

Honda é a maior vencedora do Prêmio Top Moto 2016

Licenciamento para motos com placa terminada em 0

Moto impressa em 3D tem motor da Kawasaki H2

Ducati tem nova tabela de preços para dezembro no Brasil

Yamaha MT-07 conta com novas cores para 2017

BMW apresenta a aventureira compacta G 310 GS

Mudanças deixam Yamaha MT-09 mais radical para 2017

Suzuki V-Strom 250 2017 mostra a cara no Salão de Milão

Yamaha promete inusitada Ténéré 700 para 2018

Honda CRF 1000L Africa Twin chega nas lojas a partir de R$ 64.900

Honda revela nova custom Rebel 500 nos Estados Unidos

Ducati barbariza com novos modelos da linha 2017


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras