moto.com.br
Publicidade:

Acontece

Honda estuda trazer SH 300i para o Brasil

Scooter de 300cc poderá ser um dos lançamentos da marca no Salão Duas Rodas para ampliar line-up no segmento

03 de June de 2015
Compartilhe este conteúdo:

Cícero Lima

O mercado de scooter no Brasil é relativamente novo e pequeno se comparado ao europeu, porém as vendas desse segmento têm crescido nos últimos anos. Em 2014, foram vendidas cerca de 40 mil unidades, aumento de 31% em relação a 2013. Prova de que o brasileiro aprendeu a gostar da economia e praticidade desse veículo. 

A Honda, líder no mercado de duas rodas no País, vem aproveitando esse bom momento. No ano passado, foram vendidas quase 20 mil unidades do Honda PCX, lançado há dois anos – o que fez dele o scooter mais vendido do Brasil. Neste ano, até maio, já foram emplacados mais da metade dessa quantidade.

Porém, quem hoje procura um scooter de maior capacidade tem que abandonar a marca Honda (que não oferece nada acima do PCX) e partir para a Dafra, que oferece o Citycom 300 e o Maxsym 400; ou migrar para a também japonesa Suzuki com seu Burgman 400. Para evitar “perder” esse cliente a Honda estuda trazer o SH 300i, que foi atualizado no modelo 2015.

Família de sucesso
O SH 300i é um velho conhecido em outros países. A sigla SH – que tem uma gama de modelos com várias motorizações - é sinônimo de scooter popular, pois já foram emplacados mais de um milhão de unidades pelo mundo todo. O SH 300i vem para atender a demanda de consumidores que precisam de um veículo de melhor desempenho e versatilidade. Versatilidade para viajar, por exemplo, uma tarefa complicada para o urbano PCX de apenas 150cc.

Para cumprir essa missão o SH 300i traz motor de um cilindro, 279 cc, quatro válvulas, alimentado por injeção eletrônica e refrigeração líquida. O propulsor tem potência máxima de 27 cv (a 6.000 rpm) e o prático câmbio CVT.

O tanque tem capacidade para 13 litros. Na Europa, o fabricante informa que o consumo fica na casa dos 30 km/litro. Com isso a autonomia do SH 300i supera os 300 km. Uma característica bem interessante para esse tipo de veículo, que prima pela praticidade.

Por falar em praticidade o espaço sob o banco permite transportar um capacete integral. Apesar disso, o espaço é reduzido se comparado a outros scooters como o Burgman 400, por exemplo. A “culpa” é da adoção de rodas de 16 polegadas, uma medida interessante para trafegar em vias irregulares, mas que sacrifica o espaço do porta-objetos sob o banco.

Calçado com pneus sem câmara nas medidas 110/70 (na frente e atrás), o SH 300i tem garfo telescópico dianteiro com de 105 mm. Na traseira, o sistema bichoque traz regulagens na compressão da mola e curso de 95 mm.

A segurança é um dos pontos fortes do SH 300i que usa disco de 256 mm de diâmetro nas duas rodas. E de quebra conta, na Europa, com sistema ABS de série.

Pesando 169 kg em ordem de marcha, o SH 300i tem banco a 85 cm do solo. Configurações que fazem dele um veículo ágil e fácil de pilotar, até mesmo para pessoas mais baixas.

Pesquisa de mercado
Embora a Honda não confirme a chegada do SH 300i, tudo indica que a fábrica tem intenções de ampliar seu line-up de scooters no Brasil. Tanto que já tem feito uma pesquisa de mercado com consumidores de um bairro de classe média alta na capital paulista.

Vamos aos fatos: primeiro a fábrica apresentou o pequeno Lead 110, de origem asiática, que logo se tornou um sucesso de vendas. Neste vácuo, o PCX foi lançado e seguiu o mesmo caminho. Inclusive, o modelo de 150cc teve sua produção duplicada pela Honda. O SH 300i é, naturalmente, o próximo passo para concorrer com o Dafra Citycom 300i, vendido a R$ 16.990, que reina sozinho nessa faixa.

Renovado na Europa para 2015, o SH 300i custa 4.850 €, cerca de R$ 16.800, em Portugal. Caso seja nacionalizado e montado em Manaus (AM), o scooter Honda de 300cc também poderá chegar aqui com um preço competitivo. A expectativa é que o modelo seja um dos lançamentos da fábrica japonesa no próximo Salão Duas Rodas, que acontecerá em outubro na cidade de São Paulo.



Fonte:
Agência Infomoto
Compartilhe este conteúdo:

Yamaha YS 125 na Europa tem visual da moto brasileira

Projeto Motostory e Veteran Motorcycle Clube firmam parceria

Indian apresenta nova Roadmaster Classic nos EUA

Hayabusa's Day RS anuncia encontro 2017 em Porto Alegre

Ducati Mooca leva máquinas italianas para Zona Leste

Moto voadora Hoversurf Scorpion-3 vira solução áerea

KTM anuncia lançamento da linha de enduro 2017 no Brasil

Kawasaki Z900 esbanja potência e oferece pouca eletrônica

KTM 1290 Super Adventure S, pronta para qualquer aventura

Lego faz BMW R 1200 GS Adventure brinquedo de gente grande

Moto voadora Hoversurf Scorpion-3 vira solução áerea

Yamaha YS 125 na Europa tem visual da moto brasileira

Veja as 10 Nakeds acima de 600cc mais procuradas no site

Indian apresenta nova Roadmaster Classic nos EUA


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras