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Honda dá dicas para viajar com segurança

02 de January de 2013
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Durante as férias, nada melhor que pegar a estrada. Nesta época, muita gente sai dos grandes centros para passar momentos com a família ou amigos no interior ou no litoral. Para que os bons momentos planejados não se tornem dor de cabeça, a Moto Honda da Amazônia, com o apoio do Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH), traz dicas importantes para que o motociclista possa curtir as férias com segurança e tranquilidade.

Check-up completo

Antes de qualquer coisa é preciso verificar se a mecânica está em dia. É indispensável que o motociclista leia atentamente o Manual do Proprietário e siga as orientações importantes que ele contém. A rede de concessionárias Honda, por meio do Serviço Expresso, presta serviço de check-up e inspeção de 21 itens em aproximadamente uma hora, como cabos de embreagem e de freio, folga de manetes, desgaste e pressão dos pneus, regulagem da corrente de transmissão, além de verificação do nível de óleo do motor, lâmpadas e o sistema elétrico da motocicleta. Os profissionais treinados pela fábrica e utilização de peças genuínas garantem que a motocicleta terá um funcionamento confiável.

Antes de pegar a estrada, também é importante analisar se os pneus estão calibrados com a pressão correta; verifique a pressão com os pneus frios, antes da pilotagem, para uma correta calibragem, lembrando que em alguns modelos o pneu traseiro deve estar com mais pressão caso o motociclista leve alguém na garupa, para compensar o peso extra. Observar se algum raio das rodas está quebrado ou solto e ainda verificar se há objetos presos que possam vir a danificar os pneus.

Outro detalhe que deve ser observado é o nível de óleo lubrificante do motor. Caso esteja baixo, deve ser completado até o nível recomendado. Em caso de dúvida, consulte o nível e o tipo de óleo recomendado bem como o intervalo de troca no Manual do Proprietário. Caso seja necessária a troca do óleo, certifique-se que o filtro de óleo foi limpo ou trocado, dependendo do tipo utilizado no motor de sua motocicleta.

A transmissão secundária – corrente coroa e pinhão, conhecida popularmente como “relação” – deve ser inspecionada periodicamente. Se a corrente estiver ressecada, enferrujada ou com elos engripados, lubrifique com óleo de transmissão SAE 80 ou 90. Se estiver muito suja, deve-se limpar antes da lubrificação. Não aplique lubrificante em excesso, pois pode favorecer o acúmulo de sujeira, areia ou terra e provocar o desgaste prematuro. O filtro de ar deve ser limpo periodicamente, lembrando que alguns modelos de filtros de ar não podem ser limpos, apenas substituídos.

Uma parte vital do conjunto mecânico é o sistema de freios que deve ser analisado com muito cuidado. Verifique sua regulagem e desgaste. Se estiverem desgastados, lonas e pastilhas de freio devem ser trocadas. Em caso de freios hidráulicos, é importante verificar o nível de fluido de freio. Caso esteja abaixo do mínimo, é recomendável que a motocicleta siga para um check-up, pois o sistema pode estar com vazamentos ou desgaste acima do limite de uso das pastilhas de freio.

Na parte elétrica, o motociclista deve se atentar ao funcionamento das luzes de sinalização (freios, pistas, lanterna, farol e painel), que além de comprometer a segurança da viagem, o mau funcionamento de um ou mais destes itens pode incorrer em multa e pontos na carteira.

Uma dica importante é realizar uma inspeção visual geral da motocicleta, atentando-se a vazamentos, itens quebrados ou soltos e ainda estado de mangueiras diversas. Itens ressecados, rachados ou com qualquer tipo de dano devem ser substituídos, independentemente de qual seja a função dessa mangueira (combustível, líquido de arrefecimento, fluido de freio, respiro de óleo, etc.).

Vestimenta em dia e pilotagem segura

Vestir-se adequadamente é um requisito importante em qualquer ocasião, principalmente pilotando uma motocicleta. Por isso, é necessário verificar se o capacete atende a resolução determinada e, no momento da viagem, ajuste a cinta jugular para que não fique nem folgada, nem apertada. A viseira deve estar em bom estado, limpa e sem riscos.

É importante utilizar roupas claras e faixas reflexivas, para facilitar a identificação por outros motociclistas e motoristas, principalmente à noite. Calças e jaquetas de couro ou algum tecido resistente também são desejáveis, sem esquecer-se das botas ou sapatos que protejam os pés, luvas e capas de chuva. Todo o cuidado dispensado a vestimenta do piloto deve ser estendido também ao garupa!

Na estrada, o motociclista deve ficar sempre atento aos outros motoristas, procurar evitar os pontos cegos (locais onde o motorista não enxerga a motocicleta no espelho retrovisor) e sempre sinalizar as suas manobras. É importante que o motociclista não tente exceder as suas habilidades, pois pode aumentar as chances de imprevistos, e sempre respeitar os limites de velocidade. Para minimizar os efeitos da fadiga e a ação do vento, é recomendável que o motociclista pare a cada 90 minutos para movimentar os músculos.

Mantendo a motocicleta em um bom estado de conservação e respeitando os seus próprios limites e os da estrada, o motociclista só precisará se preocupar com o vento no rosto e o prazer de pilotar.

Fotos: POST VAREJOS



Fonte:
Equipe MOTO.com.br
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