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Harley-Davidson faz novo recall de motocicletas touring

08 de September de 2016
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Harley-Davidson do Brasil anuncia recall para mais 115 unidades dos modelos Electra Glide Ultra Limited e Street Glide Special, anos de fabricação 2015 e 2016, modelo 2016, fabricadas no Brasil, com o objetivo de providenciar o encaminhamento de um total de 438 motocicletas envolvidas nesta convocação para a desmontagem do cilindro mestre da embreagem hidráulica, lavagem com solução apropriada e posterior remontagem junto à rede de concessionárias da marca americana em todo Brasil. 

De acordo com a fabricante, a medida se faz necessária devido a uma eventual reação química indesejada dentro do cilindro mestre da embreagem hidráulica que poderá impedir o desengate do sistema de embreagem após longos períodos de inatividade. Como consequência, ainda que a embreagem seja acionada pelo condutor ao ligar a motocicleta, o sistema continuará engatado, situação que poderá ocasionar a queda do motociclista, com eventuais danos físicos e materiais, inclusive a terceiros. 

As motocicletas abrangidas no recall serão inspecionadas e, caso apresentem o problema, serão imediatamente reparadas. O serviço, é gratuito e tem duração estimada de 1h30. Para mais comodidade, recomendamos o agendamento prévio por meio do serviço de atendimento. Para informações adicionais, a Harley-Davidson pede que o consumidor consulte uma concessionária da marca em todo o Brasil, acese a página eletrônica da empresa ou contate o SAC. 

Modelos

Ano de fabricação

Ano modelo

Chassi não sequencial

FLHTK – Electra Glide Ultra Limited

2015 e 2016

2016

9321KELJ0GD605813 à 9321KELJ9GD679361

9321KELJXGD605799 à 9321KELJXGD677831

FLHXS – Street Glide Special

2015 e 2016

2016

9321KRMJ0GD607289 à 9321KRMJ9GD682993

9321KRMJXGD605808 à 9321KRMJXGD683005

Para certificar se o veículo deve ser direcionado a uma concessionária, a Harley-Davidson do Brasil disponibiliza informações aos clientes no site da empresa (harley-davidson.com.br), no SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) – 0800 724 1188, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h (exceto feriados) – ou ainda por e-mail (sac@harley-davidson.com.br).

O Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, orienta os consumidores sobre seus direitos: A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor (CDC), inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor. 

O  Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 10, estabelece que: “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança. 

§  1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários." 

Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se a exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado, documento que deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.

Conforme a Portaria Conjunta nº 69 de 15/12/2010, da Secretaria de Direito Econômico e do Diretor do Departamento Nacional de Trânsito, o veículo que não for reparado/inspecionado em até 12 meses, após o início da campanha de recall, terá a informação lançada no campo 'observações' do próximo CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) emitido pela autoridade de trânsito. 

Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.

Fotos: Harley-Davidson/Divulgação



Fonte:
Equipe MOTO.com.br
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