moto.com.br
Publicidade:

Acontece

Expedição inédita: percorrer de motocicleta o Rio Amazonas

Pilotos de 5 países diferentes participam do Raízes do Rio Amazonas, projeto que percorre o maior rio do mundo

19 de September de 2014
Compartilhe este conteúdo:

Após completar a “Expedição 5 Continentes”, o brasileiro Marcelo Leite parte em uma nova jornada: a expedição “Raízes do Rio Amazonas”. Saindo do marco da foz do rio na cidade de Curuçá (Pará), Marcelo e mais quatro companheiros de quatro nacionalidades diferentes percorrerão o curso do Rio Amazonas, passando por trechos inóspitos, sem estradas, pontes e de floresta densa até o marco oficial da nascente, aos 5.170m de altitude no Nevado Mismi, no Peru. A partida será no dia 22 de setembro.

Mais uma vez, Marcelo assume um enorme desafio em uma aventura extrema e inédita, pois nunca na história o percurso foi feito por terra. A ideia surgiu em um acampamento em Ulan Bator na Mongólia, em 2012, quando Marcelo se reuniu com um restrito grupo de expedicionários em sua “Expedição 5 Continentes”.

“Queríamos juntar as diferentes experiências de cada integrante em um projeto único. Deveria ser algo desafiador, marcante e cheio de experiências enriquecedoras. Não demorou para a maior floresta do mundo, a maior bacia hidrográfica do mundo, ser o próximo objetivo”, diz Marcelo. Além dos desafios da aventura, os expedicionários farão contato com diferentes tipos de comunidades, como ribeirinhos e indígenas em uma experiência cultural ímpar.

O primeiro trecho será da cidade de Curuçá (Pará) até Manaus enfrentando trechos alagados, pontes quebradas e muita lama. A partir da capital do Amazonas, eles irão desafiar um trecho de 1.500 quilômetros sem estradas e floresta densa pelo Alto Solimões até Tabatinga. Depois de atravessar a fronteira do Peru, subirão as montanhas até chegar à nascente no Nevado Mismi.

Marcelo montou sua equipe baseado na experiência de cada um, suas habilidades e pela amizade e entrosamento, fundamentais em uma jornada dessa proporção. O time será formado por motociclistas com décadas de experiências extremas:
•    Marcelo Leite: de São Roque (SP), realizou ao longo de dois anos a volta ao mundo na “Expedição 5 continentes”. Autor do livro “Estrada para os sonhos”, publicado pela Editora Gente.
•    Chris Cowper: de Sydney, Australia. Especialista em grandes áreas desertas como interior do Outback, Sibéria, Route of Bones e Mongólia. É capitão de barco e mecânico habilidoso.
•    T. Banchet: da Cidade do Cabo, África do Sul. Além de experiente expedicionário, dirige uma produtora especializada em ambientes extremos africanos.
•    J.C. Balasse: da Normandia, França. Além de sua enorme experiência em grandes expedições de moto pelo mundo, dirige uma transportadora internacional.
•    Guy Mathew: de Londres, Reino Unido. O mais novo do grupo, é um motociclista com habilidades incomuns além de ter formação em antropologia.
Voando com Smiles, por intermédio de seus parceiros aéreos, a equipe de pilotos estrangeiros se unirá em São Paulo para dar início ao Projeto.

A equipe escolheu cinco motocicletas BMW F800GS, equipadas e preparadas para os desafios da expedição. Construídas para uso misto, as motos foram desenvolvidas para oferecer conforto em longas viagens com forte apelo off-road. O motor de 85 HP, a robustez do conjunto entre tecnologia e potência e a reconhecida confiabilidade foram fatores decisivos para essa escolha.

O grupo optou pelo uso de pneus Metzeler Karoo3 não só pela sua excelente tração em ambiente off-road, mas também pelo enorme rendimento quilométrico fundamental para esta expedição.

Todos os pilotos vestem jaquetas e capacetes Mormaii não só pelas características de segurança, mas também pela versatilidade que oferecem em ambiente off-road.
O Smiles é Patrocinador Master da Expedição “Raízes do Rio Amazonas” que também conta com os patrocínios da BMW Motorrad, Metzeler e Mormaii.

Sobre Marcelo Leite
Motociclista com 30 anos de experiência e mais de 700 mil quilômetros rodados, se formou em engenharia de produção pela Escola Politécnica da USP, foi Diretor de empresas como Schlumberger e MasterCard. Foi eleito por duas vezes CIO do Ano pela revista Exame (2008 e 2009). Em fevereiro de 2013 concluiu a “Expedição 5 Continentes”. Ao final de 2013 lançou o livro “Estrada Para Os Sonhos” (Editora Gente). Ele também é palestrante e conferencista, e já se apresentou em organizações e empresas no Brasil, Austrália, Cuba e Portugal. Para mais informações: www.marcelo-leite.com



Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

Especial: A volta da CB 400

Honda CBR 250RR de competição é mostrada no Salão de Osaka

LifeMotosBr: CBR 600F - Hayabusa´s Day agita Porto Alegre

Vyrus 986 M2 Stradale: protótipo direto da Moto2 para as ruas

Ryno Motors é um inovador e moderno monociclo elétrico

Enquete MOTO.com.br - Que trail compacta você quer no Brasil

Honda futurista aparece em novo filme de Scarlett Johansson

Yamaha XJ6N ganha novo esquema de cores na linha 2018

Hesketh Valiant SC é uma incrível máquina de 210 cavalos

Honda futurista aparece em novo filme de Scarlett Johansson

Enquete MOTO.com.br - Que trail compacta você quer no Brasil

Honda CRF1000L Africa Twin ganha versão mais extrema na Itália

Harley-Davidson anuncia o lançamento da Street Rod 750

CG 150: HONDA LANÇA SÉRIE ESPECIAL


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras