moto.com.br
Publicidade:

Acontece

Entrevista: Cesvi trabalha por mais segurança nas motos

07 de October de 2013
Compartilhe este conteúdo:

Aladim Lopes Gonçalves 

O Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária) está empenhado na conscientização do mercado para os benefícios dos freios ABS nas motos como recurso para melhorar a segurança e combater os números alarmantes de acidentes no trânsito. Engajada nessa campanha para os veículos de duas rodas, a entidade apresentou um estudo recente sobre o tema e espera alcançar os resultados que conseguiu quando deu início ao debate sobre as vantagens e benefícios dos freios ABS nos carros anos atrás. O diretor executivo do Cesvi Brasil, Almir Fernandes da Costa, conta os planos da entidade para promover a qualidade nos setores motociclístico e automotivo com estudos, treinamentos e publicações, sempre com o objetivo de ver motos e carros mais eficientes e seguros.

MOTO.COM.BR: Conte um pouco da sua formação e trajetória profissional. 

Almir Fernandes: Minha formação é em engenharia mecânica e tenho MBA em gestão empresarial. Venho de uma larga trajetória no mercado de seguros e entrei no Cesvi Brasil em 2011, já no cargo de diretor executivo. Nossa missão, assim como a do Cesvi em todo o mundo (a entidade está presente em 24 países) é contribuir com a sociedade em favor da segurança viária e veicular no Brasil, de uma forma que acompanhe o ritmo de crescimento da frota nacional e da economia brasileira.

MOTO.COM.BR:  O que é o Cesvi Brasil, quais suas funções e quais empresas e entidades da área veicular apoiam suas iniciativas?

Almir Fernandes: O Cesvi Brasil é um centro de pesquisa que atua no processo de reparação e segurança viária e que estuda o ramo veicular em todas as suas camadas tecnológicas e parte estrutural, gerando informação para seguradoras, montadoras e, principalmente, o consumidor em geral que se beneficia dessas informações. Aqui nós montamos índices que são disponibilizados no site, de forma a atender oficinas, reparadores e concessionários. Esse material serve ainda para empresas de inspeções e vistorias. Também projetamos material de avaliação do comportamento do condutor e de veículos. É um trabalho bastante intenso e com muita informação. O índice CarGroup, que aponta os veículos com melhor e pior desempenho no quesito reparação, exemplifica bem o nosso trabalho.

MOTO.COM.BR: Recentemente o Cesvi Brasil divulgou um estudo sobre os freios ABS em motos com números e dados que surpreenderam o mercado. Esse tipo de informação é importante para conscientizar o motociclista dos recursos disponíveis para sua segurança. O que podemos esperar em termos de legislação para que as motos sejam mais seguras?

Almir Fernandes: Acredito que vamos caminhar para isso, evidentemente que temos que esperar os ritos do país. Na Comunidade Europeia a instalação dos equipamentos passa a ser obrigatória já em 2016 e o Brasil está iniciando esse estudo e tratando de discussões.  O próprio Denatran está sensibilizado para esse tema, tanto que organizou um grupo de estudos para discutir algumas soluções nesse sentido. A pesquisa do Cesvi Brasil com o mapeamento dos freios ABS no mercado nacional coloca esse tema em discussão e os freios ABS nas motos estão na pauta do Denatran.

MOTO.COM.BR:  O sistema de freios ABS é um dispositivo eletrônico e boa parte das motocicletas produzidas no Brasil tem controle eletrônico de injeção de combustível (algumas são até flex fuel), mas ainda não temos um fabricante nacional de ABS para motos e o equipamento sendo importado encarece o preço final da moto. O que poderia ser feito para motivar a produção nacional de ABS de motos no país?

Almir Fernandes: Realmente, a tecnologia tal qual nos apresentamos na pesquisa não é uma coisa nova no mercado. É uma tecnologia consolidada. O que precisa ser discutido é o desenvolvimento de uma planta e o processo de transferência de tecnologia. Sabemos que a implantação de uma fábrica no Brasil até pode ser feita com certa rapidez, tendo incentivo e apoio governamental. Com o investimento apropriado não há maiores problemas na montagem de uma planta para essa finalidade.

MOTO.COM.BR: O Cesvi Brasil anunciou que está desenvolvendo um manual de reparações de motos. Quando esse guia será lançado, quais tipos de informações técnicas ele vai trazer para o motociclista e os mecânicos e como ele será oferecido?

Almir Fernandes: Até dezembro de 2014 devemos ter as primeiras fases estruturadas do manual de reparações de motos à disposição do público em geral. O que esperamos é que esse material gere um treinamento e possa servir como referência. Quando olhamos o mercado de reparação notamos certa carência de informações e carência para uma reparação adequada de motos. Imagine, por exemplo, um crash test traseiro e lateral de moto. Vamos construir os processos de reparação. Vamos tratar da função de equipamentos, consequências da colisão e avaliar aspectos da manutenção. A partir disso podemos gerar informações que vão permitir a criação e a realização de cursos e treinamentos para mecânicos e concessionários. Ainda estamos avaliando as melhores formas de disponibilização dessas informações pela internet, mas certamente esses dados vão abastecer os nossos canais de informação, como o boletim técnico do nosso mailing, revista Cesvi, demais publicações e outros meios disponíveis.

Fotos: Divulgação



Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

Ducati tem crescimento recorde no Brasil em 2016

Solidariedade: Ajude o Natal das crianças da ACRIA

Nova Kawasaki Z 650 é mais agressiva só no visual

Com ação social, Moto Experience acontece no Campo de Marte, em SP

Piaggio lança novos scooters e o triciclo MP3 no Brasil

Bonneville T120 Black é novidade da Triumph no Brasil

Nova Harley Roadster 2017 chega em dezembro

Harley-Davidson e SENAI inauguram Centro Técnico em São Paulo

Yamaha MT-07 conta com novas cores para 2017

Honda CRF 1000L Africa Twin ganha ainda mais apelo Off Road

Yamaha lança nova Neo 125 com freios UBS

Ducati tem nova tabela de preços para dezembro no Brasil

Detran.SP: Permissão internacional pode ser solicitada online

BMW apresenta a aventureira compacta G 310 GS


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras