moto.com.br
Publicidade:

Acontece

Entre no mundo do esporte como piloto de moto

18 de February de 2016
Compartilhe este conteúdo:

Praticar esportes traz inúmeros benefícios para a vida das pessoas. Levar uma vida esportiva é prazerosa, melhora a condição de saúde e pode trazer uma série de sensações, reações e emoções difíceis de imaginar na mente de quem participa de uma atividade esportiva.

Agora imagine se transformar em um atleta da sua grande paixão, que é andar de motocicleta. Nesse caso, para virar um piloto profissional (motovelocidade ou Off Road) e poder acelerar de moto com espírito esportivo, competitividade e, o mais importante de tudo, com segurança, é preciso seguir alguns procedimentos e dicas importantes, como as recomendações e os toques que podem ser vistos no roteiro abaixo.

CONDIÇÃO FÍSICA

Antes de iniciar qualquer atividade física ou prática esportiva é sempre interessante procurar a ajuda de um especialista da área da saúde para fazer uma avaliação da sua condição física. Uma pessoa com espírito esportivo, mas com uma vida sedentária deve enfrentar mais dificuldades e precisa de orientações corretas de preparo físico e de alimentação adequada.

ESCOLA DE PILOTAGEM - TRACK DAY

Para se tornar um piloto de motos profissional (ou mesmo um piloto amador com pretensões esportivas) é preciso buscar o conhecimento técnico, teórico e prático necessário de pilotagem e obter um certificado de curso para conseguir tirar a carteira de piloto profissional. Fazer uma escola de pilotagem e frequentar sessões de track day são os melhores caminhos para desenvolver essas qualidades e conquistar a confiança necessária com a moto. No caso de menores, é preciso autorização por escrito dos pais ou responsáveis.

A desejada carteira de piloto profissional, que abre as portas para o universo do motociclismo esportivo, é emitida por entidade regional ou nacional de motociclismo, como FPM (Federação Paulista de Motociclismo) ou CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) e tem um custo estipulado pela inscrição do piloto associado e também implica no pagamento de contribuições específicas.

COMPRAR OU ALUGAR

O interessado em investir no mundo esportivo das duas rodas como piloto precisa ter um bom conhecimento de moto e do equipamento que pretende utilizar nessas atividades. Mas como conseguir todas essas informações? Há dois caminhos básicos: comprar ou alugar uma moto (ou diferentes motos) até descobrir a melhor opção para atender as suas necessidades.  

A opção de alugar a motocicleta oferece como vantagem a possibilidade de você poder conhecer várias marcas e modelos disponíveis no mercado para identificar a moto que melhor se adapta ao seu estilo de pilotagem. Nesse caso é importante sempre trabalhar com motocicletas seguradas para uso em pista.

Já a alternativa de investir na compra de uma motocicleta própria tem como grande benefício o fato que você vai poder conhecer profundamente o equipamento e se aperfeiçoar cada vez mais no aprimoramento da pilotagem desta moto.

COMPETIÇÃO

Entrar no mundo das competições é sempre dar um passo adiante, implicando em muitas responsabilidades e uma conduta ética esportiva, para sempre existir um ambiente que ofereça melhores condições de segurança para você e os outros pilotos. O espírito esportivo é imprescindível em qualquer esporte, mas não se pode esquecer que a lealdade deve sempre prevalecer entre todos os que praticam e que acompanham uma competição.

Também é importante escolher uma categoria adequada para o seu estilo e cilindrada de moto, além, é claro, do seu perfil de piloto. Não atender e não respeitar essas questões importantes representa um risco desnecessário. Lembre-se que há várias categorias, inclusive categorias escolas. É indicado competir em uma categoria menor para aumentar o aprendizado e depois ir subindo aos poucos de classe.

O motociclismo, assim como tantos esportes e práticas esportivas, é uma atividade que engloba uma série de despesas e custos variados. Diante disso, a busca por apoios e patrocínios é fundamental para crescer no esporte. À medida que os resultados forem aparecendo nas competições e você for se destacando na cobertura de mídia, os apoios e a captação de recursos para disputar as corridas acabam ficando mais fáceis de se conseguir. Vale ressaltar que o investimento varia bastante em relação a disputas de algumas corridas, uma  etapa específica ou a participação de um campeonato regional ou nacional.

Para finalizar, vale ressaltar que, a exemplo de outros esportes no mundo, o motociclismo é efetivamente universal, é extremamente democrático e encanta tanto quem pratica quanto quem acompanha as corridas nas pistas ou assiste pela televisão ou na internet. Não há restrições no mundo das motos, pois homens, mulheres e crianças podem participar e se divertir a valer acelerando suas motos.

MAIS INFORMAÇÕES
Confederação Brasileira de Motociclismo - cbm.esp.br
Associação dos Pilotos da Motovelocidade - apmoto.com.br
Federação Paulista de Motovelocidade - fpm.esp.br
 
ESCOLAS E CENTROS DE PILOTAGEM
Moto School - motoschool.com.br
Speed Master - speedmaster.com.br
Motors Company - motorscompany.com.br
Jean Azevedo Offroad School - offroadschool.com.br
Jean Ramos Escola de Motocross - jmrescolademotocross.com.br
Off Road School Juca Bala - jucabala.com.br


Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

Triumph estreia nova coleção de roupas e acessórios

Documentário retrata viagem entre Manaus e São Paulo

Ducati tem crescimento recorde no Brasil em 2016

Solidariedade: Ajude o Natal das crianças da ACRIA

Nova Kawasaki Z 650 é mais agressiva só no visual

Com ação social, Moto Experience acontece no Campo de Marte, em SP

Piaggio lança novos scooters e o triciclo MP3 no Brasil

Yamaha MT-07 conta com novas cores para 2017

Honda CRF 1000L Africa Twin ganha ainda mais apelo Off Road

Harley-Davidson e SENAI inauguram Centro Técnico em São Paulo

Yamaha lança nova Neo 125 com freios UBS

Ducati tem nova tabela de preços para dezembro no Brasil

Licenciamento para motos com placa terminada em 0

Cursos do Centro de Treinamento da Harley em parceria com SENAI-SP


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras