moto.com.br
Publicidade:

Acontece

Cesvi orienta como levar alguém na garupa da moto

Boletim da entidade apresenta dicas importantes para o motociclista quando tiver companhia na moto

25 de July de 2014
Compartilhe este conteúdo:

Quando estamos pilotando a motocicleta sozinho, ela possui um comportamento característico. Mas e quando estamos levando uma pessoa na garupa, será que muda?

Nesse caso, um peso extra é adicionado ao conjunto, alterando assim o comportamento da moto e as necessidades de condução.

Para compreender melhor essas mudanças na pilotagem da moto, o Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária) apresenta em seu boletim informativo algumas dicas importantes para orientar o motociclista: 

FRENAGEM
Com o peso extra, tanto o centro de gravidade quanto a distância total de parada durante uma frenagem com a motocicleta são diferentes da situação em que o piloto está sozinho na moto. Sendo assim, pode haver a necessidade de imprimir uma força maior tanto no freio traseiro quanto no dianteiro da motocicleta. 
 
ACELERAÇÕES E CONSUMO
Em determinadas situações em que haja necessidade de uma maior potência do motor, com o peso extra do passageiro, será necessária uma aceleração maior, podendo ocasionar uma diferença no consumo de combustível. 
 
CURVAS
Pode haver uma diferença na inclinação da motocicleta em curvas, devendo o passageiro realizar a mesma movimentação que o piloto durante a curva. É sempre conveniente que o piloto informe ao passageiro sobre esta situação. É importante lembrar que o passageiro não deve tentar controlar a inclinação da motocicleta – isso deve ser feito somente pelo piloto. 
 
CALIBRAGEM DO PNEU
A calibragem do pneu traseiro pode variar de acordo com o peso que se está levando na motocicleta. Portanto, quando houver necessidade de levar um passageiro, verifique no manual da motocicleta a calibragem adequada.
 
SUBINDO E DESCENDO DA MOTO
Para o embarque e desembarque do passageiro na motocicleta, é importante que o piloto mantenha os dois pés no chão e o freio dianteiro acionado, evitando assim possíveis movimentações e inclinações acentuadas da motocicleta. É importante também verificar a posição do escapamento da moto, não sendo recomendado subir pelo lado dele, de modo a evitar acidentes e possíveis queimaduras. 
 
VESTIDO DE ACORDO
Como segurança nunca é demais, lembre que o passageiro deve usar os mesmos equipamentos de segurança que o piloto (capacete, jaqueta, calça, luvas e calçados apropriados).
 
Foto: Divulgação


Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

Ducati Multistrada 2018 terá motor de 1.260 cc

Motocar lança novos modelos de triciclo no Brasil

Grupo Orange BH apresenta nove modelos KTM e Kawasaki novos

Kawasaki Vulcan S 2018 é lançada com novas versões no Brasil

Indian embarca na onda retrô com nova Scout Bobber

Kawasaki One vende única Ninja H2 Carbon do Brasil

CNH vencida passa a valer como documento de identificação

Kawasaki One vende única Ninja H2 Carbon do Brasil

Ducati Monster 1200 S é apresentada no Brasil com preço competitivo

Honda NXR 150 Bros 2008 chega com diferenciais

Indian embarca na onda retrô com nova Scout Bobber

Kawasaki Vulcan S 2018 é lançada com novas versões no Brasil

BMW S 1000 RR 2017 tem visual renovado e novo modo de pilotagem

CNH vencida passa a valer como documento de identificação


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras