moto.com.br
Publicidade:

Acontece

Cesvi orienta como levar alguém na garupa da moto

Boletim da entidade apresenta dicas importantes para o motociclista quando tiver companhia na moto

25 de July de 2014
Compartilhe este conteúdo:

Quando estamos pilotando a motocicleta sozinho, ela possui um comportamento característico. Mas e quando estamos levando uma pessoa na garupa, será que muda?

Nesse caso, um peso extra é adicionado ao conjunto, alterando assim o comportamento da moto e as necessidades de condução.

Para compreender melhor essas mudanças na pilotagem da moto, o Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária) apresenta em seu boletim informativo algumas dicas importantes para orientar o motociclista: 

FRENAGEM
Com o peso extra, tanto o centro de gravidade quanto a distância total de parada durante uma frenagem com a motocicleta são diferentes da situação em que o piloto está sozinho na moto. Sendo assim, pode haver a necessidade de imprimir uma força maior tanto no freio traseiro quanto no dianteiro da motocicleta. 
 
ACELERAÇÕES E CONSUMO
Em determinadas situações em que haja necessidade de uma maior potência do motor, com o peso extra do passageiro, será necessária uma aceleração maior, podendo ocasionar uma diferença no consumo de combustível. 
 
CURVAS
Pode haver uma diferença na inclinação da motocicleta em curvas, devendo o passageiro realizar a mesma movimentação que o piloto durante a curva. É sempre conveniente que o piloto informe ao passageiro sobre esta situação. É importante lembrar que o passageiro não deve tentar controlar a inclinação da motocicleta – isso deve ser feito somente pelo piloto. 
 
CALIBRAGEM DO PNEU
A calibragem do pneu traseiro pode variar de acordo com o peso que se está levando na motocicleta. Portanto, quando houver necessidade de levar um passageiro, verifique no manual da motocicleta a calibragem adequada.
 
SUBINDO E DESCENDO DA MOTO
Para o embarque e desembarque do passageiro na motocicleta, é importante que o piloto mantenha os dois pés no chão e o freio dianteiro acionado, evitando assim possíveis movimentações e inclinações acentuadas da motocicleta. É importante também verificar a posição do escapamento da moto, não sendo recomendado subir pelo lado dele, de modo a evitar acidentes e possíveis queimaduras. 
 
VESTIDO DE ACORDO
Como segurança nunca é demais, lembre que o passageiro deve usar os mesmos equipamentos de segurança que o piloto (capacete, jaqueta, calça, luvas e calçados apropriados).
 
Foto: Divulgação


Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

CHiPs: O filme revive nostálgica série policial de motos

Especial: A volta da CB 400

Honda CBR 250RR de competição é mostrada no Salão de Osaka

LifeMotosBr: CBR 600F - Hayabusa´s Day agita Porto Alegre

Vyrus 986 M2 Stradale: protótipo direto da Moto2 para as ruas

Ryno Motors é um inovador e moderno monociclo elétrico

Enquete MOTO.com.br - Que trail compacta você quer no Brasil

Yamaha XJ6N ganha novo esquema de cores na linha 2018

Honda futurista aparece em novo filme de Scarlett Johansson

Hesketh Valiant SC é uma incrível máquina de 210 cavalos

Especial: A volta da CB 400

Enquete MOTO.com.br - Que trail compacta você quer no Brasil

Vyrus 986 M2 Stradale: protótipo direto da Moto2 para as ruas

Ryno Motors é um inovador e moderno monociclo elétrico


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras