moto.com.br
Publicidade:

Acontece

Cesvi orienta como levar alguém na garupa da moto

25 de July de 2014
Compartilhe este conteúdo:

Quando estamos pilotando a motocicleta sozinho, ela possui um comportamento característico. Mas e quando estamos levando uma pessoa na garupa, será que muda?

Nesse caso, um peso extra é adicionado ao conjunto, alterando assim o comportamento da moto e as necessidades de condução.

Para compreender melhor essas mudanças na pilotagem da moto, o Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária) apresenta em seu boletim informativo algumas dicas importantes para orientar o motociclista: 

FRENAGEM
Com o peso extra, tanto o centro de gravidade quanto a distância total de parada durante uma frenagem com a motocicleta são diferentes da situação em que o piloto está sozinho na moto. Sendo assim, pode haver a necessidade de imprimir uma força maior tanto no freio traseiro quanto no dianteiro da motocicleta. 
 
ACELERAÇÕES E CONSUMO
Em determinadas situações em que haja necessidade de uma maior potência do motor, com o peso extra do passageiro, será necessária uma aceleração maior, podendo ocasionar uma diferença no consumo de combustível. 
 
CURVAS
Pode haver uma diferença na inclinação da motocicleta em curvas, devendo o passageiro realizar a mesma movimentação que o piloto durante a curva. É sempre conveniente que o piloto informe ao passageiro sobre esta situação. É importante lembrar que o passageiro não deve tentar controlar a inclinação da motocicleta – isso deve ser feito somente pelo piloto. 
 
CALIBRAGEM DO PNEU
A calibragem do pneu traseiro pode variar de acordo com o peso que se está levando na motocicleta. Portanto, quando houver necessidade de levar um passageiro, verifique no manual da motocicleta a calibragem adequada.
 
SUBINDO E DESCENDO DA MOTO
Para o embarque e desembarque do passageiro na motocicleta, é importante que o piloto mantenha os dois pés no chão e o freio dianteiro acionado, evitando assim possíveis movimentações e inclinações acentuadas da motocicleta. É importante também verificar a posição do escapamento da moto, não sendo recomendado subir pelo lado dele, de modo a evitar acidentes e possíveis queimaduras. 
 
VESTIDO DE ACORDO
Como segurança nunca é demais, lembre que o passageiro deve usar os mesmos equipamentos de segurança que o piloto (capacete, jaqueta, calça, luvas e calçados apropriados).
 
Foto: Divulgação


Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

Ducati 1299 Superleggera chega ao Brasil por R$ 550 mil

Moto elétrica da marca dinamarquesa Fenris acelera a 300 km/h

KTM oferece as motos de enduro com bônus de fábrica

Abraciclo: Produção de motos recua ao patamar de 2002

Ducati lança aplicativo para simular financiamento de motos

Triple Triumph inaugura nova loja em Miami (Estados Unidos)

Ducati Diavel Diesel desfila em Milão como moto fashion

Nova Kawasaki Ninja H2 Carbon chega por R$ 164 mil

Honda apresenta linha 2017 da aventureira XRE 300 no país

Polícia de SP vai combater crime de Triumph Tiger 800 XCx

Triumph revela linha 2017 da Street Triple na Inglaterra

Ducati Diavel Diesel desfila em Milão como moto fashion

Honda apresentará Rebel 500 no Salão de Verona (ITA)

Clássica Honda CB 1100EX chega aos EUA


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras