moto.com.br

Publicidade:

Acontece

Café racers retornam com toda força ao país do tio Sam

16 de March de 2012
Compartilhe este conteúdo:

Arthur Caldeira

A Suzuki GT 550 da década de 1970 era o que poderíamos chamar de uma moto má. Afinal, seu motor dois tempos com três cilindros em linha e 553 cm³ assustava até mesmo os motociclistas mais experientes. Agora imagine esse canhão sobre duas rodas, com um visual inspirado nas cafe racers e uma preparação especial para acelerar ainda mais?


Pois foi isso que fez o apaixonado por motos japonesas antigas Pat Jones, com a Honduki – uma de suas muitas criações. Motociclista e ex-mecânico de cortadores de grama, Pat começou customizando suas próprias motos e hoje dirige a Moto Hangar, uma oficina customizadora do Estado de Virginia, nos Estados Unidos, especializada em transformar motos japonesas em café racers. A Moto Hangar já transformou desde uma antiga Honda CB 750 até uma moderna CBR 600RR, sempre inspirada nas cafe racers.


Decidido a levar seu hobby como profissão, Pat Jones embarca na nova onda de cafe racers que começa a “ferver” na América. “A loucura pelas choppers está passando. Com todos os reality shows na TV, o interesse pelas choppers está definhando”, conta ele.


Visual de época
As cafe racers nasceram nas décadas de 50 e 60 quando os motociclistas ingleses apostavam rachas nas estradas e o ponto de partida e chegada eram os cafés londrinos da época. Uma das maneiras para melhorar o desempenho das motos Norton e Triumph era retirar as peças “desnecessárias”, como retrovisores, painel, e piscas, tudo para reduzir o peso e torná-las mais “racing”. Trocavam ainda o guidão por outro estilo Tomaselli – aqueles dois semiguidões fixados à mesa – e cortavam a rabeta. Rebaixavam o banco para “melhorar” a penetração aerodinâmica e partiam para as corridas ilegais.


No caso da Honduki a receita não foi muito diferente. Para aliviar o peso, Pat Jones trocou o subquadro original por outro tubular e mais leve. Usou uma nova balança de alumínio, cortou a rabeta e fez o banco bem no estilo cafe racer. Pintou o número 75, em referência ao ano de fabricação da moto, e fez uma pintura bem discreta.


Para garantir o visual retrô e a estabilidade, foi instalado um amortecedor de direção assim como os dois semiguidões. E o painel original foi trocado por apenas um conta-giros e marcador de combustível. Um resultado que, em nada lembra a grã-turismo japonesa dos anos 70, mas sim uma apimentada cafe racer.

 

Nervosa
Já no coração da Honduki, pulsa o propulsor tricilíndrico da Suzuki, mas com a câmara de combustão da Kawasaki H1. No restante, a ideia foi combinar o velho e o novo para criar uma cafe racer que aparentasse ser uma moto antiga com o charme do motor dois tempos, mas que proporcionasse a pilotagem de uma superbike moderna.


Para isso, a Honduki ganhou a balança traseira de uma Kawasaki Ninja 636 e os garfos telescópicos invertidos da linha Suzuki GSX-R. E para conter o novo fôlego do motor, a Moto Hangar equipou a Honduki com discos no formato margarida na dianteira com pinças de fixação radial.

Fotos:Divulgação/Motohangar



Fonte:
Agência Infomoto
Compartilhe este conteúdo:

Suzuki confirma para o Brasil modelos lançados na Alemanha

Ducati finalmente revela a nova Scrambler

Kawasaki revela Ninja H2R com 300 cavalos de potência

The Distinguished Gentleman's também em São Paulo - Brasil

Yamaha divulga fotos da MT-07 Moto Cage

Harley-Davidson tem recall no Brasil

KTM elétrica começa a ser vendida

Buell renasce com streetfighter de 185 cv

KTM anuncia lançamento da nova RC 390

Versão Sport, R$ 45.990, completa família Tiger no Brasil

Suzuki divulga nova tabela de preços

Honda divulga nova tabela de preços

Yamaha apresenta boas melhorias na linha Ténéré 2015

Monte Verde Bike Festival 2014 vai agitar Sul de MG


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Últimos Anúncios

Montadoras
Ducati Honda CB 600 F Hornet Motos Usadas Kawasaki Motos Novas Fazer Transalp Fipe Yamaha YZF R1 Suzuki Kasinski Moto Velocidade Srad Sundown Motos CBR Harley Davidson MotoGP BMW XT 660 Tornado 600RR Ofertas Shadow Revista Off Road

Siga-nos

ícone orkut ícone youtube ícone twitter ícone facebook ícone rss