moto.com.br
Publicidade:

Acontece

Brasileiro cria patinete elétrico que vira mochila

Com motor de 250 Watt e batizado de Rolè, veículo foi idealizado para rodar em ciclofaixas e ciclovias

21 de March de 2016
Compartilhe este conteúdo:

Toda boa ideia parte de uma necessidade. Seja para aprimorar um processo produtivo ou para economizar tempo, dinheiro e energia. E foi justamente isso que aconteceu com o designer de produto, Allan Tolentino, 25 anos, ao idealizar o “Rolè”, um veículo individual para deslocamento urbano. 

Tolentino percebeu que gastava muito tempo para ir do trabalho à faculdade, que ficava no centro de Belo Horizonte (MG). No trajeto de pouco mais de 30 quilômetros entre Sabará e Beagá chegou a perder mais de duas horas e utilizar nove conduções, entre ônibus e metrô. A partir daí, o então estudante queria fazer seu rolê (ou rolé) em perímetro urbano de forma mais ágil, dinâmica e econômica, sem prejudicar o meio ambiente. E, é claro, com estilo!

Destinado a percorrer distâncias curtas, o “Rolè” – misto de patinete e mochila - foi criado justamente para ser um veículo dobrável, movido a energia elétrica e com o objetivo de auxiliar na mobilidade de usuários até os terminais de ônibus e metrô. “Uma boa opção seria circular com o veículo pelas ciclofaixas e ciclovias que estão se alastrando por todo o País”, afirma Tolentino.

Parte da inspiração do projeto “Rolè” veio das bicicletas dobráveis utilizadas na I Guerra Mundial. “Naquela época, as bicicletas eram usadas no campo de batalha e quando o terreno era muito acidentado ou íngreme os soldados as dobravam e as colocavam nas costas, para completar sua missão”, conta o jovem inventor.

Materiais empregados
Para a construção do protótipo, Allan Tolentino utilizou materiais leves como o alumínio que, aliás, está presente em 80% do projeto. O modelo contou ainda com rodas de skate e lateral iluminadas por neon azul. No total, o veículo pesa 14 quilos. Segundo Tolentino, o ideal é que o veículo tenha apenas 5 quilos. Para isso, além do alumínio, o inventor quer usar fibra de carbono, além de reduzir o tamanho do “Rolè” em 30%. “Entre tentativas e muitos erros, o protótipo consumiu um investimento de cerca de R$ 7.000”, confessa o designer mineiro.

O veículo está equipado com motor elétrico de 250 Watt e bateria de 36 Volt, que oferece uma autonomia de 30 Km ou uma hora de uso. A velocidade final é de 35 km/h. Para carregar o “Rolè” basta deixá-lo na tomada (110/220V) por 1h30.

Para maior interação com o usuário, o “Rolè” usa um smartphone no lugar do painel de instrumentos. Assim, com a ajuda de aplicativos, será possível calcular rotas, pontos de parada, velocidade e ouvir música durante o trajeto até os locais de trabalho e estudo.

Segundo Allan Tolentino, o “Rolè” pode ser “armado e desarmado” em apenas cinco segundos, já que conta com sistema de engate rápido, auxiliado por molas.

O grande sonho do designer de produto é que no futuro seu invento seja um projeto comunitário, no qual o patinete-mochila seja usado para percorrer o trajeto entre o local de trabalho e os terminais de ônibus e metrô - e vice e versa. Além disso, estas estações teriam que estar equipadas com eletropostos, uma realidade em algumas cidades brasileiras, como Rio de Janeiro e São Paulo.

Agora, Allan e seu “Rolè” buscam investidores para efetivamente colocar o patinete-mochila nas ruas, ajudando na mobilidade urbana dos grandes centros, sem poluir o meio ambiente.

Prêmio de inovação
O “Rolè” do designer de produto Allan Tolentino é um dos finalistas do Prêmio Alcoa, que este ano recebeu mais de 150 inscritos. A premiação, que acontece em abril, tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de ideias inovadoras e sustentáveis com o uso do alumínio.

“O prêmio traz a profissionais e estudantes a oportunidade de criar e desenvolver produtos e soluções sustentáveis que podem trazer grandes melhorias para a nossa sociedade”, afirma o gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Alcoa América Latina, Jorge Gallo. Nas 12 edições anteriores, mais de dois mil projetos e cerca de 230 universidades de todo o Brasil participaram do Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio. Outras informações sobre o concurso acesse o site alcoa.com/brasil/pt/info_page/premio_alcoa.asp.



Fonte:
Agência Infomoto
Compartilhe este conteúdo:

Linha Sportster da Harley-Davidson completa 60 anos

Megacycle acontece pela primeira vez em Paraty (RJ)

Kawasaki divulga nova tabela de preços de suas motos no Brasil

"All for Freedom, Freedom for All" é novo mote da Harley

Vídeo: Motociclista sobrevive a queda em abismo nos EUA

Dublê morre em acidente de moto na gravação de Deadpool 2

IPT faz testes com jaquetas com airbags para motociclista

Yamaha XTZ 250 Ténéré com novas cores na linha 2018

Dublê morre em acidente de moto na gravação de Deadpool 2

Kawasaki divulga nova tabela de preços de suas motos no Brasil

Ranking das motos mais vendidas em julho de 2017

Honda anuncia nova CB 190X Tourism em evento na China

Honda equipa motos CG 160 com freios CBS na linha 2018

Inglaterra estuda exército no combate ao crime com motos


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras