moto.com.br
Publicidade:

Acontece

Bosch desenvolve ABS para roda dianteira de motos

Empresa alemã anuncia um sistema antitravamento de rodas para utilização em motos pequenas e scooters

08 de January de 2013
Compartilhe este conteúdo:

Os veículos duas rodas predominam no tráfego das cidades dos países em desenvolvimento e, com isso, os riscos de lesões dos pilotos é ainda maior. Pensando na segurança desses usuários, a Bosch desenvolveu um sistema antibloqueio de frenagem especialmente para uso em motos pequenas e scooters muito comum nestes mercados.

Esta nova versão se baseia na geração 9 do ABS para motos, mas com o diferencial de ter apenas um canal hidráulico para frenagem, que visa controlar eletronicamente a roda dianteira da moto. "Essa nova geração do ABS oferece mais segurança a um baixo custo", diz Gerhard Steiger, presidente da divisão Chassis Systems Control da Robert Bosch. "O ABS pode reduzir o número de acidentes com lesões e mortes por quarto", conclui.

Conhecido como versão "light" do ABS 9 para motos, este sistema está em desenvolvimento no centro de segurança para motocicletas da Bosch, no Japão, em parceria com um fabricante de motos da Índia. A produção em série começará em 2013.

Quando a roda traseira da motocicleta trava, o que invariavelmente resulta em uma situação crítica para o piloto, ela pode muitas vezes ser desbloqueada se o motociclista colocar menos pressão no freio. O mesmo não ocorre com a roda dianteira, já que o piloto se desloca para frente durante a frenagem e a desaceleração acaba ocorrendo principalmente através da roda da frente.

Isso explica porque, em muitos países, inclusive no Brasil, até mesmo as motos com motores igual ou maior que 250 cilindradas, o sistema de freio da roda traseira é acionado por freio mecânico. "Regular a pressão da frenagem da roda dianteira por meio do freio hidráulico evita o bloqueio, aumenta a desaceleração e a estabilidade da moto", diz o Dr. Wolfgang Hiller, presidente regional da divisão de Chassis System Control da Bosch no Japão.

A unidade hidráulica da versão light do ABS 9 compreende somente duas válvulas de controle, uma câmara de armazenamento e uma bomba. A velocidade da roda de referência é calculada pelo sistema com base na informação transmitida por um sensor instalado na roda dianteira. Para um controle de frenagem mais preciso, também é possível instalar um segundo sensor na roda traseira.

Com esta configuração, as taxas de desaceleração correspondem como um sistema de dois canais e, com isso, é possível neutralizar qualquer levantamento da roda traseira. As fabricantes de motos podem, opcionalmente, integrar uma chave liga-desliga a este sistema.

O software para essa nova geração do ABS foi otimizado especialmente para atender o segmento de motos de baixa cilindrada. Para motos maiores e mais potentes, a Bosch oferece um sistema ABS mais completo, que controla ambas as rodas e oferece funções adicionais como, por exemplo, eletronic Central Braking System (eCBs) integrados que funcionam nas rodas dianteira e traseira, mesmo quando o condutor aciona apenas um dos freios.

Fotos: Divulgação



Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

Husqvarna apresenta linha 2018 de motos para motocross

Motos Ducati Multistrada 1200 fazem segurança do G7

Rota K lança Kawasaki Z 650 no Encontro de Motos de Vinhedo

KTM 390 Duke ABS ganha Edição Especial no Brasil

Nova legislação do Contran não vai proibir baús nas motos

Kibo K150: conheça o lançamento trail para os quenianos

MV Agusta anuncia nova divisão de veículos especiais

Motos SWM Motorcycles chegam ao Brasil com quatro modelos

Kawasaki Z 650 ABS é novidade da marca japonesa no Brasil

Nova legislação do Contran não vai proibir baús nas motos

Flagra da nova Dafra Apache RTR 200 4V em São Paulo

Nova Yamaha R6 ficou mais radical inspirada na R1

Kibo K150: conheça o lançamento trail para os quenianos

LifeMotosBr: CBR 600F - As vantagens de uma quatro canecos


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras