moto.com.br

Publicidade:

Acontece

BMW G 650 GS Sertão: Brasileira com sotaque alemão

23 de January de 2012
Compartilhe este conteúdo:

Carlos Bazela

A nova nomenclatura não deixa dúvidas. A versão mais recente da trail de entrada da BMW foi feita para o fora-de-estrada. Mais precisamente, para o nosso fora-de-estrada. Apresentada em outubro durante o Salão Duas Rodas 2011, em São Paulo (SP), a G 650 GS Sertão é o primeiro lançamento mundial da marca bávara feito no Brasil e para celebrar esse fato a moto foi batizada com o nome da região mais árida de nosso País.

Da mesma forma que a versão anterior, a nova GS será montada na fábrica da Dafra em Manaus (AM), no mesmo processo CKD, como acontece atualmente. A novidade, entretanto, é que ela já está sendo fabricada em Berlim, Alemanha, e com a mesma nomenclatura. Ou seja, a Europa terá que aprender como se pronuncia “Sertão”. Segundo a marca, a moto chega ao mercado nacional em maio por R$ 32.800, um pouco superior ao valor de R$ 29.800 cobrado pela G 650 GS (ambas sem frete).

Na parte estética, a Sertão adota os mesmos traços da versão 2012 da GS, mas traz pintura personalizada (em branco e azul, com a inscrição "Sertão" na lateral do falso taque de combustível). A nova versão adota alguns acessórios que reforçam as suas características off-road. O para-lama dianteiro ficou mais alongado e agora conta com um protetor emborrachado na ponta, mudanças também no para-brisa, trocado por outro mais longo e as manoplas ganharam protetores de mão. As rodas também são diferentes e abandonaram o desenho sofisticado da liga leve para adotar os raios de alumínio das motos de enduro.

“A BMW Sertão conta com características mais esportivas, uma habilidade off-road ainda maior e um desejo mais intenso por aventura”, explica Rolf Epp, Diretor da BMW Motorrad Brasil, sobre as qualidades da versão mais radical da linha G 650 GS.

Em time vencedor... pode mexer!
Para a alegria dos fãs da trail alemã, o motor não foi alterado. A versão Sertão conta com o mesmo propulsor monocilíndrico de 652 cm³ refrigerado a água. A potência gerada continua sendo de 48 cv a 6500 rpm e o torque máximo permanece em 6,1 kgf.m a 5000 rpm.

Na ciclística, há algumas diferenças. O conjunto de suspensão com curso de 170 mm na dianteira e 165 mm na traseira na GS tradicional passou para 210 mm de curso em ambas as rodas da versão Sertão, deixando-a mais apta para enfrentar terrenos acidentados.

O assento também acompanhou a altura da moto e passou dos 800 mm para 860 mm na Sertão que, por sua vez, pode chegar a 900 com o auxílio de um acessório especial. No comprimento total, ela também está 20 mm mais longa e ganhou um quilo a mais de peso seco, chegando aos 193 kg.

Entre os itens de tecnologia embarcada, pelos quais a BMW é famosa, a Sertão também conta com a opção de habilitar/desabilitar o sistema de freios ABS para rodar na terra. Além disso, a nova GS Sertão compartilha da mesma gama de acessórios disponíveis para as outras motos da marca, como sistema de alarme anti-furto e aquecedores de manopla, cavalete central, soquete 12 Volts e assento rebaixado.

Ambas à venda
Embora venha com uma série de melhorias, principalmente para uso longe do asfalto, a Sertão não irá substituir a G 650 GS, que continuará sendo vendida aqui. Trata-se de outra versão para complementar o line-up e atrair pilotos com perfil mais aventureiro, como acontece com as Yamaha XTZ 660Z Ténéré e XT 660R. Resta agora esperar a moto chegar ao mercado e ver se esta BMW faz jus à proposta.

Fotos: Divulgação



Fonte:
Agência Infomoto
Compartilhe este conteúdo:

Kawasaki divulga o lançamento da Ninja H2

Entrevista: Brasil no centro de grandes eventos esportivos

Suzuki divulga nova tabela de preços

Midual apresenta modelo de 140 mil euros

Brasil Motorcycle Show recebe novos expositores

Scooter Honda PCX tem novas cores na linha 2015

Passeio de motos aquáticas Sea-Doo é grande atração

Honda apresenta versão 2015 da CRF 230F e CRF 150F

Harley-Davidson promove o São Paulo Harley Days 2014

Honda lança CG 150 Titan com sistema de freios CBS

KTM apresenta nova 1290 Super Adventure

EagleRider Brasil: Pilote a moto dos seus sonhos

Yamaha pode lançar tourer derivada da MT-09

Indian apresenta modelo renovado da Scout como linha 2015


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Últimos Anúncios

Montadoras
Ducati Honda CB 600 F Hornet Motos Usadas Kawasaki Motos Novas Fazer Transalp Fipe Yamaha YZF R1 Suzuki Kasinski Moto Velocidade Srad Sundown Motos CBR Harley Davidson MotoGP BMW XT 660 Tornado 600RR Ofertas Shadow Revista Off Road

Siga-nos

ícone orkut ícone youtube ícone twitter ícone facebook ícone rss