moto.com.br
Publicidade:

Acontece

BMW Motorrad vende a marca sueca Husqvarna

Fabricante alemã por questões de realinhamento estratégico para Pierer Industrie AG, controlador da KTM

31 de January de 2013
Compartilhe este conteúdo:

Aladim Lopes Gonçalves

Em comunicado oficial a BMW Group infoma que negociou a venda da centenária marca Husqvarna para Pierer Industrie AG (Áustria), uma das empresas controladoras da KTM, por questões de realinhamento estratégico da divisão BMW Motorrad.

A nota esclarece que baseado nas tendências dos mercados, em aspectos demográficos e no crescimento das demandas por motocicletas, a BMW está optando por concentrar seus esforços na expansão de sua oferta de produtos para explorar todo o seu potencial de crescimento futuro.

A partir disso, o foco da montadora alemã deve se direcionar para projetos de mobilidade urbana e soluções de e-mobilidade, como o desenvolvimento de veículos elétricos, concentrado dessa forma os recursos da divisão BMW Motorrad.

A aquisição da Husqvarna pela Pierer Industrie AG ainda está sujeita à análise das autoridades antitruste e as duas partes concordaram em não divulgar os valores envolvidos no negócio.

Além de trabalhar com produtos exclusivamente da linha premium com modelos Tourer, Enduro, Sport, Roadster e Maxi-Scooter de 650 a 1600cc, a BMW planeja como próximo passo para a ampliação da sua linha o lançamento do scooter elétrico C Evolution (projeto de e-mobilidade) em 2014.

Adicionamente a marca alemã anuncia que serão feitos novos investimentos em modelos de entrada, equipados com motores 650cc monocilíndrico, e modelos de luxo, com motores de 6 cilindros.

Segundo a BMW do Brasil, as operações da Husqvarna programadas para o mercado nacional estão canceladas, incluindo os lançamentos dos modelos TE 310R e TE 477 e a produção nacional da linha Nuda 900, que seria montada na fábrica da Dafra, em Manaus (AM).

A nova proprietária da Husqvarna, o grupo Pierer Industrie, controlador da KTM, ainda discute na esfera jurídica com o Grupo Izzo, ex-representante da fabricante austríaca no Brasil. Enquanto não houver uma definição sobre esse litígio os planos futuros da marca para o mercado brasileiro ficam suspensos.

A BMW havia adquirido a Husqvarna da fabricante italiana MV Agusta em julho de 2007 e desde então vinha investindo forte na renovação da marca sueca, incluindo a transferência de tecnologia e componentes compartilhados nas suas motos e criação de competente divisão esportiva.

O ponto alto do programa de cooperação da BMW e Husqvarna foi o lançamento da nakeds Nuda 900 e Nuda 900R, desenvolvidas a partir do modelo BMW F 800R com aumento da cilindrada do motor.

No ano de 2012, a BMW registrou vendas recordes no mundo com mais de 100 mil unidades comercializadas e a Husqvarna, sob o seu guarda-chuva, cresceu mais de 15% no último ano, com mais de 10 mil unidades vendidas.

Fotos: Divulgação



Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

Max Biaggi é astro do clipe da popstar italiana Bianca Atzei

Yamaha YS 125 na Europa tem visual da moto brasileira

Projeto Motostory e Veteran Motorcycle Clube firmam parceria

Indian apresenta nova Roadmaster Classic nos EUA

Hayabusa's Day RS anuncia encontro 2017 em Porto Alegre

Ducati Mooca leva máquinas italianas para Zona Leste

Moto voadora Hoversurf Scorpion-3 vira solução áerea

Conheça Moray MG-500: a chinesa que parece, mas não é

Honda revela detalhes da nova CBR 1000RR Fireblade

BMW G 310 GS deve brilhar no Salão Duas Rodas 2017

BMW F 800 GS Adventure aparece com novos recursos

Kawasaki Z900 esbanja potência e oferece pouca eletrônica

Yamaha lança FZ25, sua nova naked de 250 cc e 21 cavalos, na Índia

Honda XRE 300 Adventure ganha nova edição especial


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras