moto.com.br
Publicidade:

Acontece

BMW Motorrad vende a marca sueca Husqvarna

Fabricante alemã por questões de realinhamento estratégico para Pierer Industrie AG, controlador da KTM

31 de January de 2013
Compartilhe este conteúdo:

Aladim Lopes Gonçalves

Em comunicado oficial a BMW Group infoma que negociou a venda da centenária marca Husqvarna para Pierer Industrie AG (Áustria), uma das empresas controladoras da KTM, por questões de realinhamento estratégico da divisão BMW Motorrad.

A nota esclarece que baseado nas tendências dos mercados, em aspectos demográficos e no crescimento das demandas por motocicletas, a BMW está optando por concentrar seus esforços na expansão de sua oferta de produtos para explorar todo o seu potencial de crescimento futuro.

A partir disso, o foco da montadora alemã deve se direcionar para projetos de mobilidade urbana e soluções de e-mobilidade, como o desenvolvimento de veículos elétricos, concentrado dessa forma os recursos da divisão BMW Motorrad.

A aquisição da Husqvarna pela Pierer Industrie AG ainda está sujeita à análise das autoridades antitruste e as duas partes concordaram em não divulgar os valores envolvidos no negócio.

Além de trabalhar com produtos exclusivamente da linha premium com modelos Tourer, Enduro, Sport, Roadster e Maxi-Scooter de 650 a 1600cc, a BMW planeja como próximo passo para a ampliação da sua linha o lançamento do scooter elétrico C Evolution (projeto de e-mobilidade) em 2014.

Adicionamente a marca alemã anuncia que serão feitos novos investimentos em modelos de entrada, equipados com motores 650cc monocilíndrico, e modelos de luxo, com motores de 6 cilindros.

Segundo a BMW do Brasil, as operações da Husqvarna programadas para o mercado nacional estão canceladas, incluindo os lançamentos dos modelos TE 310R e TE 477 e a produção nacional da linha Nuda 900, que seria montada na fábrica da Dafra, em Manaus (AM).

A nova proprietária da Husqvarna, o grupo Pierer Industrie, controlador da KTM, ainda discute na esfera jurídica com o Grupo Izzo, ex-representante da fabricante austríaca no Brasil. Enquanto não houver uma definição sobre esse litígio os planos futuros da marca para o mercado brasileiro ficam suspensos.

A BMW havia adquirido a Husqvarna da fabricante italiana MV Agusta em julho de 2007 e desde então vinha investindo forte na renovação da marca sueca, incluindo a transferência de tecnologia e componentes compartilhados nas suas motos e criação de competente divisão esportiva.

O ponto alto do programa de cooperação da BMW e Husqvarna foi o lançamento da nakeds Nuda 900 e Nuda 900R, desenvolvidas a partir do modelo BMW F 800R com aumento da cilindrada do motor.

No ano de 2012, a BMW registrou vendas recordes no mundo com mais de 100 mil unidades comercializadas e a Husqvarna, sob o seu guarda-chuva, cresceu mais de 15% no último ano, com mais de 10 mil unidades vendidas.

Fotos: Divulgação



Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

BMW S 1000 R 2017 chega com visual mais agressivo e mais potência

Boletim MOTO.com.br - Notícias de motos em 30 segundos (25/06/17)

Harley-Davidson pode estar interessada na compra da Ducati

Ducati Multistrada 1200 Enduro Pro foge do tradicional

Bike Fest Tiradentes acontece entre 21 e 25 de junho

Husqvarna apresenta a radical supermoto FS 450

KTM tem nova fábrica nas Filipinas para motos compactas

BMW anuncia G 310 R preço sugerido de R$ 21.900 no Brasil

Triumph lança novas Street Scrambler e Bobber no Brasil

Ducati Multistrada 1200 Enduro Pro foge do tradicional

MV Agusta RVS #1 é a nova máquina da marca italiana

Bike Fest Tiradentes acontece entre 21 e 25 de junho

Ibira Moto Point está de volta ao Ginásio do Ibirapuera

KTM tem nova fábrica nas Filipinas para motos compactas


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras