moto.com.br

Publicidade:

Acontece

Apresentando a nova XRE 300

02 de June de 2009
Compartilhe este conteúdo:

Aldo Tizzani

Nome: Honda XRE 300. Motor: injetado de 291,6 cm³. Potência: 26,1 cv. Estilo: on/off-road. Missão: substituir de uma só vez a XR 250 Tornado e a NX4 Falcon. Preço: R$ 12.890,00.

Depois de cinco meses de espera, finalmente a nova trail da marca nipônica é apresentada ao mercado de duas rodas. Porém só começa a ser vendida a partir de agosto.

Enquanto a moto não chega às concessionárias, conheça em detalhes as principais características da XRE 300: freio a disco na roda traseira, balança e rodas de alumínio e, de quebra, bagageiro muito parecido com o que equipa a XL 1000 Varadero.

O primeiro contato do modelo com a imprensa especializada aconteceu em 15 de maio, na pista de testes da Honda, em Rio Preto da Eva (AM). Era uma versão pré-série que só pôde ser fotografada. Agora é esperar pelos testes dinâmicos.

Com grande porte e design radical, a XRE 300 tem uma dura missão: substituir dois modelos de sucesso de uma só vez: Tornado e Falcon.

“No início, a XR 250 Tornado era muito utilizado exclusivamente para o off-road. Mais tarde, com a chegada da CRF 230, a XR 250 ficou restrita à locomoção e lazer”, explica José Luiz Terwak, gerente de novos produtos da Honda. Além disso, complementa Terwak, seria difícil adaptar o motor de 400cc da Falcon ao Promot 3. “Com isso decidimos oferecer um motor mais potente e qualidades touring à uma motocicleta baseada na Tornado”, diz o gerente referindo-se ao motor de 300cc, ao banco mais largo e também ao tanque maior da nova trail XRE.

Estilo radical

A XRE 300 conta com linhas agressivas, seguindo a tendência “adventure”. Ao passar os olhos na on/off-road da marca nipônica, chamam a atenção o bom nível de acabamento e as soluções criativas do novo modelo. Além do paralama principal elevado, há outro menor junto à roda que protege o piloto contra respingos de lama ou da água da chuva.

Na dianteira, o farol multi-refletor com lentes em policarbonato ganhou lâmpadas mais potentes (60/55W). Para dar um acabamento requintado na parte dianteira, a Honda utilizou aletas que integram o tanque de combustível (12,4 litros) ao paralama – na antiga Tornado eram 11,5 litros e na Falcon 15,3 litros. Os amantes da NX4 vão sentir falta da autonomia.

Totalmente digital, o novo painel está embutido à carenagem do farol e traz marcador de combustível, velocímetro, hodômetros total e parcial, além de luzes-espia. Mais moderno que o da Falcon e mais completo que o da Tornado, já que traz conta-giros digital.

Na traseira, o conjunto óptico é formado por lanterna e sinalizadores (piscas) independentes, suporte de placa alto e alças em alumínio integradas ao bagageiro. As rodas de alumínio na cor preta tem 21 polegadas na dianteira e 18 polegadas na traseira, calçadas com pneus de uso misto Metzeler Enduro 3.

Motor maior

Para encarar qualquer obstáculo, a XRE 300 está equipada com motor monociclíndrico de quatro tempos, 291,6 cm3, DOHC (Duplo comando no cabeçote), arrefecido a ar e com radiador de óleo.

Com 26,1 cv a 7.500 rpm de potência máxima e 2,81 kgf.m a 6.000 rpm, este propulsor apresenta o mesmo torque da irmã CB 300R. Porém, a versão naked é pouca coisa mais potente: tem 26,53 cv a 7.500 rpm.

A XRE 300 traz ainda câmbio de cinco velocidades e sistema de injeção eletrônica PGM-FI. Com o novo sistema a XRE 300 atende, com folga, aos índices de emissões de poluentes estabelecidos pela terceira fase do Promot (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares).

Ciclística

A trail da Honda foi montada sobre um novo chassi - berço semi-duplo - que, segundo a montadora, oferece agilidade e fácil pilotagem. Na dianteira, garfo telescópico de longo curso e freio a disco de 256 mm de diâmetro e cáliper de duplo pistão. Na traseira, suspensão monoamortecida (Pro-Link), com tensão de mola ajustável e balança de alumínio (Aluminium Swing Arm). Ao menos na teoria guarda o DNA off-road da Tornado para rodar com desenvoltura em estradas de terra.

O destaque fica por conta do novo freio traseiro: um disco de 220 mm de diâmetro com pinça de pistão simples. Na cor dourada, as pinças conferem visual ainda mais sofisticado ao novo modelo trail da Honda. O peso a seco da XRE 300 é de 144,5 kg – 7,5 kg mais leve que a Falcon, porém 10 kg mais pesada que a XR 250.

Disponível nas cores preta, vermelha e amarela metálica, a moto chega à rede de concessionárias em agosto. No primeiro ano, a Honda espera vender 40 mil unidades da XRE 300. O preço público sugerido é de R$ 12.890,00 (base Estado de São Paulo) e não inclui despesas com frete e seguro. Porém, na prática esta moto deverá ser comercializada em torno de R$ 13.500,00. Sua principal concorrente, a Yamaha Lander 250 (2008), tem 20,7 cv de potência máxima e custa R$ 12.331,00.

O teste desta máquina será disponibilizado ainda nesta semana para você.

Honda XRE 300
Motor: 291,6cc, DOHC, monocilíndrico, 4 tempos, 4 válvulas, arrefecido a ar
POTÊNCIA MÁXIMA: 26,1 cv a 7.500 rpm
TORQUE MÁXIMO: 2,81 kgf.m a 6.000 rpm
DIÂMETRO X CURSO: 79,0 x 59,5 mm
ALIMENTAÇÃO: Injeção eletrônica de combustível PGM-FI
RELAÇÃO DE COMPRESSÃO: 9,0 : 1
FAROL (ALTO/BAIXO): 60/55W
SISTEMA DE PARTIDA: Elétrica
CAPACIDADE DO TANQUE: 12,4 litros (2,3 litros de reserva)
ÓLEO DO MOTOR: 2,0 litros (1,4 litro para troca)
TRANSMISSÃO: 5 velocidades
EMBREAGEM: Multidisco em banho de óleo
SUSPENSÃO DIANTEIRA: Garfo telescópico com 245 mm de curso
SUSPENSÃO TRASEIRA: Pro-Link com 225 mm de curso
FREIO DIANTEIRO: Disco simples de 256 mm de diâmetro e cáliper de duplo pistão
FREIO TRASEIRO: Disco simples de 220 mm de diâmetro e cáliper de pistão simples
PNEU DIANTEIRO: 90/90 – 21M/C (54S)
PNEU TRASEIRO: 120/80 – 18M/C (62S)
CHASSI: Berço semiduplo
ALTURA DO ASSENTO: 860 mm
ALTURA MÍNIMA DO SOLO: 259 mm
DIMENSÕES (C x L x A): 2.171 x 830 x 1.181 mm
ENTRE-EIXOS: 1.417 mm
PESO SECO: 144,5 kg
CORES: Preta, vermelha e amarela metálica
PREÇO: R$ 12.890,00



Fonte:
Agência Infomoto
Compartilhe este conteúdo:

Victory Empulse TT é nova moto elétrica nos EUA

Motociclismo com Segurança realiza ação na BRF

Triumph lança duas versões da Tiger 800 mais em conta

A política de trânsito desastrosa da cidade de São Paulo

Vídeo: Ciclista levanta veículo em ciclovia de SP

Scooter elétrico ME é solução urbana na Itália

Com vendas em baixa é boa hora para comprar moto

Honda libera fotos e detalhes da nova Africa Twin 2016

KTM 200 Duke nas concessionárias em agosto

Yamaha lança no Brasil a linha 2016 da Fazer YS 250

Kawasaki anuncia nova tabela de preços no país

KTM anuncia preço de R$ 21.990 para naked 390 Duke

Com vendas em baixa é boa hora para comprar moto

Honda surpreende com nova POP 110i no Brasil


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Últimos Anúncios

Montadoras