moto.com.br

Publicidade:

Acontece

Apresentando a nova XRE 300

02 de June de 2009
Compartilhe este conteúdo:

Aldo Tizzani

Nome: Honda XRE 300. Motor: injetado de 291,6 cm³. Potência: 26,1 cv. Estilo: on/off-road. Missão: substituir de uma só vez a XR 250 Tornado e a NX4 Falcon. Preço: R$ 12.890,00.

Depois de cinco meses de espera, finalmente a nova trail da marca nipônica é apresentada ao mercado de duas rodas. Porém só começa a ser vendida a partir de agosto.

Enquanto a moto não chega às concessionárias, conheça em detalhes as principais características da XRE 300: freio a disco na roda traseira, balança e rodas de alumínio e, de quebra, bagageiro muito parecido com o que equipa a XL 1000 Varadero.

O primeiro contato do modelo com a imprensa especializada aconteceu em 15 de maio, na pista de testes da Honda, em Rio Preto da Eva (AM). Era uma versão pré-série que só pôde ser fotografada. Agora é esperar pelos testes dinâmicos.

Com grande porte e design radical, a XRE 300 tem uma dura missão: substituir dois modelos de sucesso de uma só vez: Tornado e Falcon.

“No início, a XR 250 Tornado era muito utilizado exclusivamente para o off-road. Mais tarde, com a chegada da CRF 230, a XR 250 ficou restrita à locomoção e lazer”, explica José Luiz Terwak, gerente de novos produtos da Honda. Além disso, complementa Terwak, seria difícil adaptar o motor de 400cc da Falcon ao Promot 3. “Com isso decidimos oferecer um motor mais potente e qualidades touring à uma motocicleta baseada na Tornado”, diz o gerente referindo-se ao motor de 300cc, ao banco mais largo e também ao tanque maior da nova trail XRE.

Estilo radical

A XRE 300 conta com linhas agressivas, seguindo a tendência “adventure”. Ao passar os olhos na on/off-road da marca nipônica, chamam a atenção o bom nível de acabamento e as soluções criativas do novo modelo. Além do paralama principal elevado, há outro menor junto à roda que protege o piloto contra respingos de lama ou da água da chuva.

Na dianteira, o farol multi-refletor com lentes em policarbonato ganhou lâmpadas mais potentes (60/55W). Para dar um acabamento requintado na parte dianteira, a Honda utilizou aletas que integram o tanque de combustível (12,4 litros) ao paralama – na antiga Tornado eram 11,5 litros e na Falcon 15,3 litros. Os amantes da NX4 vão sentir falta da autonomia.

Totalmente digital, o novo painel está embutido à carenagem do farol e traz marcador de combustível, velocímetro, hodômetros total e parcial, além de luzes-espia. Mais moderno que o da Falcon e mais completo que o da Tornado, já que traz conta-giros digital.

Na traseira, o conjunto óptico é formado por lanterna e sinalizadores (piscas) independentes, suporte de placa alto e alças em alumínio integradas ao bagageiro. As rodas de alumínio na cor preta tem 21 polegadas na dianteira e 18 polegadas na traseira, calçadas com pneus de uso misto Metzeler Enduro 3.

Motor maior

Para encarar qualquer obstáculo, a XRE 300 está equipada com motor monociclíndrico de quatro tempos, 291,6 cm3, DOHC (Duplo comando no cabeçote), arrefecido a ar e com radiador de óleo.

Com 26,1 cv a 7.500 rpm de potência máxima e 2,81 kgf.m a 6.000 rpm, este propulsor apresenta o mesmo torque da irmã CB 300R. Porém, a versão naked é pouca coisa mais potente: tem 26,53 cv a 7.500 rpm.

A XRE 300 traz ainda câmbio de cinco velocidades e sistema de injeção eletrônica PGM-FI. Com o novo sistema a XRE 300 atende, com folga, aos índices de emissões de poluentes estabelecidos pela terceira fase do Promot (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares).

Ciclística

A trail da Honda foi montada sobre um novo chassi - berço semi-duplo - que, segundo a montadora, oferece agilidade e fácil pilotagem. Na dianteira, garfo telescópico de longo curso e freio a disco de 256 mm de diâmetro e cáliper de duplo pistão. Na traseira, suspensão monoamortecida (Pro-Link), com tensão de mola ajustável e balança de alumínio (Aluminium Swing Arm). Ao menos na teoria guarda o DNA off-road da Tornado para rodar com desenvoltura em estradas de terra.

O destaque fica por conta do novo freio traseiro: um disco de 220 mm de diâmetro com pinça de pistão simples. Na cor dourada, as pinças conferem visual ainda mais sofisticado ao novo modelo trail da Honda. O peso a seco da XRE 300 é de 144,5 kg – 7,5 kg mais leve que a Falcon, porém 10 kg mais pesada que a XR 250.

Disponível nas cores preta, vermelha e amarela metálica, a moto chega à rede de concessionárias em agosto. No primeiro ano, a Honda espera vender 40 mil unidades da XRE 300. O preço público sugerido é de R$ 12.890,00 (base Estado de São Paulo) e não inclui despesas com frete e seguro. Porém, na prática esta moto deverá ser comercializada em torno de R$ 13.500,00. Sua principal concorrente, a Yamaha Lander 250 (2008), tem 20,7 cv de potência máxima e custa R$ 12.331,00.

O teste desta máquina será disponibilizado ainda nesta semana para você.

Honda XRE 300
Motor: 291,6cc, DOHC, monocilíndrico, 4 tempos, 4 válvulas, arrefecido a ar
POTÊNCIA MÁXIMA: 26,1 cv a 7.500 rpm
TORQUE MÁXIMO: 2,81 kgf.m a 6.000 rpm
DIÂMETRO X CURSO: 79,0 x 59,5 mm
ALIMENTAÇÃO: Injeção eletrônica de combustível PGM-FI
RELAÇÃO DE COMPRESSÃO: 9,0 : 1
FAROL (ALTO/BAIXO): 60/55W
SISTEMA DE PARTIDA: Elétrica
CAPACIDADE DO TANQUE: 12,4 litros (2,3 litros de reserva)
ÓLEO DO MOTOR: 2,0 litros (1,4 litro para troca)
TRANSMISSÃO: 5 velocidades
EMBREAGEM: Multidisco em banho de óleo
SUSPENSÃO DIANTEIRA: Garfo telescópico com 245 mm de curso
SUSPENSÃO TRASEIRA: Pro-Link com 225 mm de curso
FREIO DIANTEIRO: Disco simples de 256 mm de diâmetro e cáliper de duplo pistão
FREIO TRASEIRO: Disco simples de 220 mm de diâmetro e cáliper de pistão simples
PNEU DIANTEIRO: 90/90 – 21M/C (54S)
PNEU TRASEIRO: 120/80 – 18M/C (62S)
CHASSI: Berço semiduplo
ALTURA DO ASSENTO: 860 mm
ALTURA MÍNIMA DO SOLO: 259 mm
DIMENSÕES (C x L x A): 2.171 x 830 x 1.181 mm
ENTRE-EIXOS: 1.417 mm
PESO SECO: 144,5 kg
CORES: Preta, vermelha e amarela metálica
PREÇO: R$ 12.890,00



Fonte:
Agência Infomoto
Compartilhe este conteúdo:

Honda lança seguro acessível para a nova linha de 650cc

Harley-Davidson apresenta motos da linha 2015 no Brasil

MV Agusta apresenta duas novas versões da Brutale 800

Denatran aumenta valores de multas em 1º de novembro

L'Aquila comemora 35 no mercado das duas rodas

Honda premiará o motociclista mais motodependente

Honda trará para o Brasil a CB 1000 R Barracuda

Yamaha apresenta a esportiva compacta YZF-R3 nos EUA

Honda CB 300R versão 2015 chega à rede de concessionárias

Honda trará para o Brasil a CB 1000 R Barracuda

Harley-Davidson promove o São Paulo Harley Days 2014

São Paulo Harley Days acontece dias 18 e 19 de outubro

Kawasaki do Brasil comemora seis anos no Brasil

Harley-Davidson apresenta motos da linha 2015 no Brasil


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Últimos Anúncios

Montadoras
Ducati Honda CB 600 F Hornet Motos Usadas Kawasaki Motos Novas Fazer Transalp Fipe Yamaha YZF R1 Suzuki Kasinski Moto Velocidade Srad Sundown Motos CBR Harley Davidson MotoGP BMW XT 660 Tornado 600RR Ofertas Shadow Revista Off Road

Siga-nos

ícone orkut ícone youtube ícone twitter ícone facebook ícone rss