moto.com.br
Publicidade:

Acontece

Agora flex, Honda CB 300R e XRE 300 chegam às lojas

20 de February de 2013
Compartilhe este conteúdo:

A Honda dá mais um passo na ampliação da sua linha de modelos bicombustíveis produzidos no País. Depois da Biz 125, CG 150 Fan, CG 150 Titan e NXR 150 Bros, a marca japonesa amplia o seu line-up de motos bicombustíveis com a chegada da CB 300R e da XRE 300 Flex. A naked CB 300R tem preço inicial de R$ 11.990 enquanto a trail XRE 300 sai a partir de R$ 13.290.

A CB 300R chama a atenção pelo seu apelo urbano e esportividade. O modelo é uma opção tanto para encarar o uso urbano quanto para as estradas, nos finais de semana. A novidade na versão 2013 é o defletor na lateral integrado à carenagem e localizado próximo ao tanque de combustível, deixando o modelo imponente.

Já a parte traseira, apresenta lanterna exclusiva e a rabeta curta e afilada, reforçando sua leveza. O assento em dois níveis garante o conforto tanto do piloto quanto do garupa. Para este último, há também alças em alumínio, que completam o design da motocicleta.

O painel de instrumentos da CB 300R traz tacômetro analógico e display digital com velocímetro, hodômetro total e parcial, marcador de nível de combustível, luzes indicadoras de injeção eletrônica, neutro, farol alto e sinalizadores de direção. Visando orientar o consumidor com relação ao funcionamento da tecnologia Flex, o painel traz ainda uma nova luz indicadora, que acenderá sempre que houver uma elevada concentração de etanol (álcool) no tanque e temperatura ambiente abaixo de 15ºC no momento da partida que indicará uma possível dificuldade de partida a frio do motor. Após o aquecimento do motor, a luz se apagará.

Para garantir agilidade na pilotagem urbana e bom desempenho nas estradas, o modelo é equipado com o motor DOHC (Double Over Head Camshaft), de 291,6 cm3, com duplo comando de válvula no cabeçote, monocilíndrico, quatro tempos, com quatro válvulas e radiador de óleo. Enquanto a motocicleta desenvolve torque de 2,82 kgf.m a 6.500 rpm e potência 26,53 cv a 7.500 rpm quando abastecida a gasolina, estes valores mudam para 2,86 kgf.m a 6.500 rpm e 26,73 cv a 7.500 rpm , respectivamente quando utilizado álcool.

A motocicleta recebe ainda sistema de injeção eletrônica de combustível PGM-FI (Programmed Fuel Injection), garantindo acelerações progressivas e lineares.

Do tipo berço semiduplo em aço tubular, o chassi da CB 300R proporciona resistência às torções e excelente dirigibilidade. O modelo conta com partida elétrica e bateria selada, isenta de manutenção periódica.

O modelo é equipado com suspensões dianteira do tipo garfo telescópio com 130 mm de curso, e traseira monoamortecida com 105 mm de curso. A CB 300R utiliza pneus esportivos largos e de perfil baixo, do tipo 110/70 – 17 M/C na dianteira e 140/70 – 17 M/C na traseira, que garantem estabilidade, tração e aderência. As rodas de alumínio de cinco raios duplos e 17 polegadas possuem desenho exclusivo e reforçam a esportividade do modelo.

Quando o assunto é a segurança, a versão 2013 Standard conta com freio dianteiro a disco com 276 mm de diâmetro e cáliper de duplo pistão e traseiro, também a disco, com 240 mm de diâmetro. Há também a opção com freios C-ABS, que reúne os benefícios do ABS (Anti-Lock Brake System) e do CBS (Combined Brake System).
Completando o conjunto, recebe ainda o Sistema Honda de Proteção, composto por shutter-key (fechadura acionada com chave sextavada e combinação magnéticas) e comb-lock (trava do guidão combinada à chave de ignição).

Disponível nas cores preta, vermelha metálica e amarela, a CB 300R 2013 está disponível nas concessionárias Honda desde fevereiro de 2013. O preço público sugerido é de R$ 11.990,00 (standard) e R$ 13.690,00 (versão C-ABS).

A XRE 300 é uma opção para quem necessita de um meio de locomoção para o dia a dia nas cidades e que desejam viajar ou se aventurar por estradas de terra nos finais de semana.

Seu design é distinto e reforça o seu visual “adventure”. Na dianteira, recebe farol multi-refletor em policarbonato de 60/55W, oferecendo excelente visibilidade noturna. Possui carenagem com acabamento preto texturizado, que garante grande resistência a riscos. A novidade da linha 2013 fica por conta de uma carenagem interna integrada com o para-lama principal e que oferece uma proteção maior contra respingos.
Na traseira, o conjunto óptico é formado por lanterna e sinalizadores independentes, suporte de placa alto e alças de alumínio integradas ao bagageiro em nylon de alta resistência.

O painel de instrumentos está integrado à carenagem do farol e é possível fazer a leitura do marcador de combustível, tacômetro, velocímetro, hodômetro total e parcial, injeção eletrônica, piscas, farol alto e neutro, além da nova luz indicadora do sistema Flex.

A ergonomia é garantida pelo assento em dois níveis. O guidão permite que o piloto mantenha os braços mais elevados, evitando a fadiga em longos percursos. Destaque também para o aumento da capacidade do tanque de combustível, agora com espaço para até 13,4 litros.

A XRE 300 é equipada com motor DOHC (Double Over Camshaft), de 291,6 cm3, monocilíndrico, quatro tempos, arrefecido a ar, radiador de óleo e sistema de injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection). Desenvolve potência máxima de 26,1 cv a 7.500 rpm e torque 2,81 kgf.m a 6.500 rpm quando alimentada com gasolina, e 26,3 cv e 7.500 rpm e 2,85 kgf.m a 6.500 rpm, respectivamente, quando for abastecida com etanol.

O modelo possui ainda câmbio de cinco velocidades. Recebe ainda partida elétrica e bateria selada, isenta de manutenção periódica. A XRE 300 conta com chassi do tipo semiduplo.

Pensando em absorver os impactos e assegurar resistência a torções, o conjunto de suspensão apresenta, na dianteira, garfo telescópio com 245 mm de curso. Na traseira, conta com mono-amortecida do tipo Pro-link e balança de alumínio, com 225 mm de curso, garantindo uma pilotagem macia e agradável em qualquer situação.

A motocicleta recebe rodas raiadas de 21 polegadas na dianteira e 18 polegadas na traseira, com aro em alumínio. Os pneus de uso misto dão um visual mais arrojado para a XRE 300.

Na versão Standard, conta com freio dianteiro a disco, com 256 mm de diâmetro e cáliper de duplo pistão, e o traseiro também a disco, com 220 mm de diâmetro de pistão simples. Já a versão com C-ABS, recebe a tecnologia exclusiva Honda para modelos on/off road. O sistema é equipado com sensores de velocidade nas rodas traseira e dianteira, um módulo de controle que processa as informações fornecidas por estes sensores, cáliper de três pistões na dianteira, freio a disco na traseira e luz de advertência do funcionamento no painel.

A XRE 300 2013 está disponível nas concessionárias Honda nas cores preta, vermelha metálica e branca, e tem garantia de um ano, sem limite de quilometragem. O modelo tem preço público sugerido de R$ 13.290 (standard) e R$ 14.990,00 (versão C-ABS).

O sistema Flex possui componentes exclusivos e dispensa qualquer tipo de adaptação, permitindo o uso da gasolina, do etanol ou da mistura dos dois. Além disso, é recomendável que o próprio tanque contenha um mínino de 20% de gasolina para que se garanta a partido a frio.

A tecnologia Flex é coordenada por um ECM (Engine Control Module) exclusivo, interligado a sensores que monitoram o desempenho do motor e transmitem informações sobre a mistura que está sendo utilizada. De acordo com os dados fornecidos por estes sensores, o ECM escolhe o melhor programa de funcionamento, conforme proporção de gasolina/etanol no tanque.

O sensor de oxigênio, localizado logo na saída do motor é o principal responsável pelo perfeito funcionamento do sistema bicombustível. Ele faz a leitura dos gases queimados e passa a informação ao ECM. Com base no mapa de funcionamento escolhido, o ECM transmite as informações ao bico injetor, que fornecerá a quantidade adequada de combustível para a queima, levando-se em conta a mistura que está sendo utilizada, e assim acertará o ponto de ignição.

Para receber a tecnologia, algumas alterações técnicas foram necessárias. O bocal injetor exclusivo permite maior vazão, enquanto o filtro de combustível secundário possui maior capacidade de retenção de sujeiras e evita o entupimento precoce da bomba. O gerador foi adequado para atender ao maior esforço provocado pela partida a frio. O tratamento interno do tanque e o potenciômetro do marcador de combustível foram alterados para funcionamento com álcool. Por fim, a bomba de combustível ganhou tratamento interno para suportar o uso do álcool.

Além de toda a tecnologia aplicada, os modelos CB 300R e XRE 300 atendem aos rigorosos padrões estabelecidos pelo Promot (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares), apresentando níveis de emissões expressivamente mais baixos que os estipulados pela legislação, conforme a tabela abaixo: 

 

 

Limite Promot (g/km)

CB 300R (g/km)

XRE 300 (g/km)

Gasolina

 

Gasolina

Monóxido de Carbono (CO)

2,000

0,895

 

1,340

 

Hidrocarbonetos (HC)

0,800

0,096

 

0,195

 

Óxido de Nitrogênio (NOx)

0,150

0,069

 

0,063

 

 

Fotos: Divulgação


Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

Ducati tem crescimento recorde no Brasil em 2016

Solidariedade: Ajude o Natal das crianças da ACRIA

Nova Kawasaki Z 650 é mais agressiva só no visual

Com ação social, Moto Experience acontece no Campo de Marte, em SP

Piaggio lança novos scooters e o triciclo MP3 no Brasil

Bonneville T120 Black é novidade da Triumph no Brasil

Nova Harley Roadster 2017 chega em dezembro

Harley-Davidson e SENAI inauguram Centro Técnico em São Paulo

Yamaha MT-07 conta com novas cores para 2017

Honda CRF 1000L Africa Twin ganha ainda mais apelo Off Road

Yamaha lança nova Neo 125 com freios UBS

Ducati tem nova tabela de preços para dezembro no Brasil

Detran.SP: Permissão internacional pode ser solicitada online

BMW apresenta a aventureira compacta G 310 GS


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras