moto.com.br
Publicidade:

Acontece

ABTRANS oferece palestras grátis em empresas

07 de April de 2016
Compartilhe este conteúdo:

A ABTRANS (Academia Brasileira de Trânsito) comemora dois anos e meio de atividades e anuncia ações multiplicadoras e novos conceitos voltados para a melhoria nas condições de segurança e educação no trânsito com a realização de palestras educativas em empresas a custo zero (na região metropolitana de São Paulo).

De acordo com o jornalista e instrutor, Geraldo Tite Simões, 56 anos, sócio e diretor pedagógico, "já apresentamos palestras sobre segurança viária para várias empresas em todo o Brasil, atingindo cerca de 2.500 pessoas. Mas achamos pouco, por isso a decisão de oferecer esse serviço agora sem necessitar investimento por parte das empresas".

Entre os tópicos abordados nas palestras estão não só a técnica de pilotagem, mas também um foco especial na cidadania. "Está claro para todos os especialistas em segurança viária que o elemento humano é o principal responsável por mais de 75% dos acidentes em geral, incluindo pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas", completa Tite Simões, que escreve sobre segurança de motociclistas há 35 anos.

A decisão de franquear as palestras foi de aumentar ainda mais esse alcance. "Sabemos que as empresas estão enxugando ao máximo seus orçamentos, mas isso não pode prejudicar a segurança do bem mais valioso que é o ser humano", justifica Ronaldo Guimarães, 48 anos, sócio e diretor comercial da ABTRANS.

A ABTRANS também pretende atender empresas de outras cidades e Estados, mediante orçamento para cobrir apenas as despesas de deslocamento. "Importante é convencer o departamento de Recursos Humanos que a redução do número de acidentes de trânsito no deslocamento casa-trabalho-casa melhora efetivamente o inconsciente coletivo da empresa. Acidentes com pedestres, ciclistas e motociclistas demandam um período muito grande de afastamento, que pode chegar a seis meses. Esse afastamento causa um impacto psicológico em toda a equipe", revela Ronaldo Guimarães.



Além de palestras teóricas, com média de 90 minutos de duração, a ABTRANS também realiza cursos práticos para motociclistas iniciantes ou aqueles que queiram reciclar os conceitos. Hoje é muito grande a procura por motos e bicicletas para o deslocamento, mas a formação nas moto-escolas é muito superficial e nem sempre prepara o motociclista para enfrentar o trânsito de grandes cidades.

"A formação dos novos motociclistas ainda é muito primária e é muito difícil encontrar moto-escola que tenha scooter em sua frota", afirma Tite Simões, que lembra a procura muito grande pelos scooters (motonetas). Segundo ele o usuário de scooter é obrigado a fazer o exame em uma moto que tem funcionamento totalmente diferente ao de um scooter. "Na ABTRANS nós temos scooters para atender esse público", finaliza Tite.

"E não podemos esquecer dos ciclistas, que estão se inserindo no trânsito sem uma legislação ainda muito clara", alerta Ronaldo Guimarães. Ele explica que o aumento de usuários de bicicleta como meio de transporte requer uma atenção especial por parte das empresas, não só na educação, mas com medidas amigáveis como estacionamento adequado, vestiário e cabines de banho. "Tudo isso nós podemos contribuir com projetos de consultoria", completa.



As aulas práticas da ABTRANS são realizadas aos sábados às 9h em São Paulo, na avenida Abraão de Moraes, 2.350, tem quatro horas de duração, com valores a partir de R$ 240. A ABTRANS dispõe de frota própria, com motos de 110 a 300cc e não é necessário ser habilitado para fazer os treinamentos. Para contratar as palestras teóricas entre em contato pelo e-mail info@speedmaster.com.br. E para quem tem e deseja conhecer melhor o seu scooter, a ABTRANS e Speed Master oferecem neste sábado, dia 9 de abril, das 9h às 13h, um curso exclusivo voltado para a pilotagem de scooter, na concessionária Honda Remaza Tatuapé, na avenida Tuiuti, 1773.

Fotos: FGCom/Divulgação



Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

Moto impressa em 3D tem motor da Kawasaki H2

Ducati tem nova tabela de preços para dezembro no Brasil

Yamaha MT-07 conta com novas cores para 2017

Mercado: Venda de motos cresce 13,27% em novembro

Detran.SP: Permissão internacional pode ser solicitada online

Manutenção correta do freio é sinônimo de segurança na moto

Honda CRF 1000L Africa Twin ganha ainda mais apelo Off Road

BMW apresenta a aventureira compacta G 310 GS

Nova Honda CBR 1000RR SP é puro sangue em rédea curta

Mudanças deixam Yamaha MT-09 mais radical para 2017

Suzuki V-Strom 250 2017 mostra a cara no Salão de Milão

Honda CRF 1000L Africa Twin chega nas lojas a partir de R$ 64.900

Yamaha promete inusitada Ténéré 700 para 2018

Honda revela nova custom Rebel 500 nos Estados Unidos


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras