Publicidade

Ducati Monster 695

21 de May de 2007
Ducati Monster 695
Ver galeria de fotos
Aumentar tamanho do texto  Diminuir tamanho do texto 
Aldo Tizzani

Para os aficionados pelo planeta moto, 695 não representa uma sigla, um número, uma cilindrada. É, na realidade, a senha para entrar no fascinante mundo chamado Ducati.

Porta de entrada de marca italiana, a Monster 695 foi feita especialmente para pilotos não tão experientes, porém com muita vontade de desbravar novos caminhos.

“Esperta” e “sempre na mão”, esta naked promete transformar o simples motociclista em um “tifosi” ducatista. Do tamanho certo para os pilotos de estatura média, a 695 traz um novo motor com dois cilindros em “L” de 695 cm³ e quadro com tubos em treliça, sempre bem à mostra, uma marca registrada da linha Monster.

Como na maioria dos produtos desenhados na Itália, a 695 traz design arrojado e soluções criativas, aliados a componentes de primeira linha. A moto está equipada com rodas de liga-leve de três raios da Marchesini e suspensão dianteira invertida (upside-down), da grife Marzocchi, além dos tradicionais freios Brembo. Seu desenho é bastante atual e esbanja personalidade.
 
Mas quais seriam as vantagens da Ducati 695 frente a sua principal concorrente, a Honda Hornet? Primeiro: a 695 é a última versão do modelo lançado na Europa no ano passado, enquanto a Hornet, comercializada no Brasil, é ainda a primeira versão da naked da Honda, alimentada por carburador.

Segundo: o preço. A Honda Hornet, um dos modelos mais desejados na categoria naked de média cilindrada, custa R$ 31.500,00. Por mais R$ 5.400,00, o motociclista terá um mito italiano em sua garagem, que já traz motor mais moderno e injeção eletrônica.

Porém, a Ducati é uma moto mais “mansa” se comparada à Honda, que traz um motor quatro cilindros em linha, mais potente e de respostas rápidas. São dois estilos de pilotagem completamente distintos. Na 695, o piloto é mais “tranqüilo”, já que quer curtir cada minuto sobre a moto. Já a Hornet foi projetada para motociclistas experientes, que sabem aproveitar toda sua força e potência em altas rotações — 96,5 cv de potência máxima a 12.000 rpm e torque de 6,43 kgf.m a 9.500 rpm.

Motor e ciclística

Como a primeira impressão é a que fica, a Ducati 695 é uma moto muito divertida de se pilotar. O motociclista se encaixa em suas curvas. Falando nisso, em função de sua geometria, ângulo de inclinação e dos pneus esportivos, a Ducati gruda nas curvas. É só o condutor inclinar o corpo de um lado para o outro. Assim, a diversão está garantida nas rodovias mais travadas.

Esta “street fighter” está equipada com um novo propulsor dois cilindros em “L”, com comando desmodrômico, além, é claro, da injeção eletrônica, que garante melhor desempenho e menor consumo. A potência máxima declarada é de 73 cv a 8.500 rpm; 23,5 cv a menos que a Hornet. O torque máximo é de 6,2 kgf.m a 6750 rpm. Com esta configuração, a moto é mais esperta no trânsito urbano e também se apresenta como uma boa companheira de viagem.
 
Uma novidade no modelo é a adoção do APTC (Adler Power Torque Clutch), sistema que deixa a embreagem mais macia, facilitando assim a vida do motociclista em trajetos urbanos, onde geralmente acontecem muitas trocas de marcha.
 
Os sistemas de suspensão e freios são muito eficientes, mesmo em situações extremas. A suspensão dianteira invertida, construída em tubos de 43 mm, tem curso de 130 mm. Na traseira, a balança oscilante traz um monoamortecedor Sachs com 148 mm de curso. O conjunto absorve com muita propriedade as imperfeições do terreno.

Já os freios são, de certo modo, superdimensionados para o modelo. Com a utilização de discos duplo na dianteira (300 mm de diâmetro) e simples na traseira, com 245 mm. Como toda a família Monster, a 695 conta ainda com um completo painel de instrumentos e alarme (imobilizador) como item de série. O peso a seco é de 168 quilos e o tanque de combustível tem capacidade de 14 litros.

Ficha Técnica

Motor: Bicilindrico em “L”, comando de válvulas desmodrômico, 2 válvulas por cilindro, arrefecimento a ar
Capacidade cúbica: 695 cm³ 
Diâmetro e curso: 88 x 57,2 mm
Taxa de compressão: 10,5:1 
Potência máxima: 73 cv a 8500 rpm 
Torque máximo: 6,2 Kgf.m a  6750 rpm 
Câmbio: 6 velocidades
Transmissão final: corrente
Alimentação: Injeção eletrônica
Partida: Elétrica
Quadro: Tubos de aço em treliça
Suspensão dianteira: Upside-down Marzocchi, com 130 mm de curso
Suspensão traseira: Monoamortecedor progressivo Sachs, com 148 mm de curso
Freio dianteiro: Disco duplo de 300 mm e pinça de 2 pistões
Freio traseiro: Disco simples de 245 mm, pinça de 2 pistões
Pneu dianteiro: 120/60 ZR-17 em rodas de liga-leve de 3 raios
Pneu traseiro: 160/60 ZR 17 em roda de liga-leve de 3 raios
Comprimento total: 2.100 mm 
Largura total: 900 mm 
Altura total: 1.212 mm 
Distância entre eixos: 1.440 mm 
Altura do assento: 770 mm
Peso seco: 168 kg 
Tanque de combustível: 14,0 litros 
Cores: Vermelha e preta
Preço: R$ 36.900,00

Fotos: Idário Araújo e Divulgação.


Fonte:
Agência Infomoto

Para comentar essa notícia é necessário estar identificado no site!


Identifique-se aqui!


Caso não possua cadastro, não perca tempo cadastre-se agora mesmo!



Comentarios ( 19 )

Fernando - São Paulo / São Paulo
postado em: 09/07/2008, 13:50:15

A moto é show. Tanto na estrada como na cidade. A questão de peças é problema de qq veículo diferente no Brasil. Procure oficinas que façam manutenção dessas motos que eles arrumam as peças importadas. Eu levo a minha Ducati na Guard Rail. Um abraço
denuncie este comentário



Zayb - São Paulo / SP
postado em: 04/05/2008, 19:26:24

A Monster 695 é MARAVILHOSA! Acabei de comprar uma, mas acabei de dar um chão na bonita...rsrsr e já estou com problemas em encontrar um retrovisor lateral esquerdo...aliás...alguém sabe onde posso encontrar o tal retrovisor? De qq forma, com dificuldade ou não p/ encontrar peças, de fato é uma máquina perfeita!
denuncie este comentário



Marcelo Goedert - Brasília / DF
postado em: 10/03/2008, 15:57:53

Sou motociclista há 22 anos. Hoje tenho uma Ducati Monster 900 - 1999. É disparada a melhor moto que já pilotei. A tradição e modernidade do conjunto é incomparável e realmente tem-se a impressão de que os japoneses "juntam peças" e chamam de moto. Mas realmente lamento a falta de investimentos dos representantes da Ducati no Brasil. Tenho muito problema para conseguir peças.
denuncie este comentário



Eduardo - Dois Irmãos / RS
postado em: 11/02/2008, 15:45:27

Se a Ducati é feia , mulher bonita pra Vc é a Araci de Almeida.
denuncie este comentário



Galeno Edgar - Brasília / DF
postado em: 21/11/2007, 15:53:41

É muito importante verificar o público alvo, pois há pilotos e pilotos, eu por exemplo, tenho uma Suzuki GSFX 750F, e não tenho habilidade, coragem e vontade para levá-la ao limite, e estou procurando uma moto alternativa, que me de mais prazer em pilotar do que velocidade. Achei muito interessante a Ducati, mais fiquei muito preocupado pois tive muita dificuldade para achar uma concessionária na internet. Já pensou se eu cair com ela, onde vou achar peças?
denuncie este comentário



FKmax - Americana / SP
postado em: 07/08/2007, 17:13:41

Sobre as japonesas ganharem tudo a muito tempo, devo dizer que o Motogp, que usa protótipos não é o melhor padrão para fazermos essa análise, mais sim o Mundial de Superbike, que são as motos de rua com mudanças limitadas, dos 19 titulos de SBK até hoje, a Ducati já levou 14. Bem, deve-se dar creditos para essa marca. Agora se tem gente que gosta de Hornet, 7galo, etc, tudo bem, meu tio anda de lambreta até hoje, é questão de gosto.
denuncie este comentário



Klaiton olegari - Erechim / RS
postado em: 23/07/2007, 12:01:04

Jovem eu infelizmete não tive como comprar a monster se tu tentar também não consegues aqui não tenho essa oportunidade na verdade buscava a 749D, porém a R6 vem bem....é como te disse acho a Hornet uma bela moto agora se vc não conseguiu levá-la até a condição de limite que te faz observar seu defeito peço que nem tente....sejas feliz com tua hornet e sucesso...exclusividade é para alguns...
denuncie este comentário



Perna394 - Santos / SP
postado em: 19/07/2007, 14:25:28

Gauchão, teu problema é braço, que deve ser tão curto quanto o teu cérebro; a Pirelli tem razão mesmo, controle é tudo! Se gostas tanto assim da Ducati por que então uma R6? Marcelo, vc tem razão; de fato isso é um problema comum a produtos de sucesso que despertam a atenção dos amigos do alheio. Quanto a sua alternativa, seja feliz dentro do possível. Sem frescura!
denuncie este comentário



marcelo - São Paulo / SP
postado em: 14/07/2007, 01:34:20

Tive uma Hornet (numero de serie 220) a qual curti por dois anos. Ai, como alguem comentou, pessoas sem condiçoes de manter a maquina, a estao comprando e na hora de uma manutençao ou de recuperar de um tombo, nao conseguem comprar as pecas originais, recorrendo a ladroes e pecas de usadas suspeitas. Como nao gosto de andar com um alvo nas costas, vendi a HORNET. Agora estou de Ducati Monster. Uma MAQUINA. Leve , agil, sem frescura e SEGURA. Coitado dos donos de Hornet, sócios de seguradoras.
denuncie este comentário



Klaiton olegari - Erechim / RS
postado em: 05/07/2007, 12:46:11

Pobre de vc que além de não entender de moto tb não entende de árvore....a rigidez torcional encontrado no quadro da hornet é pequena perto do esperado para uma moto com motor four...usar o motor para aumentar tal quesito prejudicou sensivelmente essa que sem dúvida é uma bela moto, porém, inferior em qualquer aspecto se compararmos a Monster e até Bandit..a pirelli dise: potência não é nada sem controle e controle em curva é uma coisa que a hornet desconhece.a propósito tenho uma R6..já tive h6
denuncie este comentário



Perna394 - Santos / SP
postado em: 12/06/2007, 22:38:14

Aos entendidos em Ducati, que acelera na reta e balança nas curvas mais do que palmeiras ao vento, se quiserem falar de moto italiana falem da MV Agusta, esta sim moto de verdade e com história. As japonesas são tão ruins que ganham tudo há muito tempo. Deve ser por causa da tecnologia ultrapassada, não é mesmo? Comprei minha 'coitada' à vista, embora não seja da vossa conta. Mas, se quiserem dindim pra gastar com mecânico, é só avisar! Os juros cobrados serão proporcionais a vossa esperteza!
denuncie este comentário



Helio Neto - Belo Horizonte / MG
postado em: 30/05/2007, 13:21:52

Pode falar o q quiserem da Honda...Mais potente, mil e uma oficinas especializadas, consórcio e o escambau....Ma uma DUCATI MONSTER não tem vespa, maribondo, abelha q chega aos pés de uma DUCATI. Quem tem um motor desmo para acelerar...nunca mais vai querer japonesinhas aos seus pés.....As italianas são mais gostosas......(Hornet coitada)...rsrsrrs
denuncie este comentário



mario saten - Bragança Paulista / SP
postado em: 28/05/2007, 10:06:42

Vc's todos paga pau da hornet....no mínimo pagam esses lixos financiados, não tem condições de comprar uma monster e desdenham...nunca pilotaram uma moto de verdade....se a hornet é o espelho de moto para vc's tenho dó....precisam sair desse mundinho provinciano e entender o espirito de um mito como esse....boa sorte a todos e que consigam pagar suas parcelas antes que o banco tome essas maravilhosas Hornet....
denuncie este comentário



Reginaldo Perna - Santos / SP
postado em: 22/05/2007, 21:09:56

Moto feia, cara e mal ajambrada! Quem gosta de comando desmodrô_mico é o mecânico que vai tirar o dindim suado dos incautos. Tô fora! Prefiro minha Hornet 'véinha', 'fraquinha' carburada e ultrapassada!
denuncie este comentário



Marcelo - São Paulo / SP
postado em: 22/05/2007, 15:57:09

Ducati, hahaha, não obrigado, não quero ficar amigo do mecânico!!!
denuncie este comentário



PADRE - São Carlos / SP
postado em: 21/05/2007, 21:23:55

Só quem já acelerou uma Ducati sabe a que se refere esta reportagem. Fora a economia de combustível, mais de 22km/l, e a força em baixa que a Hornet não possui. Suspensão admirável, design italiano, maravilhosa. Quem um dia compra e acelera uma Ducati nunca mais se satisfaz com uma japoneza, por mais potente que seja. Não podemos esquecer que são 73CV medidos no eixo da roda, e não como as japonezas que medem no eixo do virabrequim. Realmente não se comparara com uma moto superada como a Hornet!
denuncie este comentário



Rodrigo Paulucci - Jacareí / SP
postado em: 21/05/2007, 19:08:16

Acredito que a Ducati (no caso, a empresa que representa a marca no Brasil). Poderia adotar outra estrategia para divulgar / promover seus produtos. Acredito que os argumentos para compra não são convincentes. Até entendo que as comparações são inevitáveis. (no caso, comparar com a Honda Hornet). Porém, no meu ponto de vista, deveria-se estudar, de forma mais profunda, o publico alvo, para tentar identificar qual é o diferencial da Marca / Produto.
denuncie este comentário



Leandro Bastianin Alvares - Volta Redonda / RJ
postado em: 21/05/2007, 19:03:46

Até que enfim podemos sonhar com motos artesanais como a Ducati, eu sei que não tem como não comparar a monster 695 com a hornet, mas vamos deixar esse mania de achar que só honda é moto! Não da para comparar a tecnologia e os materiais empregados na ducati, ducati não se resume apenas em numeros de desempenho, mas sim em cunjunto, são motos artesanais! Espero que os Brasileiros entrem de cabeça e comprem muitas ducati para a marca se consolidar de verdade no nosso pais, valeu!!!
denuncie este comentário



Boeira - Capanema / PR
postado em: 21/05/2007, 14:17:43

Ô Motinho Feiiiaaaa!!! Só Maluco Mesmo Para Comprar Uma Moto Dessa!!!
denuncie este comentário





© Copyright - 2009 | MOTO.com.br | Todos os direitos reservados | All rights reserved.
Resolução Mínima: 800x600