Publicidade

Suzuki Bandit N1200

07 de May de 2007
Suzuki Bandit N1200
Ver galeria de fotos
Aumentar tamanho do texto  Diminuir tamanho do texto 
Arthur Caldeira

A família de motos Bandit da Suzuki já está na estrada, ou melhor, na linha de produção, há mais de dez anos — a primeira integrante dessa “quadrilha” surgiu em 1996.

Prova indiscutível de sua receita de sucesso são as constantes modernizações do modelo, mas sem perder suas características minimalistas. Recentemente sofreu mudança até na capacidade cúbica e, conseqüentemente, no seu nome, passando dos originais múltiplos 600 e 1200, para 650 e 1250 — ganhando ainda refrigeração líquida e injeção eletrônica na versão 2007, lançada agora na Europa.
 
No Brasil, só estão à venda, por enquanto, os modelos 650 e 1200, nas versões naked (N) e semi-carenada (S), todas carburadas e com refrigeração mista (ar e óleo). A penúltima versão da Bandit 1200, a “cabeça” dessa quadrilha de motos, acaba de desembarcar no Brasil.

Ainda não traz a desejada refrigeração líquida e a injeção eletrônica, que certamente melhoram ainda mais o desempenho desse respeitável motor de quatro cilindros em linha. Porém, passou por um face-lift que modernizou seu visual. Além disso, pelo seu preço atraente e extremo conforto é uma boa opção de compra no segmento.

Motor “torcudo”

Independentemente do gosto do freguês, caso prefira a versão N ou S, o destaque fica para o enorme propulsor de 1.157 cm³ divididos em quatro cilindros pintados em preto. Neste modelo 2007 “brasileiro”, as tampas laterais polidas causam um contraste interessante. Mas o que conta mesmo é seu comportamento de motor forte, “torcudo” na linguagem dos motociclistas.
 
Não é por menos, afinal, o torque máximo está disponível já a 6.500 rpm, rotação baixa para um quatro-em-linha. Nas versões anteriores, até proporcionava susto ao se girar o acelerador com vontade — a frente se levantava facilmente.

Neste modelo 2007, com a balança traseira 4,5 cm mais longa, este “problema” foi sanado. Por outro lado, o torque é mais que suficiente para uma pilotagem prazerosa sem muitas mudanças de marchas. Na estrada é possível manter a quinta e última marcha praticamente todo o tempo sem perder agilidade nas retomadas.
 
A potência não deixa a desejar: são 98 cv a 8.500 rpm. Se comparado a outras motos mais esportivas com a mesma capacidade cúbica, esse número pode parecer pouco, porém, permite atingir velocidade máxima em torno dos 230 km/h.

Na versão naked, avaliada no teste, essa velocidade está acima do limite ditado pelo desconforto causado pelo forte vento acima dos 140 km/h. Entretanto, abaixo disso, o conforto proporcionado pelo guidão bem posicionado, banco bipartido macio e largo, e pedaleiras mais relaxadas permite se tocar por muitas horas, seja na estrada ou nos deslocamentos diários. Por isso, a versão “S” com semi-carenagem agrada àqueles que usam a Bandit principalmente em viagens.

Conforto em primeiro lugar

Todo o conjunto ciclístico foi projetado para equilibrar esportividade e conforto, uma de suas grandes qualidades. A suspensão dianteira é um garfo telescópico tradicional, com tubos externos redesenhados nessa nova versão. Na traseira, um único conjunto mola-amortecedor fixado por links à balança dá conta do recado.

Apesar de ambas serem reguláveis, foram calibradas para absorver as ondulações do piso permitindo viajar sem a “dureza” comum nas superesportivas. Com isso, limitam uma pilotagem mais radical, mas permitem que se deite nas curvas com segurança, desde que não se esqueça que se trata de uma naked e o conforto vem em primeiro lugar.

Os freios são bem dimensionados. Na frente, dois discos flutuantes “mordidos” por pinças de seis pistões opostos param os 215 kg (a seco) da Bandit. Atrás, um disco simples com pinça de dois pistões ajuda a mantê-la no trilho em frenagens mais fortes.

As rodas de liga-leve de 17 polegadas trazem os bons pneus Dunlop Sportmax sem câmara — 120/70 na dianteira e um 180/55 na traseira. Assim como toda a moto, trazem esportividade e conforto na dose certa.
 
O quadro tubular pintando na cor da moto (azul, vinho ou preta) dá o toque final nessa “bandida”, que tem neste visual clássico de moto com “cara de moto” seu grande trunfo.

Companheira de fuga

Se você busca uma moto para suas voltas pela cidade, mas que possa ser uma boa companheira de viagem, a Bandit 1200 é uma ótima escolha. Além das qualidades de seu motor e da excelente posição de pilotagem, ela traz outros atributos que fazem dela a companhia ideal na hora de se fugir da rotina.

A começar pelo enorme tanque com capacidade para 20 litros. Com uma média de consumo em torno dos 16 km/l, proporciona mais de 300 quilômetros de autonomia. Não se preocupe, o nível de combustível em forma de barras no painel digital vai começar a piscar quando a moto chegar na reserva (de cerca de 4 litros).

Localizada no mostrador direito, a tela de LCD traz ainda o velocímetro, hodômetros (total e dois parciais) e um útil relógio. O outro mostrador fica reservado para o conta-giros analógico. Destaque para a pequena cobertura do painel na cor da moto que dá um ar moderno a essa naked.

A única falha na hora de viajar são os ganchos na rabeta, esta também redesenhada no modelo 2007. Há apenas dois deles posicionados na alça do garupa. Caso pretenda fazer da Bandit sua companheira de fuga, vale a pena investir em um bauleto ou em maletas laterais.

Mas o que faz da Bandit N1200 realmente uma boa opção de compra é seu preço. Se comparada a outras motos com a mesma capacidade, os R$ 41.133 (R$ 43.190 na versão “S”) valem a pena.

Não há atualmente nenhuma moto com essa capacidade cúbica nesta faixa de preço. Em breve, deve chegar ao país a Honda CB 1300, uma enorme naked com motor de quatro cilindros em linha, mas ainda não há previsão de preço. Por enquanto essa “Bandida” de 1200 cc reina sozinha.

Ficha Técnica

Motor: 4 tempos, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, comando duplo no cabeçote (DOHC) e refrigeração mista (com radiador de óleo)
Capacidade cúbica: 1.157 cm³ 
Diâmetro e curso: 79,0 x 59,0 mm 
Taxa de compressão: 9,5 : 1 
Potência máxima: 98 cv a 8.500 rpm 
Torque máximo: 9,4 kgf.m a 6.500 rpm 
Câmbio: 5 velocidades
Transmissão final: por corrente
Alimentação: Quatro carburadores
Partida: Elétrica
Quadro: Tubular
Suspensão dianteira: Telescópica convencional, ajustável na pré-carga da mola
Suspensão traseira: Balança monoamortecida fixada por link regulável 
Freio dianteiro: Disco duplo ventilado e flutuante com pinças de 6 pistões opostos 
Freio traseiro: Disco simples ventilado com pinça de 2 pistões
Pneu dianteiro: 120/70 - 17 sem câmara 
Pneu traseiro: 180/55 - 17 sem câmara 
Comprimento total: 2.140 mm 
Largura total: 765 mm 
Altura total: 1.100 mm 
Distância entre eixos: 1.430 mm 
Distância do solo: 130 mm
Altura do assento: 790 mm
Peso seco: 215 kg 
Tanque de combustível: 20,0 litros 
Cores: Azul, preta e vermelha   
Preço: R$ 41.133,00 (versão N, naked)

Fotos: Renato Durães.


Fonte:
Agência Infomoto
Comentarios ( 32 )

mauro - /
postado em: 02/11/2008, 22:04:58

A Bandit 1250 injetada e líquida me dá muito conforto e esportividade com muito torque em baixas rotações e estou muito satisfeito, tenho amigos que trocaram pela Srad e voltaram pra Bandit.
denuncie este comentário



Leo de Almeida - /
postado em: 20/09/2008, 19:09:55

Correção: "Circuito" Ja pilotei a Hornet e tenho uma B12. Elas são similares como nakeds, quadricilindricas e carburadas (eram), para por aí. A B12 tem uma proposta mais voltada para o conforto do que para esportivdade, embora ela aceite uma pilotagem esportiva. Mas ultrapassada, jamais. Custons são motos ultrapassadas? São fabricadas ate hj. São estilos diferentes, nem piores nem melhores. Considero, para a minha finalidade, a B12 muito versatil, forte e confortavel. Um abraço a todos.
denuncie este comentário



Léo de Almeida - /
postado em: 20/09/2008, 18:52:28

Num curcuito, com muitas curvas, a Hornet faria um tempo mais rapido do que a B12. Ela é mais agil em curvas, transições e frenagens. Mas na arrancada a B12 ganha. A Hornet tem dna de esportiva, quadro e motor vindos da Cbr 600 F, baixo peso e motor q so acorda nas altas. É uma otima moto. Ja a B12, tem quadro e suspenções mais "conservadores", 217kg (a seco) e 5 marchas longas. Muito torque em baixo giro, muito boa para retomadas e saidas de curvas. Otima moto tb, e foi a minha escolha.
denuncie este comentário



Fritz Hans - São Paulo / São Paulo
postado em: 06/07/2008, 18:59:47

Aos MANÉS que pensam que Hornet é páreo para Bandit 1250 ou 1200 um recado: Quando nascerem de novo peçam para não serem tão ignorantes! Hornet ganha da Bandit 650(por pouco),mas vira poeira atrás das 1200 ou 1250! Entendem?!? Punheta é punheta,buceta é buceta!
denuncie este comentário



genteboaforyou - Cuiabá / MT
postado em: 27/04/2008, 10:11:27

concordo que as bandit ta ultrapassada mas msm assim a moto e um classico e nunca vai ficar desatualizada sempre vai ter seu valor alem do mais e muito bonita e robusta essa moto, na minha opinião as ban 1200 dão um caldo nas hornets .... faloww
denuncie este comentário



Mauro - Boituva / SP
postado em: 04/03/2008, 02:27:34

Paco... Estamos aqui para discutir sobre motos de uma forma saudável. É difícil tomar por base uma CBR 1000 RR, moto esportiva de última geração comparando com uma BANDIT 1200 q é uma moto TURING... as propostas são muito diferentes. Outra coisa: provavelmente a Bandit q vc andou deveria estar muito mal cuidada. A minha é completamente lisa a 200km/h e a retomada é absolutamente linear... ela vai de 30km/h a 200 em 5ª sem dar nenhuma engasgada... e vai num tiro! Falowwww.
denuncie este comentário



Marcelo - Belo Horizonte / MG
postado em: 11/02/2008, 12:50:44

Preconceitos a parte, já que babacas existem em todo lugar, não só em Minas Gerais como também no Paraná e em todo o mundo, expresso minha opinião: Hornet e Bandit apesar da diferença de idade de projeto tem o custo-benefício bem similar. Ambas não são motos de ponta, mas tem uma boa performance, lembrando que performance depende de 5 coisas: potência, torque, ciclística, peso e piloto. Espero poder comprar uma Bandit 1250, mesmo que em várias prestações.
denuncie este comentário



Alex - São Paulo / SP
postado em: 08/08/2007, 22:07:31

Pessoal...gosto é gosto e respeito a todos. O que importa é a paixão pelo vento na cara, sentir as curvas em uma bela estrada juntamente com seus amigos que curtem a mesma paixão...Agora o que não pode passar em branco são os preços abusivos praticados neste país...enquanto pagamos R$ 64.000,00 por uma CBR600RR, a mesma moto no país vizinho (Argentina) a mesma moto custa U$12.000,00, ou seja R$24.000,00....Onde vai toda esta diferença...TEMOS QUE DIVULGAR ESTA ROUBALHEIRA.
denuncie este comentário



Paco González - São Paulo / SP
postado em: 10/06/2007, 13:38:46

Acho interessante os comentários q. leio sobre Suzuki e Honda. Sou proprietário de uma CBR 1000 2007, e recentemente tive a oportunidade de "tocar" uma Bandit 1200 2006 na Rod. Marechal Rondon...me desculpem os amantes da Bandit, mas quando atingi os 160 km/h, a vibração da moto é imensurável...sem falar no enorme peso dessa moto...outro detalhe, as retomadas de velocidade não são confiáveis..talvez a nova Bandit 1250 com 130cv q. já roda na Europa e freios ABS, essa sim pode incomodar.
denuncie este comentário



Eduardo Pereira - São José dos Campos / SP
postado em: 08/06/2007, 16:31:56

Só para complementar: A melhor moto é a moto NOVA. Tudo vem zerado, você conhece todo o histórico da moto, e sabe como amaciou. Ao pegar uma srad usada, a chance de pegar uma bomba é enorme. Porque, para ter maior potência, outras coisas são sacrificadas, devido à maior rotação e taxa de compressão do motor. O FORD GT foi o maior vencedor de LE MANS, em cima das ferraris (que trabalhavam com giros muito mais altos)justamente por ser um motor torcudo que trabalhava com giro menor e durava mais.
denuncie este comentário



Eduardo Pereira - São José dos Campos / SP
postado em: 08/06/2007, 16:04:29

Marcos Vinícius, você começou bem e terminou muito mal seu comentário. Realmente, a cilindrada não é potência, mesmo porque potência = torque X rotação A Srad 750 pode ter maior potência, porém tem menor torque, e a potência maior só é percebida esguelando a moto. A bandit 1200 só não tem cavalaria maior porque seu motor está projetado para produzir torque em baixa e média rotação, ou seja, 80% do tempo de pilotagem de quem anda na rua... Aí vai do gosto do freguês. Aconselho estudar mais.
denuncie este comentário



marcos vinicius - Piracicaba / SP
postado em: 05/06/2007, 18:16:25

ai centauro , ja vi q vc não entende nada de moto , cilindrada não tem nada a ver com potencia, e se eu sou vcs galera pego esse dinheiro e conpro uma gsxr 750 srad usada , vcs vão sair mais no lucro do q conprar uma 600 q não vale isso e uma 1200 q mais parece uma banheira vallleeuuuuu
denuncie este comentário



Gilberto Junior - Porto Alegre / RS
postado em: 10/05/2007, 12:19:46

A Bandit e uma paixão e so quem tem pode comentar, descordo do consumo colocado na reportagem que faz 16 km/l ou mais de 300 km com 1 tanque, ela faz no máximo 13km/l e no pau não passa de 8 km/l, tenho bandit a 10 anos e o prazer de acelerar um 4x1 e esse....
denuncie este comentário



Centauro - São Bernardo do Campo / SP
postado em: 08/05/2007, 23:06:17

Nunca li papo furado... Mil é mil, se for mil e duzentas, é mais que mil... Mil e duzentas, zerada por quarenta e três "paus", acho que o Brasil nunca viu isso... Tá na mão, é só pegar e curtir... Todo esse blá, blá, blá, em cima de uma 1200 não que dizer absolutamente nadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa....
denuncie este comentário



Centauro - São Bernardo do Campo / SP
postado em: 08/05/2007, 23:06:15

Nunca li papo furado... Mil é mil, se for mil e duzentas, é mais que mil... Mil e duzentas, zerada por quarenta e três "paus", acho que o Brasil nunca viu isso... Tá na mão, é só pegar e curtir... Todo esse blá, blá, blá, em cima de uma 1200 não que dizer absolutamente nadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa....
denuncie este comentário



Boeira - Capanema / PR
postado em: 08/05/2007, 19:57:13

Suzuki U.S.A - Bandit 1250 S - Modelo Novo $ 8.799,00 Não é caro, Aqui no Brasil que é caro, Quem mete a Mão???
denuncie este comentário



Boeira - Capanema / PR
postado em: 08/05/2007, 19:40:38

Concordo com Você Duarte!!! Por que esperar a Hornet 600 Modelo Novo Que está na Europa, só da qui uns 5 anos. Eu não posso comprar uma Moto dessa!!! Mas que é caro é!!! Mais de 40 Mil !!!
denuncie este comentário



nilo duarte - Rio de Janeiro / RJ
postado em: 08/05/2007, 19:33:33

Amigos! ou não! moto é paixão. E como paixão é loucura ,se for parar para pensar se na europa ou u.s.a as coisa são Y aqui são x é dose! se liga! Sua moto tem direção hidraulica? quatro portas? Câmbio automatico tip tronic?ar condicionado digital? então por quê que é tão caro este monte ferro torcido com duas rodas??
denuncie este comentário



nilo duarte - Rio de Janeiro / RJ
postado em: 08/05/2007, 19:21:52

É melhor esperar as novas bandit 650/1250. Seis marchas, refrigeração liquida e injetada e monochoque grande diferença par o trambolho honda q vem aí cb 1300 bichoque
denuncie este comentário



Boeira - Capanema / PR
postado em: 08/05/2007, 19:03:06

Meus Amigos Motociclistas, Antes de ficarmos brigando para saber qual Moto tem mais CV e Qual anda mais. Vamos analizar o outro lado, Quem ganha mais,Em cima de nós Consumidores, as Montadoras ou Governo??? Todos sabem que entre 5000 e 10000 Euros se compra na Europa ultimos lançamentos. Nós consumidores é que somos Ignorantes e Orgulhosos, a Montadora lança aqui no Brasil um modelo que já é ultrapassado nos paises da Europa, e Nós vamos correndo comprar, simplesmente para satisfazer nosso Égo.
denuncie este comentário



Seabra - Belo Horizonte / MG
postado em: 08/05/2007, 15:18:52

A Bandit já foi uma excelente moto e está no mercado brasileiro há muito tempo, tudo pela falta de opção do consumidor. Um excelente motor mas, a falta de um sistema injetado de combustível a deixa entre as mais beberronas do Brasil. A J.Toledo marca passo em seu atraso, importando novos modelos vendidos na Europa e EEUU entre um e dois anos após o seu lançamento lá fora.
denuncie este comentário



edison - São José dos Pinhais / PR
postado em: 08/05/2007, 13:04:26

Tenho uma GSXR 750 SRAD, más mesmo assim acho a bandit uma bela maquina, bem como a hornet tambem é uma bela maquina, só acho muito infeliz commentarios preconceituosos como o desse mineiro babaca (Luis Fernando) cada um compra como pode seu "toxa" ( A minha ta paga), se vc quizer vamos até uma estrada ou a pista para vc ficar vendo minha placa.
denuncie este comentário



Luis Fernando Badaró - Belo Horizonte / MG
postado em: 08/05/2007, 08:41:18

A questão que vejo em ralaçãoà Hornet e a Bandit 1200 é o custo benefício. Considerando que a Honert é uma moto mais leve e mais apropriada para cidade acho seu preço salgado para o pouco que ela propõe. Certamente a Bandit é uma bela opção para aqueles que gostam de uma estradinha, sem contar que já se vê a Honert sendo pilotada por "Qualque Um" que possa fazer belo e longo "carnet de prestação". Já a Bandit fica um pouco mais difícil.
denuncie este comentário



roberto drubi - São Paulo / SP
postado em: 07/05/2007, 22:51:40

segundo a revista duas rodas a potencia real da hornet é de 82 cv obtida pelo dinamometro, em matéria comparativa com a nova bandit 650 que obteve 78 cv reais. a honda gosta é de enganar os outros mesmo. afinal é lider de mercado e se fizer moto feita de fezes o povo compra. veja o grande lançamento pop (um dia vc vai ter uma) azar o seu !
denuncie este comentário



João - São Paulo / SP
postado em: 07/05/2007, 22:46:57

Bandit é cansada!! A moto é feia e pesada. Tem que comparar uma de 1200 com a Hornet 600, pq a Bandit 650 só toma pedrada da Hornet. Se bem que as 1.200 também, parece um trator! EEE motinha CANSADAAAA
denuncie este comentário



Jefferson - Santo André / SP
postado em: 07/05/2007, 22:20:10

Nossa o pessoal Hondeiro cisma em comparar uma moto para viajem com torque absurdo em baixa com uma moto com torque la em cima, so olham a potencia final, alias a Suzuki mede a potencia na roda e não no motor, a B12 tem em torno de 120cv no motor.
denuncie este comentário



Daniel - Santos / SP
postado em: 07/05/2007, 22:20:05

A bandit é uma moto que está acima do tempo, é um clássico sobre rodas, só quem andou em uma sabe do que estou falando. Quanto a hornet, eu acho que é a melhor opção pra quem quer ser roubado hoje em dia, sem falar que o seu design não me agrada, parece uma twister esticada, quando chegar a versão injetada da Bandit em 2008, já era!!!!
denuncie este comentário



Roni - Mogi das Cruzes / SP
postado em: 07/05/2007, 22:12:01

No dinamômetro a Bandit 1200 alcança mais de 120 cv.
denuncie este comentário



Edison Bonilha - Jundiaí / SP
postado em: 07/05/2007, 19:54:51

Concordo com os colegas abaixo, porém, acho que a Hornet também está ultrapassada, é bom lembrar que o seu motor é original da CBR 600 F de 1998 e que foi um pouco "amansado", mas o que realmente faz a diferença, não só da Hornet mas de todas as motos aqui no Brasil, é que sempre estamos 1 ou 2 passos - se não for mais! - atrás da Europa. P.S.- estou criticando, porém, tenho uma Hornet porque acho que é a melhor opção que temos hoje no mercado.
denuncie este comentário



ricardo - Rio de Janeiro / RJ
postado em: 07/05/2007, 19:54:46

Pior que um burro, são dois burros respondendo a mesma coisa. Vê se vc se atualiza, animal, ou vc acha que a Bandit tem menos cv que a CGzona? Leia um pouco nas revistas especializadas porque a Honda tem 96 cv.
denuncie este comentário



Rodrigo - Apucarana / PR
postado em: 07/05/2007, 19:39:08

Concordo, moto ultrapassada, a Hornet com motor de 600cc tem 96 cv enquanto esta é 1200cc e tem 98 cv.
denuncie este comentário



leopoldo - Londrina / PR
postado em: 07/05/2007, 17:53:17

piada , moto ultrapassada,no brasil aceita tudo.
denuncie este comentário





© Copyright - 2006 | MOTO.com.br | Todos os direitos reservados | All rights reserved.
Resolução Mínima: 800x600 | powered by Atom Tecnologia