moto.com.br

Publicidade:

BMW - História

BMW

Em 1913, Karl Friedrich Rapp funda a  Bayerische Flugzeugwerke, fabricante de motores para aviões. A localização no bairro de Milbertshofen, em Munique, foi escolhida pela proximidade às instalações do fabricante de aviões Gustav Otto Flugmaschinenfabrik.

Em 1916, a empresa obteve um contrato para produzir motores V12 para a Áustria e Hungria. Necessitando de financiamento adicional, Rapp conseguiu o apoio de Camillo Castiglioni e Max Friz e a empresa foi reconstituída com o nome de Bayerische Motoren Werke GmbH.

A expansão causou dificuldades, levando Rapp a abandonar a empresa que passaria para o controle do industrial austríaco Franz Josef Popp em 1917, adotando o nome de Bayerische Motoren Werke AG.

1916 - Rapp Motorenwerke e Flugmaschinenfabrik Gustav Otto, cujos proprietários eram pioneiros na aviação, unem-se e fundam a Bayerische Motoren Werke GmbH, transformada em 1917, já no controle de Franz Josef Popp.

1917 - A partir deste ano todos os produtos da BMW já traziam o seu conhecido logo: a hélice em rotação contra o céu azul do Estado da Bavária, Alemanha.

1919 - A BMW, com apenas três anos de existência e o pioneiro de vôo, Franz Zeno Diemer, alcançam a altitude de 9.760 m durante 89 minutos de vôo. Um detalhe: o aviador voou sem equipamentos para enfrentar a altitude, foi apenas “no peito”.

1923 – Com o término da I Guerra Mundial e a proibição, pelos americanos, da construção na Alemanha de motores para aviões durante cinco anos — Tratado de Versailles (1919) —, a jovem empresa que produzia exclusivamente motores para aviões estava com problemas.

A rápida recuperação deve-se ao chefe de construção da empresa, Max Friz que, em cinco semanas desenvolveu a primeira moto BMW: a R32. Ela foi a sensação no Salão do Automóvel em Berlin naquele ano.

Esta moto já estava equipada com o motor boxer e sistema cardan, modernos até os dias atuais.

Em 1928, a BMW compra a Fábrica de Automóveis Eisenach e a licença para a produção do “Dixi”, uma cópia licenciada do “Austin Seven”, modelo inglês. A partir de 1929 o veículo, já com carroceria modificada, passa a se chamar BMW 3/15 PS e, de antemão, arrebata o seu primeiro prêmio: a “Internationale Alpenfahrt”. Cinco dias pelos caminhos mais elevados nos Alpes.

Recorde sobre duas rodas

Com a velocidade de 216 km/h, a BMW R 37 pilotada por Ernst Henne, bate recorde em 19 de setembro de 1929 numa rua ao norte de Munique. Com este recorde, ele está 9 km/h mais rápido do que o último recorde conquistado.

Já em 1939, Georg Meier vence a prova inglesa “Senior Tourist Trophy”, tornando-se o primeiro corredor estrangeiro e a primeira moto estrangeira a vencerem o campeonato.

Poucos dias antes do Natal de 1948, três anos após o término da II Guerra Mundial e com a ajuda dos concessionários que dispuseram de peças de reposição, a BMW lança a R 24.

Com um motor de um cilindro, quatro marchas e 12PS, são montadas 10.000 unidades. De sua sucessora, a R 25, são produzidas 17.000 unidades. Os dois modelos, apensar de um mercado de pós-guerra muito sofrido, encontraram uma demanda extraordinária, na opinião da montadora.

Em 1954, com o lançamento da RS 54, começa para a BMW uma história de sucesso singular no moto esporte. Esta moto alcança facilmente os 200km/h. Durante os 20 anos que se sucederam, a BMW conquistou títulos com velocidades registradas de até 220km/h.

1955 - A BMW atende ao pedido de clientes por um “teto”  para os motociclistas. Nos anos 50, o “patinete acabinado”, assim carinhosamente apelidado, vira moda, contudo, por um curto período. A Isetta faz a ponte entre as duas rodas e um automóvel.

No ano de 1976 nasce a BMW Motorrad GmbH, a divisão da BMW de motos. Sob nova direção, a BMW Motorrad retorna após longos anos de abstinência ao esporte sobre duas rodas.

Em 1981 a BMW R 80 G/S parte para os 12.000 km do Rally Dakar. O francês Hubert Auriol vence logo de cara o mais difícil dos Rallys por duas vezes (1981 e 83). O belga Gaston Rahier, por outras duas (1984 e 85).

Nos dias atuais, a montadora alemã comercializa motocicletas em quatro categorias: Sport, Enduro, Tourer e Roadster. No Brasil, o “carro-chefe” é a R 1200 GS, responsável por 58% das vendas de motos BMW no país.

Confira o site oficial da BMW

Clique aqui para ver anúncios da BMW no MOTO.com.br

Ducati Honda CB 600 F Hornet Motos Usadas Kawasaki Motos Novas Fazer Transalp Fipe Yamaha YZF R1 Suzuki Kasinski Moto Velocidade Srad Sundown Motos CBR Harley Davidson MotoGP BMW XT 660 Tornado 600RR Ofertas Shadow Revista Off Road

Siga-nos

ícone orkut ícone youtube ícone twitter ícone facebook ícone rss